Memorial às vítimas de Covid

quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

SAÚDE - Pazuello diz que doses da vacina de Oxford e da AstraZeneca chegam ao Brasil em janeiro


O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que o Brasil receberá cerca de 15 milhões de doses da vacina contra Covid-19 produzida pela farmacêutica britânica AstraZeneca e pela Universidade de Oxford entre janeiro e fevereiro de 2021. O acordo do governo federal e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) prevê a chegada de 100 milhões de doses do imunizante ao país e a transferência total de tecnologia até junho.

Com isso, o Brasil poderá produzir cerca de 110 a 160 milhões de doses da vacina de maneira autônoma no segundo semestre de 2021. Pazuello esteve presente na Comissão Mista da Covid-19 do Congresso Nacional na manhã desta quarta-feira, 2, para explicar a validade dos testes de Covid-19, mas aproveitou para explicar a compra de imunizantes, acordos e o plano de vacinação da pasta.
A vacina de Oxford, no entanto, está sendo questionado quanto à sua proteção desde do dia 23 de novembro, data em que os resultados do testes clínicos foram divulgados.

 As dúvidas foram levantadas depois que a empresa admitiu ter cometido um erro crucial na dose da vacina recebida por alguns participantes dos seus testes. A eficácia variou dependendo do grupo de participantes. Os que receberam meia dose e depois uma dose completa demonstraram eficácia de 90%. 

No entanto, os que receberam duas doses completas, que eram a maioria dos voluntários, mostraram uma eficácia menor, de apenas 62%. Outro agravante é que, além de ser menor, o grupo que demonstrou maior eficácia não contemplava pessoas com mais de 55 anos, o que coloca em dúvida como a vacina reagiria em idosos. A AstraZeneca já informou que novos testes serão realizados para validar “o que parece ser uma maior eficácia”

ABSURDO - OSTENTAÇÃO: MP vai gastar R$ 2,2 milhões com iPhones e Samsung Galaxy de última geração em MT


O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE) vai gastar R$ 2,2 milhões com a compra de 400 smartphones, do tipo iPhone e Samsung Galaxy de última geração. O pregão de registro de preços foi homologado no dia 18 de novembro, com três empresas como vencedoras.

No edital de licitação, o Ministério Público faz exigências específicas, como câmera tripla, memória interna acima de 100 gigas, processador com mínimo de oito núcleos, e o tamanho da tela em alta definição (HD).

Justiça Potiguar, via Metrópoles

ESTADO - ALRN aprova PEC que permite repassar recursos de emenda direto aos municípios


Os deputados estaduais aprovaram à unanimidade na sessão plenária desta terça-feira (1º), em primeiro turno de votação, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC); de autoria do deputado Tomba Farias (PSDB), a PEC acrescenta o artigo 107-A à Constituição do RN, para autorizar a transferência de recursos estaduais aos municípios mediante emenda ao projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA). Na prática, permite aos municípios receberem recursos sem a necessidade de firmar convênios. 

O presidente do Legislativo do RN, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB) reforçou a importância do projeto e parabenizou além de Tomba Farias, os demais colegas. “Trata-se de um projeto importante tanto para o Poder Legislativo, quanto para os municípios, que enfrentam muitas dificuldades”, afirmou. 

O presidente lembrou que a votação desta PEC foi acordada entre a oposição e a bancada governista antes mesmo da votação da Reforma da Previdência e pediu celeridade para a votação desta PEC em segundo turno já na sessão plenária de hoje (2).

ELEIÇÕES - Justiça Eleitoral define data de diplomação dos eleitos no Alto do Rodrigues, Pendências e Carnaubais


O juiz eleitoral Arthur Bernardo Maia do Nascimento definiu a data da cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos na eleição 2020 dos municípios da 47ª Zona. Será no dia 16 de dezembro no fórum municipal de Pendências. 

A partir das 10h serão diplomados os candidatos eleitos no município de Carnaubais. Às 14h os eleitos no município de Pendências. Já às 16h os eleitos no município de Alto do Rodrigues.

Devido ao distanciamento social ocasionado pela pandemia do novo coronavírus, somente terão acesso às dependências do fórum, o candidato, um parente e um fotógrafo.

PANDEMIA - Covid-19: Reino Unido começa a vacinar população na próxima semana


A Agência Reguladora de Saúde e Produtos Médicos do Reino Unido (MHRA, a sigla em inglês) concedeu licença formal à vacina contra a covid-19 do grupo Pfizer/BioNTech. Com isso, o Reino Unido torna-se o primeiro país a começar a vacinar a população contra a doença, o que ocorrerá na próxima semana, informou o Ministério da Saúde britânico em comunicado.

O Reino Unido fechou o acordo com a farmacêutica Pfizer para a compra de 40 milhões de doses. O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, classificou como "fantástica" a aprovação do uso da vacina, salientando que ela vai ajudar as pessoas a recuperar sua vida.

"É fantástico que a MHRA [sigla inglesa da Agência Reguladora de Saúde e Produtos Médicos] do Reino Unido tenha licenciado formalmente a vacina do grupo Pfizer/BioNTech contra covid-19. A vacina estará disponível em todo o Reino Unido a partir da próxima semana", disse Johnson no Twitter.

"É a proteção das vacinas que, no final, nos permitirá recuperar a vida e reiniciar a economia", acrescentou Johnson, que concederá hoje entrevista em sua residência em Downing Street. A luz verde das autoridades do Reino Unido ocorre meses depois de testes clínicos rigorosos e extensa análise de dados por especialistas da MHRA. Eles concluíram que a vacina atendeu aos padrões estritos de segurança, qualidade e eficácia", disse o Ministério da Saúde britânico. Os resultados dos testes em grande escala mostraram 95% de eficácia.

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) anunciou nessa terça-feira (1º) que realizará reunião extraordinária no dia 29 de dezembro, "o mais tardar", para dar, ou não, luz verde à comercialização da vacina da Pfizer e BioNTech. A Pfizer disse que começaria imediatamente a enviar a vacina com estoque limitado para o Reino Unido, que as doses são escassas e inicialmente serão racionadas até que mais vacinas sejam fabricadas nos primeiros meses do próximo ano.

Embora o Reino Unido tenha encomendado a vacina Pfizer suficiente para 20 milhões de pessoas, não está claro quantas doses vão chegar até o fim deste ano. São necessárias duas doses, com intervalo de três semanas, para proteção. O governo britânico já disse que os primeiros a receber a vacina serão os profissionais de saúde, seguidos por adultos mais velhos.

EDUCAÇÃO - MEC determina volta às aulas presenciais a partir de janeiro


O Diário Oficial da União publica, nesta quarta-feira (2), portaria do Ministério da Educação (MEC), determinando que instituições federais de ensino superior voltem às aulas presenciais, a partir de 4 de janeiro de 2021. Para isso, as instituições devem adotar um "protocolo de biossegurança", definido na Portaria MEC nº 572, de 1º de julho de 2020, contra a propagação do novo coronavírus (covid-19).

O documento estabelece ainda a adoção de recursos educacionais digitais, tecnologias de informação e comunicação ou outros meios convencionais, que deverão ser “utilizados de forma complementar, em caráter excepcional, para integralização da carga horária das atividades pedagógicas”.

