Memorial às vítimas de Covid

sábado, 4 de maio de 2024

ADIADO - Provas do Concurso Nacional Unificado são adiadas em todo o Brasil

O Governo Federal decide adiar a aplicação das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), previamente marcadas para este domingo (5), em todo o Brasil. A decisão foi tomada em decorrência dos transtornos causados pelas fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul.

A informação deve ser divulgada oficialmente em entrevista coletiva marcada para às 15h desta sexta-feira (3) com a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck.

Mais cedo, o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, falou sobre os impactos que um possível adiamento causaria, lembrando que os custos devem chegar a R$ 50 milhões para organizar a realização da prova em outra data.

“Nós temos mais de 2,5 milhões de inscritos em todo o país. A princípio, a ideia de suspender o concurso só para o Rio Grande do Sul, do ponto de vista jurídico é muito questionável, portante a hipótese que existiria era a suspensão total do concurso, a não ser que haja alguma decisão judicial nesse sentido”, explicou Pimenta, falando sobre as possibilidades que estavam sendo consideradas até o início da tarde desta sexta-feira.

De acordo com o ministro, a logística para a realização das provas já está em andamento, e as provas já estão nos estados onde serão aplicadas. “Portanto, é uma decisão que envolve vários aspectos, mas a garantia é que ninguém do estado do Rio Grande do Sul será prejudicado”, concluiu Paulo Pimenta.

quinta-feira, 2 de maio de 2024

ELEIÇÕES - Professora Nilda mantém liderança folgada em Parnamirim.

A pré-candidata professora Nilda mantém a liderança folgada na disputa pela Prefeitura de Parnamirim. É o que atesta a pesquisa Seta, que questionou os eleitores sobre o cenário estimulado geral com a apresentação de todos os pré-candidatos a prefeito, traz um confronto direto entre Nilda e Salatiel de Souza, além de rejeição e avaliação da gestão do prefeito Rosano Taveira. 

No tocante à avaliação de governo, conforme a pesquisa, a gestão do prefeito Rosano Taveira é desaprovada por 60% dos entrevistados, 28% aprova e 12% não sabe/não respondeu.

Na questão estimulada, onde os nomes dos pré-candidatos são apresentados, o instituto de pesquisa Seta verificou o seguinte cenário. Professora Nilda abre mais de 15 pontos de vantagem, liderando a preferência dos eleitores entrevistados, com 35,7% das citações. Ninguém/branco/nulo aparece com 20,9%, Salatiel de Souza tem 19,6% das citações, seguido pela vice-prefeita Kátia Pires com 9%, Marciano Júnior com 2,4%, Wolney França com 2,1%, Eron do PT com 0,4%, não sabe/não respondeu tem 9,9%. 

No item rejeição, quando o eleitor entrevistado indica o candidato em quem não votaria de jeito nenhum, Salatiel de Souza lidera, sendo indicado por 22,1% das pessoas, seguido por Eron do PT com 8,3%, Wolney França com 6,7%, Professora Nilda com 5,6%, Kátia Pires com 5,3%, Marciano Júnior com 2%, ninguém/branco/nulo soma 35,4% e não sabe/não respondeu aparece com 14,6%.

A pesquisa Seta também apresentou aos entrevistados o cenário de um confronto direto entre Nilda e Salatiel. A professora lidera com 39,3% das intenções de voto contra 22,4% de Salatiel de Souza. Não sabe/não respondeu somou 14,7% e ninguém/branco/nulo correspondeu a 23,6%. 

A pesquisa Seta, registrada sob o número TRE-RN-04544/2024, foi realizada nos dias 24 e 25 de abril, ouviu 700 pessoas, intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 3,5% para mais ou para menos.