Memorial às vítimas de Covid

sábado, 2 de julho de 2022

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Samuel Rodrigues

Com a amada Raíza Lemos
Ladeado pelo casal AltoNoticias, Jefte e Iris
Muito som ao vivo
Com os amigos de trabalho
Ladeado pelos amigos Ricardo e Ivo.

Aniversariante do dia 28, foi o amigo e batalhador, Samuel Rodrigues, que completou seus 3.5 bem vividos. Na Chácara de Jean, Samuel reuniu seus amigos mais próximos e pessoas que de alguma forma contribuíram com seu crescimento em algum momento da sua vida. Serão dois dias de festa, neste sábado e amanhã (domingo) tem mais animação e comemoração do seu aniversário.

Marcamos presença no sábado e desde já, desejamos muita Saúde, Sabedoria, Sorte e Sucesso, para este bravo e guerreiro profissional competente e dedicado da engenharia civil.

quinta-feira, 30 de junho de 2022

NACIONAL - Senado aprova PEC com pacote de auxílios a carentes e a caminhoneiros


O Senado aprovou hoje (30), em dois turnos, a proposta de emenda à Constituição (PEC) 1, que traz um pacote de medidas para diminuir os impactos gerados pela alta dos combustíveis e aumentar o valor de benefícios sociais. Após vários arranjos e negociações, uma PEC com propostas do governo para compensar os estados e o Distrito Federal pela redução do ICMS sobre o diesel se transformou em uma proposta para ampliar o valor do Auxílio Brasil, programa assistencial que substituiu o Bolsa Família, dentre outras medidas.

Da PEC 16, que acabou apensada à PEC 1, o único ponto que restou foi a compensação aos estados que reduzirem a alíquota de ICMS sobre o etanol. A PEC aprovada hoje também traz o pagamento do voucher caminhoneiro, no valor de R$ 1 mil mensais por cinco meses. Outra proposta é a inclusão de mais 1,6 milhão de famílias no Auxílio Brasil, programa que substituiu o Bolsa Família. Além de aumentar significativamente o número de beneficiários do programa social, há previsão de um incremento de R$ 200 no valor do programa até dezembro deste ano. Agora, a PEC segue para análise da Câmara.

A aprovação da PEC contou com votos de alguns senadores que se manifestaram contra trechos da proposta, discordaram de parte do texto, mas votaram favoravelmente. A justificativa foi de que os mais carentes precisam de ajuda neste momento de crise no qual vive o país.

Para ajudar na aprovação da PEC, o relator, Fernando Bezerra (MDB-PE), retirou um dispositivo do texto que daria uma espécie de “cheque em branco” para o governo gastar com auxílios sem ficar sujeito à aplicação de “qualquer vedação ou restrição prevista em norma de qualquer natureza”. Bezerra afirmou que o texto não extrapola os limites legais, mas atua de forma emergencial.

“O texto recolheu as principais preocupações, de modo que pudéssemos respeitar o mandamento jurídico do país, mas podendo agir de forma emergencial, como exige a situação que estamos enfrentando”.

AGENCIA BRASIL

terça-feira, 28 de junho de 2022

POLÍTICA - Pesquisa Ponta Negra/ Instituto Consult aponta George Soares entre os primeiros para deputado estadual no RN

A pesquisa Ponta Negra/Instituto Consult divulgada hoje (28), fez levantamento dos candidatos mais votados para as 24 vagas na Assembleia Legislativa do RN.

O deputado estadual George Soares (PV) aparece com 1,18%, o que coloca o parlamentar entre os três primeiros colocados na pesquisa desta terça-feira. "Fico feliz de ver que nosso mandato tem respaldo e a confiança da nossa população. Obrigado RN, seguimos a luta," lembrou George.

Foram realizadas 1700 entrevistas, distribuídas nas 12 regiões do Rio Grande do Norte. O estudo de campo ocorreu entre os dias 22 e 25 de junho de 2022. A pesquisa tem os registros BR-00969/2022 e RN/02501/2022.

POLÍTICA - Pesquisa Real Time aponta vitória de Fátima no primeiro turno

Fátima Bezerra vence no primeiro turno, diz Big Data – Foto: Dayvissom Melo/NOVO Notícias

Nesta terça-feira (28), a TV Tropical divulgou a primeira pesquisa feita pelo Instituto Real Time Big Data para os cargos de governador e senador do Rio Grande do Norte. Os números apontam para a vitória de Fátima Bezerra (PT). Foram avaliados cenários espontâneos e estimulados, além da rejeição dos candidatos e a aprovação da gestão de Fátima Bezerra.

Os números estimulados para o Governo do Estado mostram Fátima Bezerra com mais votos que todos os outros pré-candidatos, o que daria a ela uma vitória ainda no primeiro das eleições. O segundo lugar na amostragem é do senador Styvenson Valentim (PODE), que ainda não decidiu se vai realmente entrar na disputa, seguido pelo ex-vice-governador Fábio Dantas (SDD).

Confira os números estimulados
Fátima Bezerra (PT) – 39%
Styvenson Valentim (PODE) – 14%
Fábio Dantas (SDD) – 12%
Clorissa Linhares (Brasil35) – 3%
Wesli Natal Zuera (DC) – 1%
Rosália Fernandes (PSTU) – 1%
Branco/Nulo – 17%
Não sabem/Não responderam – 13%
*O candidato Daniel Morais, do PSOL, não atingiu 1% da preferência do eleitorado. 

Se levarmos em conta apenas o percentual de votos válidos, desconsiderando os que pretendem votar branco, nulo ou não sabem e não responderam, a governadora Fátima Bezerra chega a 55,7% dos votos, ultrapassando a barreira de 50% + 1 para finalizar a eleição no primeiro turno.

Fátima Bezerra – 55,7% – Eleita
Styvenson Valentim – 20%
Fábio Dantas – 17,1%
Clorissa Linhares – 4,2%
Wesli Natal Zuera – 1,4%
Rosália Fernandes – 1,4%
Na amostragem espontânea, apenas quatro pré-candidatos foram citados, e mais uma vez a governadora soma mais votos que todos os adversários juntos.

Fátima Bezerra – 23%
Styvenson Valentim – 6%
Fábio Dantas – 5%
Clorissa Linhares – 1%
Branco/Nulo – 17%
Não sabem/Não responderam – 48%
Rejeição aos candidatos
A pesquisa Real Time Big Data também mediu a rejeição do eleitorado potiguar aos pré-candidatos postos. Nesse quesito, Fátima Bezerra é a mais rejeitada, apesar de favorita a vencer o pleito, seguida pelo senador Styvenson Valentim.

Fátima Bezerra – 35%
Styvenson Valentim – 27%
Fábio Dantas – 20%
Clorissa Linhares – 17%
Wesli Natal Zuera – 17%
Daniel Morais – 16%
Rosália Fernandes – 14%

Aprovação da gestão estadual
Os eleitores também foram questionados se aprovam ou não a gestão da governadora Fátima Bezerra no estado do Rio Grande do Norte. Os números são positivos para a petista.

Aprova – 49%
Desaprova – 43%
Não sabem – 8%
Os eleitores também puderam avaliar o governo em uma escala com cinco opções.

Ótimo – 13%
Bom – 24%
Regular – 30%
Ruim – 9%
Péssimo – 21%
Não sabem – 3%

Dados da pesquisa
A amostragem ouviu 1.500 pessoas em todo o Rio Grande do Norte. Ela foi realizada entre os dias 25 e 27 de junho, e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número RN-01637/2022.

Novonoticias 

POLÍTICA - Rafael Motta insiste em candidatura ao Senado mesmo sem chapa definida

Rafael Motta, deputado federal e pré-candidato a senador – Foto: Geandson Oliveira/Arquivo/Novo

Ex-vereador e deputado federal por dois mandatos com chances reais de ser reeleito mais uma vez, o presidente estadual do PSB, o jovem Rafael Motta surpreendeu quando decidiu apostar as suas fichas e entrar na disputa para a única vaga do Rio Grande do Norte ao Senado Federal nas eleições de outubro. A disputa, que já estava acirrada entre o ex-ministro Rogério Marinho e o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, ganhou um outro enredo com novos capítulos que vêm movimentando o cenário político potiguar.

Quando Rafael Motta entrou já no segundo tempo do ‘jogo’, a chapa da governadora Fátima Bezerra, sua aliada, já estava definida, tendo Walter Alves como vice e Carlos Eduardo, que era adversário da petista até pouco tempo, como o escolhido para o Senado. Motta bem que tentou, mas a governadora manteve sua palavra ao pedetista Carlos Eduardo. Mesmo sem o apoio da atual governadora, o parlamentar segue firme com sua pré-candidatura em uma jogada arriscada, que pode fazê-lo sair ainda maior ou perder uma real chance de reeleição.

No último dia 16, o ex-presidente Lula esteve em Natal junto com o seu pré-candidato a vice, Geraldo Alckmin, do PSB, e a visita foi prestigiada por Rafael Motta, que demonstrou o apoio em suas redes sociais com vídeos, fotos e declarações em favor do líder petista. Este apoio, no entanto, não é nenhuma surpresa, uma vez que Motta sempre caminhou próximo à esquerda, mantendo alianças com figuras expressivas do Partido dos Trabalhadores como o próprio Lula, Fátima e Natália Bonavides, a quem ele considera como “amiga pessoal”.

Apesar da amizade, Bonavides declarou à imprensa mossoroense, na última semana, que irá seguir o que foi decidido pelo PT e que, portanto, o seu voto para o Senado será em Carlos Eduardo. A declaração da deputada petista foi interpretada por alguns como uma forma de mostrar ao colega de Câmara Federal sua fidelidade à líder Fátima.

Sem o apoio de algumas lideranças próximas e as quais Motta se mantém fiel, o pré-candidato a senador tem buscado conquistar outros meios para viabilizar o seu desejo. O deputado se reuniu, na semana passada, com o senador Styvenson Valentim, do Podemos, possível candidato ao Governo do Estado contra a chapa da atual governadora. O encontro gerou a especulação de uma aliança entre ambos, posteriormente, negada pelos dois. Styvenson confirmou a conversa, mas afirmou que, caso seja candidato, sua chapa será formada com um nome próprio do Podemos. Já Rafael fez questão de divulgar um vídeo em suas redes sociais reafirmando seu “apoio irrevogável” às candidaturas de Fátima Bezerra ao Governo do Estado e de Lula à Presidência da República.

Se a pré-candidatura de Motta vai se consolidar, só o tempo dirá. Ao seu favor, o jovem deputado tem a coerência de quem se mantém firme aos seus ideais e o carisma que falta aos seus dois principais concorrentes. E, contra, talvez, a ‘teimosia’ em arriscar. Mas o fato é que, enquanto seus adversários compõem chapas que não convencem nem aos seus próprios aliados, Motta vem ‘correndo por fora’ e buscando conquistar meios para fazer a diferença em 2 de outubro.

segunda-feira, 27 de junho de 2022

ESTADO - Fátima libera R$ 50 milhões para recuperar estradas no RN

Foto: Elisa Elsie

A governadora Fátima Bezerra retoma, nesta segunda-feira (27), a agenda administrativa com assinatura dos atos de autorização para recuperação de 16 trechos críticos de rodovias estaduais. São seis no Seridó, oito no Agreste e dois no Oeste.

Com previsão de investimentos de R$ 50 milhões, o programa de restauração de estradas já vem sendo realizado pela Secretaria de Infraestrura e DER, mas será intensificado agora com o fim do inverno no Semiárido Potiguar. A solenidade será às 11h, no Auditório da Governadoria.

Na oportunidade, será celebrado o Termo de Parceria e assinatura do Convênio de Delegação de Competência com a Prefeitura de Guamaré, para restauração e adequação de capacidade da RN-401. São 12 quilômetros por onde passa diariamente a carga de derivados de petróleo e de gás de cozinha produzidos no polo da Petrobrás de Guamaré, com destino a Natal e a outros estados.

(IN)SEGURANÇA - Criminosos explodem cofre e roubam dinheiro de posto de gasolina em Natal

Parte da estrutura do posto ficou danificada após explosão – Foto: Reprodução

Criminosos invadiram um posto de gasolina e destruíram parte da estrutura ao usarem explosivos para abrir um cofre, na madrugada desta segunda-feira (27), próximo ao loteamento Vila Paraíso, na Zona Norte de Natal.

De acordo com a Polícia Militar, o crime aconteceu por volta das 2h15. Ainda segundo a PM, cerca de seis criminosos armados, chegaram ao local, colocaram os explosivos próximo ao cofre e detonaram. Com o impacto da explosão parte da estrutura do teto do posto desabou.

A Polícia Militar informou que ainda não se sabe a quantia que foi roubada do estabelecimento. Policiais militares do 4º Batalhão realizaram diligências na região, mas ninguém foi preso até o momento. O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) também esteve no local, para verificar se ainda havia mais explosivos em outros locais do posto.

Novonoticias 

domingo, 26 de junho de 2022

SORTE - Saiu mais um ganhador da MegaSena

Desta vez não teve jeito, a Mega-Sena teve um acertador. É uma aposta da cidade de Diadema, na região da Grande São Paulo, que vai levar um prêmio um pouco abaixo dos R$ 80 milhões esperados: a ‘nada desprezível’ quantia de R$ R$ 78.763.087,84. O jogo foi simples, em que apenas seis dezenas foram assinaladas. Confira os números sorteados: 22, 01, 54, 04, 10, 53.

O concurso 2.494 da Mega-Sena foi realizado na noite deste sábado (25), em São Paulo.
Muita gente também chegou perto e ficou por uma dezena, mas levou um bom prêmio na QUINA: 157 apostas. Cada um vai ficar com R$ 35.919,96. E mais 11.899 apostadores acertaram as quatro dezenas e ficaram com R$ 677,05, cada.