O texto da portaria diz, também, que as “práticas profissionais de estágios ou as que exijam laboratórios especializados, a aplicação da excepcionalidade”, devem obedecer às Diretrizes Nacionais Curriculares aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), “ficando vedada a aplicação da excepcionalidade aos cursos que não estejam disciplinados pelo CNE”.

O documento estabelece que, especificamente para o curso de medicina, "fica autorizada a excepcionalidade apenas às disciplinas teórico-cognitivas do primeiro ao quarto ano do curso, conforme disciplinado pelo CNE".

MUDANÇA - Habilitações vencidas em 2020 terão um ano a mais de validade


Está em vigor desde ontem, a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que restabelece os prazos para a regularização das carteiras nacionais de Habilitação (CNHs) vencidas. Segundo a nova resolução, os documentos de habilitação vencidos em 2020 ganharam mais um ano de validade. Com isso, a renovação das CNHs vencidas em 2020 ocorrerá de forma gradual, de acordo com um cronograma estabelecido no documento.

A medida inclui também a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) e a Permissão Para Dirigir (PPD), documento provisório utilizado no primeiro ano de habilitação do condutor. Pelo texto, a renovação ocorrerá com base no mês de vencimento do documento.

Ainda de acordo com a resolução, para fins de fiscalização, qualquer documento de habilitação vencido em 2020 deve ser aceito até o último dia do mês correspondente em 2021. A medida, publicada no último dia 24, revogou uma portaria publicada em março pelo órgão, que suspendeu os prazos para a renovação das CNHs, aplicação de multas, transferência de veículo, registro e licenciamento de veículo novo, entre outros, em razão da pandemia do novo coronavírus.

BRASIL - MP prorroga Plano Nacional de Cultura por dois anos


A vigência do Plano Nacional de Cultura (PNC), que teria duração até dezembro deste ano, foi prorrogada por mais dois anos. É o que consta em uma Medida Provisória assinada pelo presidente Jair Bolsonaro e publicada em edição extra do Diário Oficial da União nesta terça-feira (1º).

"Diante desse cenário, caso não haja lei vigente após dezembro de 2020, o Sistema Nacional de Cultura perderá sua principal norma balizadora, o que poderá prejudicar a gestão da cultura brasileira em todo território nacional", informou, em nota, a Secretaria Geral da Presidência.

O PNC foi construído a partir a partir da realização de fóruns, seminários, consultas públicas e Conferências de Cultura, iniciados em 2003, e posteriormente foi avaliado Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), antes de ser transformado em lei em 2010.

Segundo a Secretaria Especial da Cultura, órgão vinculado ao Ministério do Turismo, o Plano é um conjunto de princípios, objetivos, diretrizes, estratégias e metas que devem orientar o poder público na formulação de políticas culturais. Com a prorrogação, o PNC vale até dezembro de 2022.

BRASIL - Cartórios já podem autenticar documentos por meio digital


Os cartórios brasileiros já podem autenticar documentos por meio eletrônico. O novo serviço possibilitará a certificação de cópias de forma online pelo site.

A novidade vem para complementar a digitalização de outros serviços que já estavam sendo prestados na plataforma de atos notoriais eletrônicos chamada e-Notoriado. Entre eles, assinaturas digitais de escrituras, procurações por videoconferência, atas notariais e testamentos, bem como separações e divórcios extrajudiciais.

Segundo o Colégio Notarial do Brasil (CNB), órgão responsável por gerir o módulo da Central Notarial de Autenticação Digital (Cenad), o novo recurso permite “a materialização e a desmaterialização” de autenticações em diferentes cartórios. Dessa forma, torna mais rápido o envio do documento certificado para pessoas ou órgãos, além de verificar de forma segura a autenticidade do arquivo digital.

A Cenad foi é o único meio nacional válido para a autenticação digital de documentos. Para tanto, será necessária a apresentação de um documento originalmente físico, junto a algum cartório de notas, para que ele seja digitalizado para, então, ser enviado para autenticação.

Segundo a presidente do CNB, Giselle Oliveira de Barros, o novo procedimento permite ao usuário trabalhar com o documento eletrônico, mas com segurança jurídica.

“Após o documento ser autenticado pela Cenad, ele pode ser enviado eletronicamente (email, whatsapp ou qualquer outra ferramenta) a órgãos públicos ou pessoas físicas e jurídicas para a concretização de negócios, tendo o mesmo valor que o documento original, físico ou digital, apresentado pelo cidadão”, informou.

Como acessar o serviço

Para acessar esse serviço, “o usuário deve solicitar a autenticação digital a um tabelionato de notas de sua preferência e enviar o documento por e-mail, caso o original seja digital. Se o documento a ser autenticado for físico, é necessário levar o impresso ao cartório para digitalização e autenticação.

Ao receber o documento por meio da plataforma, que segue as normas de territorialidade para distribuição dos serviços, o tabelião verifica a autenticidade e a integridade do documento”, informa o CNB.

A autenticação notarial gera um registro na plataforma, com dados do notário ou responsável que a tenha assinado, a data e hora da assinatura, e código de verificação. “O usuário receberá um arquivo em PDF assinado digitalmente pelo cartório. O envio do arquivo poderá ser feito por e-mail, WhatsApp ou outro meio eletrônico”, finaliza.

PANDEMIA - Adoção de cartinhas para o Papai Noel dos Correios será pela internet


Com pedidos que vão de bicicletas, carrinhos e bonecas a material escolar e cestas básicas, as cartinhas das crianças para a campanha Papai Noel dos Correios, uma tradição do Natal, serão enviadas de forma diferente neste ano. Por causa da pandemia do novo coronavírus, os pedidos serão adotados virtualmente. Interessados em realizar os sonhos das crianças podem acessar o blog da campanha, clicar em "Seja você Noel" e seguir os passos indicados para adotar uma cartinha.

Com base na localidade informada, serão disponibilizadas as cartas e as sugestões de locais para entrega dos presentes. No blog, estarão disponíveis cartas de crianças de escolas públicas, creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos, independentemente da idade, matriculadas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Também há orientações sobre datas, locais e horários de funcionamento dos pontos de entrega.

Segundo as regras dos correios, cada padrinho ou madrinha pode adotar até 25 pedidos. Quando a adoção for finalizada, aparecerão as etiquetas com os códigos das cartinhas selecionadas, que devem ser coladas nos pacotes de cada presente. A entrega dos presentes deve ser feita presencialmente nos pontos indicados, sempre com atenção aos protocolos de segurança - uso de máscaras e distanciamento - para evitar aglomerações. Em 2019, 27 mil cartinhas foram atendidas.

MOSSORÓ - Caern alerta para cuidados com obstrução de esgostos em Mossoró


Em Mossoró, levantamento realizado pela Unidade de Manutenção e Operação de Esgoto da Caern, mostra que os atendimentos em desobstrução de esgoto condominial chegam a 40% de todas as solicitações da área de esgoto na cidade. “Na maioria destas solicitações, quando a equipe chega ao local, constata falta de cuidados com a rede interna, que é de responsabilidade do usuário”, afirma Alysson Dionizio, chefe da Unidade de Manutenção e Operação de Esgoto.

O levantamento mostra que no conjunto Vingt Rosado, nos últimos dois anos, só vem aumentando a procura pelo serviço de desobstrução. A má convivência com o esgoto condominial ocorre com condutas como jogar lixo dentro da tubulação, cobrir a caixa que está localizada no quintal e até mesmo o abandono do sistema. Em Mossoró, existem dois tipos de coleta de esgoto. O convencional, em que as caixas estão nas calçada das casas, E o condominial, aonde as caixas estão no quintal ou parte dos fundos das residências.

A população deve ficar atenta à boa convivência com o sistema para evitar transtornos. Ao adquirir ou alugar um imóvel, é importante que o cliente informe-se sobre a coleta de esgoto. Está previsto em contrato, quando o cliente solicita os serviços à Caern, quais são suas obrigações em relação ao cuidado com o sistema de esgoto.

A equipe de Manutenção já se deparou com imóveis, em que o proprietário cobriu completamente a caixa de acesso ao sistema de esgoto. O objetivo foi ampliar o imóvel. Esse tipo de conduta obrigou o proprietário a quebrar parte do piso da cozinha porque era preciso fazer a desobstrução na caixa de esgoto. Outra importante dica é jamais usar as caixas para receber lixo. E é obrigação do usuário fazer reparos que auxiliem o bom funcionamento. Uma manutenção anual é suficiente para manter tudo em ordem.

Segundo Alysson, a Caern faz a manutenção do esgoto condominial, mas se os clientes fizerem seu papel cidadão de boa convivência com o esgoto, ocorrerá menos desobstrução que é bom tanto para o cliente, quanto para a Caern. “A obstrução ocorre em um local, mas o transbordamento pode ocorrer no quintal de outra pessoa. É um sistema interligado em que todos têm responsabilidade”, reforça Alysson.

As vantagens para o cliente condominial é que, referente a esgoto, ele paga 35% do valor do consumo de água mensal. Já quem é atendido pelo convencional paga 70% do valor referente ao consumo de água mensal.

ESPORTE -América apresenta projeto de sustentabilidade do clube


Os conselhos Deliberativo e Diretor do América irão fazer nesta quarta-feira (02) durante coletiva de imprensa a apresentação do Manhattan Business e do projeto América Empreendedor. O evento será no auditório do Prédio Comercial Manhattan Business, localizado na rua Campos Sales, por trás da Sede Social do clube.

Na ocasião, será apresentada toda a estrutura pertencente ao clube, bem como o projeto de auto sustentabilidade delineado pela direção que tornará o América mais rentável e seguro.

Clique no link abaixo e conheça em primeira mão os detalhes do projeto que será apresentado amanhã pela direção do América.

ESPORTE - Arão marca no fim, perde pênalti e Flamengo é eliminado na Libertadores


Após dois empates por 1 a 1, Flamengo e Racing decidiram nos pênaltis a vaga às quartas de final da Libertadores. Com defesa de Arias na cobrança de Arão, os argentinos deixaram o Maracanã festejando a vaga.

Aos 19 da etapa final, Sigali abriu o placar que dava a vitória aos argentinos no tempo normal. Nos acréscimos, Arão, que desperdiçaria sua batida minutos depois, subiu mais alto e deixou tudo igual, levando a disputa para as penalidades. O Fla jogou mais de 30 minutos com 10, já que Rodrigo Caio foi expulso e dificultou a missão rubro-negra.


Eliminado da Copa do Brasil e fora da competição continental, os rubro-negros só têm o Brasileiro como tábua de salvação até o fim da temporada. O novo tropeço irá aumentar a temperatura na Gávea e a pressão por resultados irá crescer. Com o departamento de futebol em xeque, os próximos dias serão de turbulência e discussões sobre o futuro. Agora, a equipe junta os cacos para enfrentar no sábado (5) o Botafogo, às 17h, no Nilton Santos.

ALTO DO RODRIGUES - Câmara aprova exigência de diploma para jornalistas no Poder Público Municipal

A Câmara Municipal de Alto do Rodrigues aprovou Projeto de Lei do Executivo que obriga a contratação apenas de jornalista diplomado e com registro de classe no âmbito do Poder Público Municipal.

No último dia 21 de outubro, Projeto de Lei semelhante foi aprovado pela Câmara Municipal de Aracajú (SE).

Nos poderes Executivo e Legislativo, várias capitais e estados brasileiras já aprovaram projeto semelhante em suas Câmaras de Vereadores, bem como Assembleias Legislativas. Já no Poder Judiciário, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou concurso público para jornalista com a exigência de nível superior na área e registro profissional. Um deles ocorreu em 2013.

Por TRIBUNA DO NORTE

terça-feira, 1 de dezembro de 2020

SAÚDE - Plano de imunização prevê vacinação contra Covid-19 em quatro fases


O Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde prevê que vacinação contra a Covid-19 ocorra em quatro fases. O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira, 1º, em nota divulgada pela pasta. Quando o imunizante estiver disponível, as primeiras doses serão aplicadas nos chamados grupos de risco: profissionais de saúde, idosos com mais 75 anos, cidadãos com 60 anos ou mais que moram em asilos e instituições psiquiátricas e a população indígena. 

“Na primeira fase, devem entrar trabalhadores da saúde, população idosa a partir dos 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas) e população indígena. Em um segundo momento, entram pessoas de 60 a 74 anos. A terceira fase prevê a imunização de pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença (como portadores de doenças renais crônicas e cardiovasculares). A quarta e última deve abranger professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade”, diz o Ministério da Saúde.

ELEIÇÕES - Jornalista dá dicas de como preparar uma campanha política de deputado, confira aí

O conceituado jornalista e um dos bam-bam-bans do marketing político, Washington Rodrigues, inicia uma série de vídeos onde dá dicas preciosas para quem deseja preparar uma campanha política para deputado estadual ou federal. Vale a pena conferir o vídeo. Aproveita e segue Washington nas redes sociais para ficar por dentro de tudo que ele publicar.

PANDEMIA - Homem se recupera do coronavírus após 111 dias com respirador artificial


Mídia estatal chinesa informou que paciente se recuperou após mais de três meses de tratamento em uma máquina de oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO)

Um paciente com coronavírus na China se recuperou após mais de três meses de tratamento em uma máquina de oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO, por sua sigla em inglês), que assume as funções pulmonares do corpo, segundo a mídia estatal.

O homem de 62 anos foi internado em um hospital em Guangzhou, no sudeste da China, em janeiro. Em fevereiro, ele foi colocado na ECMO, um tratamento invasivo e caro que geralmente é escasso, e foi mantido por 111 dias.

Não se trata, no entanto, do registro mais longo de tratamento com ECMO. Nos Estados Unidos, uma menina de sete anos foi tratada por 551 dias com a máquina, conforme relatado em 2016 pelo departamento médico da Universidade Johns Hopkins.

“Pelo bem da saúde e da vida das pessoas, faremos o que for preciso, enquanto houver um fio de esperança”, disse o dr. Zhong Nanshan à agência de notícias Xinhua, em Guangzhou.

O tratamento com ECMO é extremamente caro. Um hospital dos Estados Unidos cobrou no ano passado US$ 4,2 milhões (mais de R$ 22 milhões) por um tratamento de 60 dias para um jovem de 19 anos com insuficiência respiratória que não sobreviveu, de acordo com o site de notícias Kaiser Health.

Metade dos pacientes colocados na máquina, que normalmente já estão profundamente doentes, acaba morrendo, segundo o relatório.

PANDEMIA - RN tem alta de 17% nos casos de infecção por Covid-19 em novembro


A quantidade de novos doentes dentro de um único mês é a maior desde julho passado, durante o pico dos contágios no Rio Grande do Norte

O Rio Grande do Norte registrou aumento de 17,61% no número de casos de Covid-19 em novembro. Foram registrados 13.811 novas infecções até esta segunda-feira 30, segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). A quantidade de novos doentes dentro de um único mês é a maior desde julho passado, durante o pico da doença entre os potiguares, quando 20.129 contágios foram diagnosticados.

Segundo os dados epidemiológico mais recentes, foram registrados 8.521 novas infecções pela Covid-19 entre os dias 23 e 30 de novembro. Ao todo, o Estado soma 95.123 casos desde o início da pandemia. Com o resultado, a média móvel — a comparação estimada dos últimos 15 dias — subiu para 765,1, o que representa o maior registro desde 14 de julho, quando a média foi de 708.

Os dados também refletem a variação da taxa de reprodução (Rt) do novo coronavírus entre os potiguares. Segundo o sistema Covid Analytics, ferramenta da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), o Rio Grande do Norte tem o maior índice de todo o Brasil: 2,19. O Rt é a métrica de quantas pessoas, em média, um indivíduo infectado pode chegar a transmitir a doença. Na situação entre os potiguares, segundo a PUC, uma pessoa contaminada pode transmitir o vírus para mais de duas pessoas.

O Rt apresentado pelos pesquisadores cariocas difere do índice calculado pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), que é ligado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pelos critérios locais, a taxa de transmissibilidade é de 0,50. A diferença é explica pelos parâmetros utilizados pelos pesquisadores. Os cariocas usam a evolução dos casos; já os potiguares, critérios como o tempo entre o aparecimento dos sintomas e o período de infecção.

O número de contágios pode ser visto, também, a partir das internações no Sistema Único Saúde (SUS). Atualmente, a taxa de ocupação dos leitos críticos para a doença é de 50%.

A Região Metropolitana de Natal concentra mais da metade dos leitos de internação. São 48% das vagas ocupadas até esta segunda-feira 30 — 51 leitos dos 106 disponíveis. Em 1º novembro, para efeito de comparação, as internações estavam em 32%.

Entretanto, apesar da aceleração no número de infecções, os óbitos não apresentaram altas expressivas em novembro. Até o último dia 29, o Rio Grande do Norte registrava 104 mortes ao longo do mês. No mesmo período de outubro, houve 180 óbitos — o mês terminou com 184 mortos.

As mortes ocorridas em novembro representam o menor registro desde abril, com 55 óbitos, antes do período mais grave da doença. O recorde aconteceu em julho, com um total de 743 de potiguares mortos pela Covid-19.

REGIONAL - Alto do Rodrigues, Pendências e mais outras cidades, ganham reforço na segurança pública


As cidades que compõe a Companhia Independente da Polícia Militar, em Macau, já contam com um reforço importante na segurança pública. Dos 42 que viriam para servir, 36 se apresentaram ao Major Sidcley e de acordo com o Major, o efetivo estará a disposição dos moradores das cidades de Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Guamaré e Galinhos.
Major Sidcley e o vice-prefeito Rodrigo Aladim


ECONOMIA - Ministério da Saúde anuncia nesta terça plano de vacinação contra Covid-19


O Ministério da Saúde deve anunciar a primeira versão do plano de vacinação contra Covid-19 nesta terça-feira, 1º. A ideia é definir publico alvo e como será a distribuição das doses. Isso vai depender, no entanto, no número de vacinas que estarão disponíveis e quais serão elas, uma vez que existe uma diferença com relação ao armazenamento e cada uma delas. 

O governo federal vai definir se será considerado também, por exemplo, a gravidade da situação em cada região para futura distribuição. Atualmente, o ministério da Saúde distribui de forma igualitária as vacinas que fazem parte do calendário nacional

ECONOMIA - Bolsonaro justifica aumento na conta de luz: ‘Se nada fizermos, poderemos ter apagões’


O presidente Jair Bolsonaro afirmou na manhã desta terça-feira, 1º, que o Brasil corre risco de ter apagões. Segundo ele, uma possível queda da energia seria resultado do período de seca enfrentado pelo país e, para conter problemas decorrentes da estiagem, será preciso aumentar a tarifa da conta de luz. A afirmação vem após a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovar na segunda-feira, 30, a retomada das bandeiras tarifárias na conta de luz dos brasileiros. 

A contagem, que foi suspensa no mês de maio por causa da pandemia do novo coronavírus, volta ao normal a partir da terça, 1º de dezembro, quase um mês antes do prazo previsto pela empresa, que a princípio tinha anunciado a bandeira verde até o dia 31 de dezembro. A declaração do presidente foi dada em resposta a um apoiador nas redes sociais. “A conta de luz vai aumentar. Obrigado PR”, comentou um seguidor. Em seguida, o presidente respondeu justificando a retomada das bandeiras tarifárias. 

“As represas estão em níveis baixíssimos. Se nada fizermos, poderemos ter apagões. O período de chuvas, que deveria começar em outubro, ainda não veio. Iniciamos também campanha contra o desperdício”, explicou o chefe do Executivo. A afirmação confirma a justificativa apresentada pela agência. Segundo a Aneel, a decisão foi tomada após reunião extraordinária e tem como base a queda do nível de armazenamento nos reservatórios das hidrelétricas, assim como a retomada do consumo de energia no país.

MUNDO - Dezembro terá fenômeno astronômico que não ocorre desde a Idade Média


Um fenômeno astronômico que não acontece desde a Idade Média poderá ser observado no dia 21 de dezembro, logo após o pôr do Sol: a proximidade entre Júpiter e Saturno fará com que esses dois corpos celestes pareçam um planeta duplo.

A proximidade entre os dois planetas já está ocorrendo e, entre os dias 16 e 25 de dezembro, a percepção será de que eles estarão separados por menos do que um diâmetro de lua cheia. “Na noite de maior aproximação, em 21 de dezembro, eles se parecerão com um planeta duplo, separados por apenas um quinto do diâmetro da lua cheia”, explica o astrônomo da Rice University, Patrick Hartigan.

Embora as melhores condições de visualização sejam próximas ao Equador, o fenômeno poderá ser observado em qualquer lugar da Terra, se o clima permitir. Hartigan explica que a dupla planetária aparecerá baixo no céu ocidental por cerca de uma hora após o pôr do sol todas as noites. “Para a maioria dos observadores do telescópio, cada planeta e várias de suas maiores luas estarão visíveis no mesmo campo de naquela noite”, acrescentou.

Segundo o astrônomo, alinhamentos entre esses dois planetas são bastante raros. “No entanto, esta conjunção é excepcionalmente rara por causa da maior proximidade entre eles. Você teria que voltar até um pouco antes do amanhecer de 4 de março de 1226 para observar um alinhamento mais próximo entre esses objetos visíveis no céu noturno”, complementou.

A próxima vez que esse vento ocorrerá será no dia 15 de março de 2080. Depois, só depois do ano 2400.

Agência Brasil, com informações da Rice University

ESTADO - Turismo do RN terá 12 milhões em ações de marketing para 2021


Com todos os protocolos de biossegurança rigorosamente cumpridos, Natal-RN promoveu nos dias 26 e 27 de novembro, o segundo evento específico do turismo em formato presencial nesta era de pandemia (a primeira foi o Festuris Gramado, no início de novembro). O 11º Fórum de Turismo do RN teve formato híbrido, enquanto a 6ª Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur) contou com 52 estandes que mostraram os principais equipamentos e atrativos turístico-culturais do Rio Grande do Norte. Circularam no evento, durante os dois dias, 1.626 pessoas, segundo os contadores de presença que balancearam de forma permanente o fluxo de visitantes.

Na abertura do evento, a governadora Fátima Bezerra anunciou quase R$12 milhões de investimento no Turismo para 2021, segundo ela, serão aplicados em ações de marketing, propaganda, campanhas, participações em feiras e ações promocionais. A governadora adiantou ainda que o destino turístico do RN terá mais de 24 horas de divulgação nacional no programa Band Verão, que terá à frente o apresentador Zeca Camargo, em janeiro de 2021.

“Estamos sempre dialogando com operadoras, companhias aéreas e outras áreas do setor. Nós também seguimos avançando e destravando projetos antigos. Entre tantas obras que o governo está conduzindo, estamos viabilizando o término do Complexo Cultural da Rampa, em Santos Reis, que vem se arrastando desde 2013, e queremos que esteja finalizado agora em dezembro”, disse a governadora.

Sobre a questão da biossegurança no Turismo, Fátima Bezerra ressaltou que o Rio Grande do Norte foi o primeiro estado brasileiro a receber o selo Safe Travel, criado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo [WTTC], com respaldo da Organização Mundial do Turismo [OMT], que assegura que nosso Estado é seguro para receber os turistas”, afirmou.

segunda-feira, 30 de novembro de 2020

ALTO DO RODRIGUES - Ação contra Nixon e Emília na Justiça Eleitoral é julgada improcedente


Mais uma vitória para o grupo político liderado pelo prefeito reeleito de Alto do Rodrigues, Nixon Baracho (DEM), contra o grupo do PSD. Desta vez, a boa notícia veio com a sentença do juiz Arthur Maia, que julgou improcedente uma denúncia de abuso de poder econômico na eleição suplementar de 2019. 

Na época, Nixon disputava o primeiro mandato de prefeito e Emília foi reconduzida a vice-prefeitura. Na sentença publicada nesta segunda-feira, 30, o magistrado alega que as provas apresentadas pela acusação na instrução do processo foram insuficientes. “Com apoio nos fatos e fundamentos jurídicos acima aduzidos, em dissonância com o Parecer do Ministério Público Eleitoral, JULGO IMPROCEDENTE a pretensão deduzida na presente Ação de Investigação Judicial Eleitoral”, concluiu o juiz da 47º Zona Eleitoral.
Fonte: Celso Amancio

MUNDO - Eclipse lunar penumbral: saiba como observar o evento nesta segunda-feira (30)


Na próxima segunda-feira (30), acontecerá um eclipse lunar penumbral. Isso significa que a Lua perderá parte de seu brilho ao passar pela parte externa da sombra do planeta Terra, que é projetada pelo Sol. Vale ressaltar que é importante não confundir esse tipo de eclipse lunar com o total e o parcial. Em um eclipse lunar total, a Terra passa exatamente entre o Sol e a Lua, obstruindo a luz do Sol; já em um eclipse parcial, a Lua passa por parte da sombra escura da Terra, conhecida como umbra.
Continua depois da publicidade

Como observar o eclipse lunar penumbral

Segundo a Agência Espacial Norte-Americana (NASA), o fenômeno poderá ser acompanhado nas Américas, na Ásia, na Austrália e no oceano Pacífico. Porém, fatores climáticos como céu nublado podem interferir e dificultar essa tarefa. No Brasil, quem quiser tentar observar o evento precisará acordar cedo, pois ele começa às 4h32 (horário de Brasília).

Como a NASA alertou que talvez o eclipse lunar penumbral não seja perceptível sem instrumentação, uma dica é recorrer a apps como Star Chart, Google Sky Map e Stellarium, visto que eles ajudam a encontrar os objetos no céu.

ECONOMIA - Conta de luz terá cobrança extra a partir desta terça-feira, decide Aneel


A diretoria da ANEEL decidiu, em reunião extraordinária realizada nesta segunda-feira (30/11), reativar a sistemática de acionamento das Bandeiras Tarifárias. Aplicando a metodologia, ficou estabelecida a bandeira vermelha Patamar 2 no mês de dezembro de 2020, com custo de R$ 6,243 para cada 100 quilowatts-hora consumidos.

Em maio deste ano, em virtude da pandemia do novo Coronavírus, a ANEEL havia decidido manter a bandeira verde acionada até 31 de dezembro deste ano, mas a queda no nível de armazenamento nos reservatórios das hidrelétricas e a retomada do consumo de energia levaram à revisão da decisão hoje.

Criado pela ANEEL, o sistema de bandeiras tarifárias funciona como uma sinalização para que o consumidor de energia elétrica conheça, mês a mês, as condições e os custos de geração no País. Quando a produção nas usinas hidrelétricas (energia mais barata) está favorável, aciona-se a bandeira verde, sem acréscimos na tarifa. Em condições ruins, podem ser acionadas as bandeiras amarela, vermelha 1 ou vermelha 2. Saiba mais sobre as Bandeiras Tarifárias em vídeo educativo da ANEEL.

Confira abaixo algumas dicas.

Dicas de Economia de Energia

Chuveiro elétrico

● Tomar banhos mais curtos, de até cinco minutos

● Selecionar a temperatura morna no verão

● verificar as potências no seu chuveiro e calcular o seu consumo

Ar condicionado

● Não deixar portas e janelas abertas em ambientes com ar condicionado

● Manter os filtros limpos

● Diminuir ao máximo o tempo de utilização do aparelho de ar condicionado

● Colocar cortinas nas janelas que recebem sol direto

Geladeira

● Só deixar a porta da geladeira aberta o tempo que for necessário

● Regular a temperatura interna de acordo com o manual de instruções

● Nunca colocar alimentos quentes dentro da geladeira

● Deixar espaço para ventilação na parte de trás da geladeira e não utilizá-la para secar panos

● Não forrar as prateleiras

● Descongelar a geladeira e verificar as borrachas de vedação regularmente

Iluminação

● Utilizar iluminação natural ou lâmpadas econômicas e apagar a luz ao sair de um cômodo; pintar o ambiente com cores claras

Ferro de passar

● Juntar roupas para passar de uma só vez

● Separar as roupas por tipo e começar por aquelas que exigem menor temperatura

● Nunca deixe o ferro ligado enquanto faz outra coisa

Aparelhos em stand-by

● Retirar os aparelhos da tomada quando possível ou durante longas ausências

PENDÊNCIAS - Vereador Isac do PT, lança seu nome como candidato a presidente da Câmara Municipal para o próximo biênio.


