Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 21 de maio de 2024

ALERTA - Estudo mostra 31 cidades do RN, incluindo municípios do Vale do Açu, com risco de desastres ambientais, saiba quais são.

municípios do Vale entre as cidades com risco de desastre ambiental. Foto: internet

As mudanças climáticas intensificadas pela ação humana têm aumentado a ocorrência de desastres ambientais em várias partes do mundo, incluindo o Brasil. Um estudo do governo federal mapeou 1.942 municípios brasileiros suscetíveis a deslizamentos de terra, alagamentos, enxurradas e inundações. Esse número representa quase 35% dos municípios do país. O Rio Grande do Norte é um dos estados mais afetados, com 31 municípios em situação de risco.

O levantamento, publicado em abril deste ano, revisou a metodologia anterior, incorporando novos critérios e bases de dados, o que resultou em um aumento de 136% no número de municípios considerados vulneráveis em comparação com 2012, quando eram 821. Com os novos dados, os estados com maior proporção de população em áreas de risco incluem Bahia (17,3%), Espírito Santo (13,8%), Pernambuco (11,6%), Minas Gerais (10,6%) e Acre (9,7%). Em contraste, o Distrito Federal (0,1%), Goiás (0,2%), Mato Grosso (0,3%) e Paraná (1%) têm as populações mais protegidas.

A Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento, ligada à Casa Civil da Presidência da República, coordenou o estudo, que foi solicitado em função das obras previstas no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). Este programa prevê investimentos em infraestrutura em todo o país.

Ainda de acordo com o estudo, as populações mais pobres são as mais vulneráveis aos desastres ambientais. A urbanização rápida e desordenada e a segregação sócio-territorial têm levado as populações carentes a ocuparem áreas inadequadas e perigosas. Entre 1991 e 2022, o Brasil registrou 23.611 desastres ambientais, resultando em 3.890 óbitos e 8,2 milhões de desalojados ou desabrigados.

O estudo recomenda uma série de ações ao Poder Público para minimizar os danos de futuros desastres, incluindo a ampliação do monitoramento e dos sistemas de alerta, a atualização anual dos dados e a divulgação das informações.

Veja os municípios potiguares que aparecem na lista de risco de desastres naturais:

Açu;
Alto do Rodrigues;
Apodi;
Caicó;
Canguaretama;
Carnaubais;
Ceará-Mirim;
Felipe Guerra;
Goianinha;
Ipanguaçu;
Jandaíra;
Jardim de Piranhas;
João Câmara;
Jucurutu;
Luís Gomes;
Macaíba;
Macau;
Mossoró;
Natal;
Nísia Floresta;
Nova Cruz;
Parnamirim;
Patu;
Pendências;
Porto do Mangue;
Santa Maria;
São Gonçalo do Amarante;
Tibau do Sul;
Touros;
Várzea;
Venha-Ver.

opoti.com.br

Nenhum comentário: