Memorial às vítimas de Covid

quarta-feira, 7 de junho de 2023

IELMO MARINHO - Tarcísio Jr. falando sobre os fatos da política do município.


O ex-vereador Tarcísio Ribeiro Júnior se posicionou sobre a política de Ielmo Marinho falando sobre informações que obteve a respeito do dia a dia da Câmara de Vereadores. Na situação, o ex-prefeito Germano Patriota, quer a reanalise das contas que foram reprovadas pelo Tribunal de Contas e pela Câmara Municipal de Ielmo Marinho em 2016.

MANDATO - DEPUTADO LUIZ EDUARDO, VOTA A FAVOR DO AUMENTO DO PISO SALARIAL DOS PROFESSORES


Na sessão plenária de ontem, 07 de junho, os deputados estaduais aprovaram o reajuste de aumento do piso salarial dos professores.

O colegiado de líderes da Assembleia Legislativa, no qual, Luiz Eduardo é presidente, dispensou a tramitação da matéria que atualiza o piso do magistério de 14,95% e irá alcançar os profissionais da ativa, aposentados e pensionistas.  De acordo com o projeto, o reajuste é retroativo a 1º de janeiro deste ano e será implantado de forma parcelada, junto com os salários de maio, novembro e dezembro.

Luiz Eduardo destacou: ''É importante incentivar as melhores condições para os profissionais da educação do nosso estado”.  O Deputado, aproveitou a ocasião para também solicitar, um reajuste salarial para todo staff da educação.

BRASIL - Farmácia Popular: quem recebe Bolsa Família terá acesso gratuito aos 40 medicamentos, diz governo


O governo federal anunciou nesta quarta-feira (7) que os beneficiários do programa Bolsa Família poderão retirar gratuitamente os 40 medicamentos disponíveis na lista atual do Farmácia Popular.

Atualmente, as medicações disponíveis no programa estão divididas em duas categorias. Parte da lista é gratuita, e parte tem um desconto de 90% em relação ao preço tabelado das farmácias comerciais.

O Farmácia Popular também oferece de forma gratuita, a todos os cidadãos, 22 medicações para controle da asma, da diabetes e da hipertensão. Para essa lista, nada muda: as gratuidades serão mantidas.

O programa de acesso a medicamentos foi relançado nesta quarta pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em cerimônia no Recife.

Quais remédios estão no programa? Confira abaixo a lista de medicamentos disponíveis no Farmácia Popular:

Gratuitos para toda a população

Asma: brometo de ipratrópio (0,02 mg e 0,25 mg); dipropionato de beclometasona (50 mcg, 200 mcg e 250 mcg); sulfato de salbutamol (100 mcg e 5 mg).
Diabetes: cloridrato de metformina (500 mg, com e sem ação prolongada, e 850 mg); glibenclamida (5 mg); insulina humana regular (100 ui/ml); insulina humana (100 ui/ml).
Hipertensão: atenolol (25 mg); besilato de anlodipino (5 mg); captopril (25 mg); cloridrato de propranolol (40 mg); hidroclorotiazida (25mg); losartana potássica (50 mg); maleato de enalapril (10 mg); espironolactona (25 mg); furosemida (40 mg); succinato de metoprolol (25 ml).

Com coparticipação (e, agora, também gratuitos para quem recebe Bolsa Família)

Anticoncepcionais: acetato de medroxiprogesterona (150 mg); etinilestradiol (0,03mg) + levonorgestrel (0,15 mg); noretisterona (0,35 mg); valerato de estradiol (5 mg) + enantato de noretisterona (50 mg)Dislipidemia (colesterol alto): sinvastatina (10 mg, 20 mg e 40 mg).
Doença de Parkinson: carbidopa (25 mg) + levodopa (250 mg); cloridrato de benserazida (25 mg) + levodopa (100 mg)
Glaucoma: maleato de timolol (2,5 mg e 5 mg)
Incontinência: fralda geriátrica
Osteoporose: alendronato de sódio (70 mg)
Rinite: budesonida (32 mg e 50 mg); dipropionato de beclometasona (50 mcg/dose)
Diabetes tipo 2 + doença cardiovascular (> 65 anos): dapagliflozina (10 mg)