Depois de lutar e, vencer às eleições deste ano, o vereador Isac Carlos dos Santos, conhecido como Isac do PT, lança seu nome para concorrer ao cargo de presidente da Câmara Municipal de Pendências para o próximo biênio 2021/2022. O nome do parlamentar petista já soa bem entre os seus pares e ao que tudo indica seu nome poderá ser o de consenso entre os demais vereadores. 

Segundo Isac, se caso eleito, sua administração à frente da Casa Legislativa será totalmente transparente, voltada em criar leis em prol da comunidade pendenciense.

domingo, 29 de novembro de 2020

ELEIÇÕES - Candidatas saem derrotadas no 2º turno e país terá apenas uma capital governada por uma mulher


Apenas uma de 26 capitais brasileiras será governada por uma mulher: Palmas (TO), onde Cinthia Ribeiro, do PSDB, se reelegeu no primeiro turno. A situação é a mesma de 2012 e de 2016, quando Teresa Surita foi a única mulher a vencer uma prefeitura de capital por Boa Vista (RR) nas duas eleições.

Das 13 capitais com disputa de segundo turno, apenas cinco tinham mulheres na disputa:

Delegada Danielle (Cidadania) em Aracaju (SE): teve 42,14% dos votos e perdeu para Edvaldo (PDT);
Manuela D'Ávila (PC do B) em Porto Alegre (RS): teve 45,42% dos votos e perdeu para Sebastião Melo (MDB);
Marília Arraes (PT) em Recife (PE): teve 43,76% dos votos e perdeu para João Campos (PSB);
Cristiane Lopes (PP) em Porto Velho (RO): teve 45,54% dos votos e perdeu para Hildon Chaves (PSDB);
Socorro Neri (PSB) em Rio Branco (AC): teve 37,95% dos votos e perdeu para Tião Bocalom (PP).

Esta é a terceira eleição municipal com a vigência da lei 2.034/2009, que estabelece que "cada partido ou coligação preencherá o mínimo de 30% (trinta por cento) e o máximo de 70% (setenta por cento) para candidaturas de cada sexo".

Pelo país
Fora das capitais, cinco mulheres venceram no 2º turno: Suéllen Rosim (Patriota), a primeira mulher eleita prefeita de Bauru (SP); Marília (PT), em Contagem (MG); Paula Mascarenhas (PSDB), em Pelotas (RS); Professora Elizabeth (PSD), em Ponta Grossa; Margarida Salomão (PT), em Juiz de Fora (MG); Raquel Chini (PSDB), em Praia Grande (SP); e Elisa Araújo (SD), em Uberaba (MG).

G1

ELEIÇÕES - PT não elege prefeito em capitais pela 1ª vez desde a redemocratização


Em 2020, o Partido dos Trabalhadores (PT) não elegeu prefeito em capitais do Brasil pela primeira vez desde a redemocratização. Das 15 cidades em que disputava o 2º turno, a sigla foi derrotada em 11, sendo duas capitais (Recife e Vitória). A legenda só conseguiu eleger em 2º turno os prefeitos de Juiz de Fora (MG), Contagem (MG), Diadema (SP) e Mauá (SP). O partido era o que tinha mais candidatos na disputa neste 2º turno.

1985 – 1 (Fortaleza)
1988 – 3 (Porto Alegre, São Paulo e Vitória)
1992 – 4 (Belo Horizonte, Goiânia, Porto Alegre e Rio Branco)
1996 – 2 (Belém e Porto Alegre)
2000 – 6 (Aracaju, Belém, Goiânia, Porto Alegre, Recife e São Paulo)
2004 – 9 (Aracaju, Belo Horizonte, Fortaleza, Macapá, Palmas, Porto Velho, Recife, Rio Branco e Vitória)
2008 – 6 (Recife, Fortaleza, Rio Branco, Porto Velho, Palmas e Vitória)
2012 – 4 (São Paulo, Goiânia, Rio Branco, João Pessoa)
2016 – 1 (Rio Branco)
2020 – 0

Entre as quatro cidades em que o partido elegeu prefeitos, a vitória mais expressiva foi de Margarida Salomão, em Juiz de Fora (MG), que obteve 54,9% dos votos e venceu o candidato do PSB, Wilson Rezato. Uma das maiores derrotas neste 2º turno ocorreu em Recife, onde Marília Arraes (PT) disputava com João Campos (PSB), eleito com mais de 56% dos votos. O ex-ministro Pepe Vargas, que participou do governo da presidente Dilma Rousseff, foi derrotado na disputa pela Prefeitura de Caxias do Sul. Pepe perdeu para o candidato do PSDB, Adiló, que obteve mais de 59% dos votos.


Merval: 'PT não se recuperou ainda da crise da corrupção'

Total de prefeituras
Se comparado com o total de prefeituras conquistas pelo partido em 2016, esta foi a baixa mais significativa do Partidos dos Trabalhadores. Em 2008, a legenda conseguiu eleger 360 prefeitos em todo país. Quatro anos depois, passou para 555. Na eleição de 2012, o PT voltou a apresentar crescimento no total de prefeituras, com 637. Em 2016, o partido perdeu em diversas cidades, ficando com apenas 254 prefeituras. Neste ano, o partido termina a eleição com 183 prefeituras, menor número em 16 anos. Com a derrota nas urnas neste ano, o PT ocupa a 11ª posição entre os partidos considerando o número de prefeituras.

G1

ELEIÇÕES - Candidatos a prefeito apoiados por Bolsonaro saem derrotados no 2º turno


Os dois candidatos a prefeito apoiados pelo presidente Jair Bolsonaro que disputavam o 2º turno na eleição deste domingo (29) saíram derrotados das urnas. Crivella (Republicanos), no Rio, e Capitão Wagner (PROS), em Fortaleza, não se elegeram.

Na reta final da campanha eleitoral, Bolsonaro fez "lives" no Palácio Alvorada para pedir votos para 13 candidatos a prefeito, além de outros candidatos a vereador e uma candidata ao Senado por MT (o estado teve eleição suplementar para a vaga aberta após a cassação de Selma Arruda, no ano passado).

