Memorial às vítimas de Covid

segunda-feira, 23 de abril de 2012

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Assembleia apoia Governo em Projeto de exploração de ouro no RN


O Rio Grande do Norte terá a terceira maior mina de ouro do Brasil. Foi lançado ontem, o Projeto Borborema, que consiste na implantação de uma unidade fabril destinada à produção de ouro na Mina Borborema, em Currais Novos. 

A governadora Rosalba Ciarlini assinou hoje (23) um protocolo de intenções com a empresa Cascar Mineração, subsidiária da Crusader, responsável pelas operações. O presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Ricardo Motta, prestigiou a solenidade e reforçou o apoio do Parlamento ao Projeto Borborema.


Para Ricardo, exploração da mina em Currais Novos irá projetar o Rio Grande do Norte para o mundo. “A Assembleia tem sido parceira do RM, aprovando projetos que beneficiam a população. Nossa palavra aqui, hoje, é de total apoio à implantação desta mina que significará a renovação da exploração mineral no estado. 

Aos senhores representantes da empresa Crusader, digo que podem contar conosco na aprovação de leis que possam facilitar a vida daqueles que vão se instalar no nosso estado”, declarou.


O diretor geral da Crusader, Rob Smakman disse que estava orgulhoso com o projeto e que pretende enfrentar os desafios, realizando um trabalho de alto padrão. “Iremos construir uma enorme mina de ouro no Rio Grande do Norte”, declrou. Além de Smakman, participaram do evento o diretor administrativo-financeiro Ronis Bragança e o diretor de exploração, Aidan Platel.


O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Benito Gama declarou que, com a assinatura do protocolo, será dada continuidade ao projeto de mineração no RN. “Temos uma matriz rica e que precisa ser mais bem explorada. O projeto da mina de ouro significa 8% da produção nacional. O nosso estado fica muito orgulhoso de receber esse projeto, pois o RN entra no mapa do mundo na área de mineração. Agradeço aos investidores pela confiança”, declarou Benito.


A governadora Rosalba Ciarlini destacou a importância de atuar em parceria com a iniciativa privada. “Acreditamos que o Governo deve dar as mãos à iniciativa privada. Esse ouro já ficou muito tempo embaixo da terra. A mineração do estado pode e vai dar muitos frutos. Vai gerar oportunidades de emprego e renda. Vamos fazer o Rio Grande do Norte um estado autossustentável”, declarou.  


PROJETO

O Projeto Borborema vai potencializar o setor mineral no Rio Grande do Norte, que, em uma análise inicial, será responsável por aproximadamente R$ 1,5 bilhão em investimentos nos próximos três anos. Para a Mina Borborema, o investimento é de R$ 400 milhões com estimativa de gerar 320 empregos diretos e 1.500 indiretos. A capacidade anual de produção é de cinco toneladas de ouro, o que representa cerca de 8% da produção nacional.


Além de Currais Novos, outros municípios da região Seridó serão beneficiados com a movimentação econômica gerada pelo empreendimento, principalmente no tocante ao comércio e serviços.

Nenhum comentário: