Memorial às vítimas de Covid

sábado, 2 de setembro de 2023

Ídolo do Flamengo fará sessão de autógrafos em Mossoró

Alô, torcida rubro-negra! Um dos mais representativos nomes de toda a história do clube, Andrade estará em Mossoró no próximo dia 6 de setembro. Ex-jogador e ex-técnico do Flamengo, Andrade conquistou títulos expressivos nessas duas fases, caindo nas graças da torcida mais volumosa de todo o país.

O evento vai ocorrer no Partage Shopping Mossoró. Além de atender o público em geral e conceder autógrafos, o ídolo do Flamengo vai participar do lançamento do Manto Sagrado do Flamengo, na praça de eventos do shopping.

Histórico

Considerado um verdadeiro ícone do Flamengo, Jorge Luís Andrade da Silva fez parte da equipe do time rubro-negro em momentos memoráveis em sua época.

Durante sua carreira de jogador, ele demonstrou seu talento e liderança em campo, contribuindo para importantes conquistas do clube, como a Copa Libertadores da América de 1981 e os Campeonatos Brasileiros de 1980 e 1982. Além disso, Andrade foi um dos responsáveis por marcar o gol que deu ao Flamengo o título Mundial Interclubes, em 1981, contra o Liverpool.

Após encerrar sua carreira como jogador, Andrade se tornou treinador do Flamengo e conquistou mais um título do Campeonato Brasileiro em 2009, consolidando ainda mais sua importância para o clube.

Novonoticias 

quinta-feira, 31 de agosto de 2023

CINEMA - Cangaço Novo: série com protagonista potiguar vira hit no mundo


A série brasileira Cangaço Novo, lançamento mais recente do Amazon Prime Video que como uma de suas protagonistas uma atriz potiguar Alice Carvalho, tem feito sucesso internacionalmente e liderado os rankings da plataforma, em especial em países do continente africano. A produção, que foi lançada no dia 18 de agosto, já entrou para o Top 10 das séries mais assistidas do serviço de streaming em 49 países, incluindo o Brasil.

Desses, 24 estão localizados na África, 13 na América Latina e nove na Ásia. Na América do Norte, só o Canadá integra a lista, enquanto Portugal foi o país que mais consumiu a série na Europa A Papua-Nova Guiné representa a Oceania. Em países como Angola, Cangaço Novo já passou 12 dias no ranking, sendo oito deles no topo. Em Moçambique, o seriado ocupa a posição de série mais assistida desde o dia 20 de agosto

Já em nações como a Costa do Marfim, que não tem o português como idioma oficial, a produção também vai bem: são 13 dias no ranking, sendo cinco em primeiro lugar. Os dados foram compilados pelo site FlixPatrol. A série conta com a participação de vários atores potiguares.

Os destaques são Alice Carvalho (Dinorah) e Ênio Rodrigues (Jeremias). A personagem interpretada por Alice é uma das protagonistas da série, junto Allan Souza Lima, que faz Ubaldo, e Thainá Duarte (Dilvânia, irmã deles). Também fazem parte do elenco César Ferrario (capanga do senador Maleiros) e Titina Medeiros (advogada)

Dirigida por Fábio Mendonça e Aly Muritiba, Cangaço Novo retrata a violência no sertão do Ceará ao acompanhar uma gangue de ladrões de banco que domina pequenas cidades do estado. A série é protagonizada por Ubaldo (Allan Souza Lima), um infeliz bancário de São Paulo que descobre ter uma herança e duas irmãs no sertão cearense: Dilvânia (Thainá Duarte) e Dinorah (Alice Carvalho).

Ao voltar à sua cidade natal, ele passa a ser admirado pela grande semelhança com seu pai, que era o líder da gangue, e é convocado para assumir seu papel como o novo mítico “cangaceiro”. A produção é recheada de ação, protagonismo feminino, dramas familiares e passa por diversos problemas sociais existentes no Ceará e em outros lugares do Brasil.

NOVONOTICIAS

quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Superlua Azul brilha no céu nesta quarta (30); saiba melhor horário para ver

Nesta quarta-feira (30), a última superlua deste ano iluminará o céu noturno. Por ser a segunda Lua cheia do mês – a primeira aconteceu em 1º de agosto – o fenômeno também é chamado de “Lua Azul”.

Em ocasiões de superlua, o astro se encontra no perigeu, ou seja, mais próximo da Terra. No caso do evento desta semana, a distância entre Lua e Terra será a menor de 2023. Por isso, observadores poderão ver o satélite natural maior e mais brilhante do que em condições comuns. 

Nesta quarta, a Lua estará a 357.181 quilômetros da Terra. Em média, essa distância é de cerca de 384.400 quilômetros. 

Qual o horário exato da Superlua Azul?
Embora o fenômeno possa ser visto durante toda a noite, o instante exato da Lua Cheia dependerá do fuso horário. 

Para aqueles que estiverem no horário de Brasília, o evento será às 22h35. Para espectadores no fuso -4, será 21h35, enquanto no fuso -5, às 20h35 e assim sucessivamente. 

Já para os que estiverem no fuso de -1 a data muda para 31 de agosto à 0h35, assim como para aqueles que estiverem no 0, +1, +2, +3, etc.  

Segundo informações do Observatório Nacional, logo após o pôr do Sol e antes do amanhecer no dia seguinte, a Lua parecerá ainda maior e poderá apresentar variações de tonalidade, em razão das condições atmosféricas. 

Por que “superlua”?
Apesar da popularidade do nome “superlua”, o termo não é científico. Na verdade, a nomenclatura foi criada pelo astrólogo Richard Nolle, em 1979, quando ele escreveu na revista científica Dell Horoscope especificando que receberia o selo “super” a Lua cheia que ocorrer no perigeu ou até 90% próxima deste ponto.

Como a definição não é científica, pode haver divergência sobre a distância entre Lua e Terra que caracteriza o fenômeno. Segundo Josina, as superluas podem ser cheia ou nova, e ocorrem de uma a seis vezes no ano. No entanto, a proximidade da Terra é variável, em função da órbita da Lua não ser circular, mas elíptica.

SAÚDE - A vida com esclerose múltipla é um desafio a superar

O dia 30 de agosto é o dia de conscientização da Esclerose Múltipla. A data, criada pela Federação Internacional de Esclerose Múltipla, pretende divulgar informações sobre uma doença neurológica impactante, mas ainda pouco conhecida pelo público em geral, e conscientizar a população sobre os desafios enfrentados por quem convive com ela.

O que é esclerose múltipla?

A esclerose múltipla (EM) é considerada uma doença autoimune e desmielinizante que afeta o sistema nervoso central (cérebro e medula espinal). Autoimune são todas as doenças geradas por uma reação inflamatória contra o nosso próprio organismo, como lúpus, artrite reumatoide e psoríase, por exemplo. Desmielinizante porque afeta um componente do sistema nervoso chamado mielina, que é uma capa que recobre os nossos nervos. Toda vez que essa capa é danificada há uma dificuldade de transmissão de impulsos neurológicos. Essa agressão autoimune e inflamatória gera dano na mielina, provocando os sintomas da doença. Por exemplo, se afeta a mielina de um nervo que vai para os olhos há perda visual, um nervo da perna há dificuldade para andar, se afeta a mielina que vai para o cerebelo há alteração de coordenação e assim por diante.



A esclerose múltipla afeta o sistema nervoso central e caracteriza-se pela desmielinização e degeneração do axônio (prolongamento dos neurônios através do qual são transmitidos os impulsos nervosos) (Fonte: Biologia Net)

Essas agressões inflamatórias são em crises, então há uma inflamação, um sintoma, que dura de umas quatro a oito semanas e depois melhora espontaneamente, especialmente nos anos iniciais da doença. E é por causa disso que a doença passa desapercebida em um primeiro momento. Um formigamento por exemplo pode ser conectado ao estresse, a perda de força ao cansaço, o embaçamento visual a uma virose, a falta de equilíbrio labirintite e depois a pessoa melhora espontaneamente. Mas, com o passar dos anos, consequências e sequelas neurológicas irreversíveis podem se acumular.

Prevalência da EM no mundo

A prevalência da EM varia ao redor do mundo de 20 a quase 150/100.000, a depender da composição genética de cada população, sendo predominante no norte do hemisfério norte e em descendentes caucasianos. Estima-se uma prevalência de 30-40/100.000 pessoas no Brasil, isto é, que cerca de 40.000 a 50.000 brasileiros convivam com esclerose múltipla.



(Crédito: Roche)

Apesar de ser considerada rara, a EM apresenta um enorme impacto social e financeiro no mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, a EM é a primeira causa de incapacidade física e aposentadoria antes dos 50 anos de idade. Já na Suécia, um local de extrema equidade social e oportunidades, 50% das pessoas com EM estão desempregadas antes dos 40 anos de idades. No Brasil, a EM é a segunda causa de incapacidade neurológica permanente abaixo de 50 anos de idade, sendo as primeiras causas violentas (acidente rodoviários, acidentes por arma branca e armas de fogo).

Diagnóstico precoce e manifestação da doença

O diagnóstico precoce é essencial, visto que existem tratamentos cientificamente eficazes que podem frear a evolução da doença permitindo que o individuo mantenha não só sua qualidade de vida, mas sua capacidade laborativa, assim contribuindo economicamente ao invés de consumir recursos sociais. No Brasil, vários tratamentos são disponibilizados tanto no Sistema Único de Saúde (SUS) quanto no sistema de saúde suplementar.

A EM se manifesta de forma inicialmente episódica. Então a pessoa tem crises que duram algumas semanas e melhoram. Essas crises podem ser: embaçamento visual, falta de equilíbrio, perda de força nas duas pernas ou em um lado do corpo, dificuldades urinárias, formigamento nas mãos e nos pés. Não é coisa de 24 horas, é algo que vem, dura várias semanas e aí melhora espontaneamente. Ou com o passar do tempo pode deixar uma ou várias sequelas.



Estes sintomas podem variar e mudar de intensidade de acordo com o tempo e a evolução da doença, e por isso é tão importante que o diagnóstico seja feito o quanto antes. Em caso de suspeita da doença, procure imediatamente um neurologista. (Fonte: Sanofi)

O diagnóstico depende de um conjunto variável de exames que deve incluir, ao menos, uma ressonância magnética de crânio e coluna. Geralmente na mão de um especialista, ou de pelo menos de um neurologista bem formado, hoje não é uma doença muito complicada de se diagnosticar. O problema do diagnóstico é que o não especialista ainda não pensa em esclerose múltipla porque a formação neurológica na graduação costuma ser fraca frente a necessidade de ensinar outras doenças e situações mais frequentes no dia a dia do não especialista, e por isso é importante a difusão de informações sobre a EM, tanto para o médico não acostumado com este diagnóstico ficar atento, quanto a pessoa que sofre com sintomas episódicos e está em busca de um diagnóstico poder questionar seu médico se este não é um diagnóstico possível que mereça ser investigado ou, no mínimo, encaminhado para uma avaliação especializada.

Situações em que a EM deve ser pensada como diagnóstico diferencial

1. Perda de visão em um ou ambos os olhos, ou visão dupla, sem sinais externos de vermelhidão ou secreção, especialmente se piorando ao longo de alguns dias: pode significar neurite óptica;

2. Muita vertigem e desequilíbrio na ausência de náuseas e zumbido que dura semanas e melhora sozinho ou com medicamento: pode significar lesão de tronco cerebral;

3. Formigamento de um lado do corpo, especialmente se piorando ao longo de alguns dias: pode significar lesão medular;

4. Perda de força de um lado do corpo, ou de ambas as perdas, sem desvio de rima, especialmente se piorando ao longo de alguns dias: pode significar lesão medular;

5. Perda ou incontinência urinária em homens ou mulheres não explicada por infecção de urina ou DST: pode significar lesão medular;

6. Dificuldade de marcha, quedas, tropeços e muita fadiga, especialmente em pessoas abaixo de 50 anos de idade;

7. Sintomas neurológicos transitórios, como fadiga, dificuldade de marcha, embaçamento visual, que pioram com o calor e podem melhorar em dias mais frios;

8. Dor neuropática, como queimação, formigamento e câimbras frequentes em pessoas com menos de 50 anos de idade;

9. História de múltiplas alterações neurológicas como as descritas acima, que pioram e melhoram ao longo de anos, não explicado por outra doença: pode significar esclerose múltipla remitente recorrente;

10. Uma combinação dos achados acima.

Medicamentos e medidas em prol da qualidade de vida

Existem no Brasil mais de dez medicamentos disponíveis para frear a evolução da esclerose múltipla e oferecer melhora da qualidade de vida ao individuo com este diagnóstico. Os medicamentos são divididos em baixa, média e alta potência, podendo assim ser individualizado de acordo com a necessidade de cada um. Não necessariamente um mesmo medicamento tem o mesmo efeito para todos os pacientes, e por isso uma decisão individualizada e compartilhada faz-se necessário.

Além de tratamento com medicamento específico, uma série de medidas de estilo de vida auxiliam no tratamento e melhora clínica, entre ela: uma alimentação balanceada e sem alimentos ultra processados, evitar consumo de tabaco, redução de obesidade abdominal, atividade física regular, manter uma boa rotina de sono e níveis fisiológicos de vitamina D, seja através de consumo de vitaminas ou banho de sol periódicos.

Toda situação crônica traz um enorme desafio para a pessoa e sua coletividade, mas com a adequada difusão do conhecimento acerca da EM, seu diagnóstico e tratamento precoces, podemos ter um cenário futuro que estas pessoas não mais desenvolvam sequelas permanentes e possam estar normalmente inseridas em seus círculos sociais e com chances de desenvolver todo seu potencial pessoal.

FINAL FELIZ - Criança que teve o potro morto, ganha cavalo de presente

Um vaqueiro profissional se sensibilizou com o caso da criança que foi filmado chorando sobre seu potro morto e doou um novo animal à criança. O caso foi divulgado na manhã desta terça-feira (29) em vídeo que viralizou. Nas imagens, o pequeno Wellinson de Oliveira, 12 anos, aparece aos prantos sobre o cadáver de seu potro morto. 

Em um áudio que acompanhava a gravação era explicado que o animal teria sido morto por um funcionário de uma fazenda da região.

As imagens da criança chorando sobre o pote sensibilizaram muitas pessoas. Uma delas, o vaqueiro Renato Paraíba, que mora na cidade de Pedro Velho, resolveu tomar uma atitude e fazer um cavalo ao garoto. 

Em outro vídeo, também disponibilizado via rede social, a família recebe medicamentos e ração para o novo cavalo de Wellinson.
O caso aconteceu na cidade de Canguaretama, município que fica a 76 quilômetros de Natal. Assista ao vídeo no qual Wellinson recebe as doações:

De acordo com o áudio divulgado no aplicativo de mensagens, a morte do pequeno cavalo teria sido motivada porque o proprietário de uma fazenda não queria o animal próximo à localidade. “Uma potra que eu e minha esposa, mesmo doentes e com dificuldades, compramos para o nosso filho e criamos desde novinha, ele veio aqui e atirou na testa da bichinha”, relatou o dono do animal.

A Polícia Civil já iniciou as investigações sobre a autoria do crime contra o animal. De acordo com o delegado José Claudio, responsável pela unidade investigativa do município, “todos os procedimentos cabíveis já estão sendo adotados. As diligências sobre o caso estão sendo feitas pela Polícia Civil”, afirmou o titular.

Novonoticias

terça-feira, 29 de agosto de 2023

INUSITADO - Moradores colocam corpo no meio da rua em protesto na Zona Norte de Aracaju

Moradores do Bairro Porto Dantas, na Zona Norte de Aracaju, colocaram o corpo de um idoso no meio da Avenida Euclides Figueiredo, durante um protesto na manhã desta terça-feira (29). Eles cobram justiça, pela morte do idoso que foi atropelado no último domingo.

Ele foi identificado como Givanildo Santos, de 61 anos. Um primo dele, Railton Ferreira, contou que o idoso, que tinha transtornos mentais, tentava atravessar de bicicleta a avenida, na faixa de pedestres, quando foi atingido por um carro da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema).

domingo, 27 de agosto de 2023

ESPORTE - ABC volta a campo em busca da melhora no desempenho

Os números e a campanha do clube apontam para um verdadeiro desastre dentro da Série B, mas o treinador Allan Aal vem mostrando em suas entrevistas que enquanto houver meios para lutar, existe esperança de salvamento. É com esse discurso que o comandante abecedista vem buscando animar os seus atletas a não desistirem do objetivo que é livrar o clube do rebaixamento, mesmo que pouquíssima coisa tenha dado certo até o presente momento. O ABC volta a campo nesta segunda-feira (28) para encarar o Botafogo-SP, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, no confronto que fechará a 25ª rodada.

Com péssimo aproveitamento tanto como mandante, quanto como visitante, onde conseguiu amealhar apenas duas vitórias em 24 rodadas, a equipe alvinegra vai entrar em campo com o maior risco de rebaixamento entre os clubes que estão na luta pela permanência na divisão dos clubes emergentes, ele aparece com 98.3% de risco de rebaixamento.

Embora o campo das probabilidades a matemática não seja uma grandeza tão exata, pois varia de acordo com os resultados a cada nova rodada, a situação do Alvinegro hoje já é pior que a do Fluminense, em 2009. Nesta mesma altura daquele ano histórico para o mundo do futebol, o time carioca já batia a marca dos 21 pontos, enquanto o ABC possui apenas 14.


Allan Aal reconhece estar vivendo no clube potiguar o pior período da carreira como treinador, onde em três meses de trabalho e 17 jogos a frente da equipe, conseguiu acumular 2 vitórias, 8 derrotas e sete empates, porém salienta que sente ainda poder extrair coisas boas do elenco, tendo em vista algumas boas atuações que o time realizou, mesmo com o resultado das partidas não tendo sido favoráveis.


“Se a diretoria achar por bem e que a solução das questões para que as coisas comecem a acontecer seja a minha saída, eu tenho um respeito. Tenho um bom tempo como profissional dentro do futebol e a gente sabe que a tomada de decisão mais fácil será sempre abrir mão do treinador. Agora eu sei o que posso fazer e foi isso que me deu condição de estar no ABC, mas muitas vezes as coisas fogem do controle do treinador, porém a responsabilidade maior sempre será minha. Digo sempre isso aos atletas”, afirmou.

DECEPÇÃO - América perde para o Floresta e está rebaixado para a Série D


América está rebaixado para a Série D do Campeonato Brasileiro. A equipe natalense perdeu para o Floresta-CE, no Estádio Presidente Vargas, pelo placar de 1 a 0. Para evitar o rebaixamento, o time rubro precisava vencer. O clube terminou na décima oitava colocação. O América entrou para um objetivo: vencer. Diante do fato, o técnico Dado Cavalcanti começou o jogo com Rael jogando na meia-esquerda, fazendo a dobradinha com João Lucas.

A mudança, no início, surtiu efeito. Nos primeiros dez minutos, a equipe potiguar foi superior e criou três chances de gols. A primeira veio com Araújo, chutando de longe. A segunda, e a mais clara, veio com Elvinho, que desperdiçou quando ficou de frente para a área. A terceira, o goleiro do Floresta salvou em cima da linha.

Depois disso, mo Floresta que precisava de um empate saiu para o jogo e manteve o controle da posse de bola. A jogada com maior perigo veio de Roldan, que viu o João Lucas tirar a bola em cima da linha.

No final do primeiro tempo, o alvirrubro até que tentou igualar as ações, mas o cansaço causado pelo forte calor impediu. O lance polêmico ficou em um possível pênalti não assinalado pelo árbitro em cima de Rael.

O segundo tempo ficou marcado pelo nervosismo e a ansiedade dos jogadores americanos. A parte emocional pesou, e eles não conseguiram produzir nada. Pela equipe cearense, o jogo estava tranquilo e os atletas chegavam com mais perigo. Principalmente, em chutes de fora da grande área, as duas com Thiago.

Dado Cavalcanti precisava colocar sangue novo no jogo. Então, tirou Elvinho e Wallace Pernambucano para as entradas de Matheuzinho e Álvaro, respectivamente. No entanto, não teve feito. O tempo passava e agonia tomava conta da emoção americana. A pressa atrapalhava a criação. Com isso, os espaços para o adversário atacar apareciam. Renan Bragança precisou salvar em dois lances de velocidade.

Já aos 49 minutos do segundo tempo, veio o gol que sacramentou o rebaixamento. Matheus Rocha entrou em velocidade na grande área e bateu para o gol. Renan Bragança nada fez, e o América foi rebaixado para a Série D depois de seis anos.

TRIBUNADONORTE