Dos 13 candidatos a prefeito apoiados pelo presidente, 11 saíram derrotados (sendo 9 no 1º turno). Apenas dois foram eleitos no país.
G1

ELEIÇÕES - MDB é o partido que mais elegeu prefeitos nas capitais; DEM e PSDB empatam em 2º lugar

O MDB foi o partido que mais conquistou prefeituras nas capitais brasileiras. Ao todo, foram cinco. Os partidos DEM e PSDB empatam no segundo lugar, com quatro prefeitos cada um. Veja abaixo o desempenho dos partidos nas capitais brasileiras:

MBD
Arthur Henrique (MDB - RR), em Boa Vista
Emanuel Pinheiro (MDB – MT), em Cuiabá
Maguito Vilela (MDB – GO), em Goiânia
Sebastião Melo (MDB – RS), em Porto Alegre
Doutor Pessoa (MDB – PI), em Teresina

DEM
Rafael Greca (DEM – PR), em Curitiba
Gean Loureiro (DEM – SC), em Florianópolis
Bruno Reis (DEM – BA), em Salvador
Eduardo Paes (DEM – RJ), no Rio de Janeiro

PSDB
Alvaro Dias (PSDB – RN), em Natal
Cinthia Ribeiro (PSDB – TO), em Palmas
Hildon Chaves (PSDB – RO), em Porto Velho
Bruno Covas (PSDB – SP), em São Paulo

PDT
Edvaldo Nogueira (PDT – SE), em Aracaju
Sarto Nogueira (PDT – CE), em Fortaleza

PSB
João Henrique Caldas (PSB – AL), em Maceió
João Campos (PSB – PE), em Recife

PSD
Alexandre Kalil (PSD – MG), em Belo Horizonte
Marquinhos Trad (PSD – MS), em Campo Grande

PP
Tião Bocalom (PP – AC), em Rio Branco
Cicero Lucena (PP – PB), em João Pessoa

AVANTE
David Almeida (AVANTE – AM), em Manaus

PODEMOS
Eduardo Braide (PODE – MA), em São Luís

PSOL
Edmilson Rodrigues (PSOL – PA), em Belém

REPUBLICANOS
Delegado Pazolini (REPUBLICANOS - ES), em Vitória

G1

ELEIÇÕES - Confira a lista dos prefeitos eleitos neste segundo turno em todo o país

Eleitores de 57 cidades brasileiras foram às urnas neste domingo (29) para voltar no 2º turno da eleição para prefeito. Desses municípios, 18 são capitais.

Anápolis (GO): Roberto Naves (PP)
Aracaju (SE): Edvaldo Nogueira (PDT)
Bauru (SP): Suéllen Rosim (Patriota)
Belém (PA): Edmilson Rodrigues (PSOL)
Blumenau (SC): Mário Hildebrandt (Podemos)
Boa Vista (RR): Arthur Henrique (MDB)
Campinas (SP): Dário Saadi (Republicanos)
Campos dos Goytacazes (RJ): Wladimir Garotinho (PSD) - sub judice
Canoas (RS): Jairo Jorge (PSD)
Cariacica (ES): Euclerio Sampaio (DEM)
Caucaia (CE): Vitor Valim (PROS)
Caxias do Sul (RS): Adiló (PSDB)
Contagem (MG): Marília Campos (PT)
Cuiabá (MT): Emanuel Pinheiro (MDB)
Diadema (SP): Filippi Júnior (PT)
Feira de Santana (BA): Colbert Martins (MDB)
Fortaleza (CE): Sarto Nogueira (PDT)
Franca (SP): Alexandre Ferreira (MDB)
Goiânia (GO): Maguito Vilela (MDB)
Governador Valadares (MG): André Merlo (PSDB)
Guarulhos (SP): Guti (PSD)
João Pessoa (PB): Cicero Lucena (Progressistas)
Joinville (SC): Adriano Silva (Novo)
Juiz de Fora (MG): Margarida Salomão (PT)
Limeira (SP): Mario Botion (PSD)
Maceió (AL): JHC (PSB)
Manaus (AM): David Almeida (Avante)
Mauá (SP): Marcelo Oliveira (PT)
Mogi das Cruzes (SP): Caio Cunha (Podemos)
Paulista (PE): Yves Ribeiro (MDB)
Pelotas (RS): Paula Mascarenhas (PSDB)
Petrópolis (RJ): Rubens Bomtempo (PSB) - sub judice
Piracicaba (SP): Luciano Almeida (DEM)
Ponta Grossa (PR): Professora Elizabeth (PSD)
Porto Alegre (RS): Sebastião Melo (MDB)
Porto Velho (RO): Hildon Chaves (PSDB)
Praia Grande (SP): Raquel Chini (PSDB)
Recife (PE): João Campos (PSB)
Ribeirão Preto (SP): Duarte Nogueira (PSDB)
Rio de Janeiro (RJ): Eduardo Paes (DEM)
Rio Branco (AC): Tião Bocalom (PP)
Santa Maria (RS): Jorge Pozzobom (PSDB)
Santarém (PA): Nélio Aguiar (DEM)
São Gonçalo (RJ): Capitão Nelson (Avante)
São João de Meriti (RJ): Dr João (DEM)
São Luís (MA): Eduardo Braide (Podemos)
São Paulo (SP): Bruno Covas (PSDB)
São Vicente (SP): Kayo Amado (Podemos)
Serra (ES): Sergio Vidigal (PDT)
Sorocaba (SP): Rodrigo Manga (Republicanos)
Taboão da Serra (SP): Aprigio (Podemos)
Taubaté (SP): Saud (MDB)
Teresina (PI): Dr. Pessoa (MDB)
Uberaba (MG): Elisa Araújo (Solidariedade)
Vila Velha (ES): Arnaldinho Borgo (Podemos)
Vitória (ES): Delegado Pazolini (Republicanos)
Vitória da Conquista (BA): Herzem Gusmão (MDB)

ELEIÇÕES - Eduardo Paes é eleito prefeito do Rio de Janeiro


O candidato Eduardo Paes (DEM) venceu o segundo turno das eleições no Rio de Janeiro, com 64,41% dos votos válidos. Marcelo Crivella (Republicanos) teve 35,59% dos votos válidos.

Até agora, foram apuradas 87,96% das urnas.

Paes é o candidato da coligação A Certeza de um Rio melhor (Cidadania / DC / PV / Avante / PL / DEM / PSDB) marcou “outros” como ocupação, tem 50 anos e ensino superior completo. Ele declarou R$ 478,3 mil em bens.

Agência Brasil

ELEIÇÕES - Bruno Covas é reeleito prefeito de São Paulo


Bruno Covas (PSDB) foi reeleito neste domingo (29) prefeito de São Paulo com 59,45% dos votos válidos, derrotando o candidato Guilherme Boulos (PSOL). Ele toma posse em 1º de janeiro de 2021, e terá como vice o vereador Ricardo Nunes (MDB). O resultado saiu às 18h59 com 93% das urnas apuradas. Boulos teve 40,55% dos votos válidos. 

O tucano foi reeleito com amplo leque de alianças políticas, formando coligação que engloba onze partidos (PSDB, MDB, PP, Podemos, PSC, PL, Cidadania, DEM, PTC, PV e PROS). O acordo garantiu o maior tempo de propaganda de TV no primeiro turno, mas não elegeu vereadores suficientes para formar maioria na Câmara Municipal (foram 25 das 55 cadeiras). 

De acordo com dados parciais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Covas foi reeleito com a campanha mais cara da capital: R$ 19,4 milhões até agora, quase seis vezes mais do que seu adversário no segundo turno, Boulos, que gastou R$ 3,4 milhões. Os candidatos podem prestar contas até dia 15 de dezembro. 

Com informações do G1

ELEIÇÕES - Mais de 38 milhões de eleitores voltam às urnas hoje (29) para eleger prefeitos e vices em 57 cidades brasileiras



Mais de 38 milhões de eleitores voltam às urnas hoje (29) para eleger os prefeitos e vice-prefeitos das 57 cidades brasileiras em que a disputa será definida no segundo turno. São 18 capitais e 39 municípios com mais de 200 mil eleitores, onde nenhum dos candidatos recebeu a maioria absoluta dos votos válidos para se eleger no primeiro turno, realizado no último dia 15 de novembro.

O segundo turno acontece, das 7h às 17h, nas seguintes capitais: Aracaju (SE), Belém (PA), Boa Vista (RR), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA), São Paulo (SP), Teresina (PI) e Vitória (ES).

Ao final deste domingo, um município, no entanto, permanecerá com a escolha do prefeito, do vice-prefeito e de seus vereadores pendente: Macapá (AP). Devido à crise no fornecimento de energia, depois que um incêndio atingiu a principal subestação do estado, o primeiro turno das eleições na capital ficou marcado para 6 de dezembro, conforme definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A segunda fase da disputa, se houver, será no dia 20 do mesmo mês.

As Eleições Municipais de 2020 já são as maiores realizadas no Brasil, com um índice médio de abstenção de 23,14% no primeiro turno (apenas um pouco mais do que o registrado em 2018), percentual considerado positivo, uma vez que o pleito foi realizado em plena pandemia de Covid-19. Os números a seguir dão um panorama dos principais fatos que marcaram a realização do segundo turno. Confira!

228 candidatos disputam o segundo turno. Destes, 175 são homens e 53 mulheres. Em apenas uma cidade, Ponta Grossa (PR), a disputa será decidida entre 2 mulheres.

153 candidatos são brancos, 73 negros (que se declararam pardos ou pretos), e apenas 2 candidatos afirmaram ser da raça amarela.

38 milhões de eleitores estão aptos a votar. As mulheres representam a maioria do eleitorado dos 57 municípios: 54,10%. Já os homens representam 44,85%.

421.175 eleitores que declararam ter deficiência votam nesta segunda rodada.

Mais de 388 mil mesários atuarão no segundo turno.

5 localidades receberão o auxílio da Força Federal no segundo turno, conforme aprovado pelo TSE. São elas: Rio Branco (AC), São Luís (MA), Manaus (AM), Fortaleza (CE) e Caucaia (CE). A medida visa auxiliar na segurança e na manutenção da ordem pública. Foi aprovado também o envio de apoio logístico para a Ilha de Paquetá (RJ).

3.403 eleitores estão aptos a votar com nome social no segundo turno. Esta é a segunda eleição que acontece no país após a Justiça Eleitoral autorizar a inclusão do nome social no cadastro do eleitor.

112.776 seções eleitorais (agregadas em 97.024 seções principais) estão prontas para receber os eleitores no segundo turno.

97.024 urnas eletrônicas serão utilizadas nesta rodada.

5 aplicativos estão disponíveis também neste segundo turno para ajudar eleitores e mesários, oferecendo diversas informações, com rapidez e segurança, e dando maior transparência ao processo eleitoral. São eles: Boletim na Mão, Mesário, e-Título, Pardal e Resultados. Todos são baixados, de forma gratuita, na Google Play e na App Store.

17 milhões de pessoas baixaram o e-Título até este sábado (28), um recorde desde que o aplicativo foi criado pela Justiça Eleitoral. Ele pode ser usado, entre outras funções, para: identificação do eleitor na hora da votação, já que mostra a foto do eleitor (opção disponível apenas para quem já fez a biometria); conferência do local da votação e justificativa de voto na data da votação (para pessoas que não estão em seu domicílio eleitoral). Atenção: quem não se insere nesse critério deve justificar seu voto comparecendo a um cartório eleitoral ou pelo site Justifica (www.justifica.tse.jus.br), em até 60 dias após a realização de cada pleito.

57 instituições, entre partidos políticos e entidades públicas e privadas, assinaram, em dezembro de 2018, termo de adesão ao Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições 2020. Foram, por exemplo, estabelecidos convênios importantes com as principais plataformas digitais, como Twitter, TikTok, Google, Facebook e Instagram, e com nove agências de checagem. O trabalho do TSE e das instituições parceiras não terminou com o primeiro turno e segue firme nesta nova rodada.

No âmbito da parceria estabelecida com a Associação Nacional de Jornais (ANJ), alguns jornais publicaram, no dia da votação, anúncios gratuitos reforçando o uso da máscara de proteção pelos eleitores e o voto consciente nas eleições de hoje. Mais de 20 órgãos pertencentes aos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo também se uniram ao Tribunal no combate à desinformação.

1.000 contas do WhatsApp foram banidas após o primeiro turno das Eleições Municipais de 2020. Tais contas foram reportadas na plataforma de denúncias conjunta do TSE e do WhatsApp por suspeitas de disparos de mensagens em massa no aplicativo. A iniciativa visa combater a viralidade e as notícias falsas neste pleito, no contexto do Programa de Enfrentamento à Desinformação.

37.202.793 pessoas foram atingidas por uma ação conjunta do TSE e da Confederação Brasileira de Futebol (CFB), realizada nesta sexta-feira (27), envolvendo 16 dos 20 clubes da série A do Campeonato Brasileiro para incentivar eleitores a votarem neste domingo (29). Em apenas duas horas de campanha, nada menos que 344 tweets foram publicados, de acordo com o TweetBinder, ferramenta de rastreamento de hashtags. A campanha compartilhou mensagens com a hashtag #PartiuVotar no Twitter. Os cards da campanha podem ser conferidos em https://bit.ly/PartiuVotar-TSE_FutebolBrasileiro.

ALTO DO RODRIGUES - Autor do PL do Dia do Evangélico, vereador Zé Pedro prestigia evento e se emociona

Zé Pedro, a cantora gospel Alice Maciel e a esposa de Zé Pedro, Angeilza.

O vereador Zé Pedro é o autor do Projeto de Lei que criou o Dia do Evangélico no município. E como sempre está presente nos principais eventos da cidade, o parlamentar acompanhado de sua esposa (Angeilza), prestigiou o evento e ainda se emocionou com a preleção do pastor Jairo Kaillo e com as músicas entoadas pela cantora gospel Alice Maciel.

Ao blog, o vereador parabenizou os evangélicos e que fica muito feliz em ter sido o autor deste importante projeto de lei. "Recebemos pessoas de várias cidades, além de divulgar ainda mais a palavra de Cristo, este evento que teve total apoio do prefeito Nixon Baracho, movimentou toda a cidade e isso é muito bom pra todos", disse Zé Pedro.

"Parabenizo também aos pastores pela união e tornaram o evento um sucesso de crítica e público. Como diz no livro de Salmos 133 1-3 Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união...", citou o vereador.

Na música "No Deserto", cantada por Alice Maciel caiu como uma luva, para a história vivida pelo vereador Zé Pedro, no dia da eleição, onde ele mesmo disse que tinha perdido a eleição, mas depois comemorou a vitória de sua eleição.

No deserto, Ele faz o que ninguém pode fazer
No deserto, Ele chega e faz milagre acontecer
No deserto, você ora, você geme e também chora
No deserto, Deus te ouve e decreta a vitória
Angeilza, esposa do vereador Zé Pedro
Com Wanderlei, esposo de Alice Maciel e Zé Pedro.

Confira no vídeo