Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 14 de setembro de 2023

MANDATO - DEPUTADO LUIZ EDUARDO VOTA A FAVOR DA APROVAÇÃO DO REFIS

Em votação no dia de hoje, assembleia legislativa aprova novo REFIS para o governo renegociar débitos.

“O projeto busca renegociar os débitos é isso irá gerar um grande alívio fiscal e mais receita para o governo investir em necessidades básicas”

O governo estima recuperar cerca de R$ 1,7 bi junto aos contribuintes inadimplentes com diversos tipos de débitos, oferecendo condições vantajosas para colocar em dia as suas obrigações fiscais.

terça-feira, 12 de setembro de 2023

TEMPO - INMET EMITE ALERTAS DE VENDAVAL E VENTOS COSTEIROS PARA ALTO DO RODRIGUES E MAIS 141 CIDADES DO RN; VEJA LISTA

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de vendaval e dois de ventos costeiros que envolvem 142 cidades do Rio Grande do Norte (veja listas completas mais abaixo).

Os avisos são de perigo potencial (cor amarela), o primeiro nível de três no grau de severidade, e valem até 10h da terça-feira (12).

De acordo com o órgão, no alerta de vendaval, os ventos podem variar entre 40 km/h e 60 km/h. Nesse caso, há "baixo risco de queda de galhos de árvores", segundo o Inmet.


Entre as instruções em caso de rajadas de vento, o Inmet recomenda não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

O alerta de ventos costeiros, representa, segundo o Inmet, a "intensificação dos ventos nas regiões litorâneas, movimentando dunas de areia sobre construções na orla".

Em caso de problemas ou instruções, acionar a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).

Cidades no alerta de vendaval

Acari
Assu
Afonso Bezerra
Água Nova
Alexandria
Almino Afonso
Alto do Rodrigues
Angicos
Antônio Martins
Apodi
Areia Branca
Augusto Severo
Baraúna
Barcelona
Bodó
Caiçara do Rio do Vento
Caicó
Campo Redondo
Caraúbas
Carnaúba dos Dantas
Carnaubais
Cerro Corá
Coronel Ezequiel
Coronel João Pessoa
Cruzeta
Currais Novos
Doutor Severiano
Encanto
Equador
Felipe Guerra
Fernando Pedroza
Florânia
Francisco Dantas
Frutuoso Gomes
Galinhos
Governador Dix-Sept Rosado
Guamaré
Ipanguaçu
Ipueira
Itajá
Itaú
Jaçanã
Jandaíra
Janduís
Jardim de Angicos
Jardim de Piranhas
Jardim do Seridó
João Dias
José da Penha
Jucurutu
Lagoa Nova
Lajes
Lajes Pintadas
Lucrécia
Luís Gomes
Macau
Major Sales
Marcelino Vieira
Martins
Messias Targino
Mossoró
Olho d'Água do Borges
Ouro Branco
Paraná
Paraú
Parelhas
Patu
Pau dos Ferros
Pedra Preta
Pedro Avelino
Pendências
Pilões
Portalegre
Porto do Mangue
Rafael Fernandes
Rafael Godeiro
Riacho da Cruz
Riacho de Santana
Rodolfo Fernandes
Santa Cruz
Santana do Matos
Santana do Seridó
São Bento do Trairí
São Fernando
São Francisco do Oeste
São João do Sabugi
São José do Seridó
São Miguel
São Rafael
São Tomé
São Vicente
Serra do Mel
Serra Negra do Norte
Serrinha dos Pintos
Severiano Melo
Sítio Novo
Taboleiro Grande
Tenente Ananias
Tenente Laurentino Cruz
Timbaúba dos Batistas
Triunfo Potiguar
Umarizal
Upanema
Venha-Ver
Viçosa

Cidades no alerta de ventos costeiros

Areia Branca
Baraúna
Caiçara do Norte
Carnaubais
Galinhos
Grossos
Guamaré
Jandaíra
João Câmara
Macau
Maxaranguape
Mossoró
Parazinho
Pedra Grande
Pedro Avelino
Pendências
Porto do Mangue
Pureza
Rio do Fogo
São Bento do Norte
São Miguel do Gostoso
Serra do Mel
Tibau
Touros

Cidades no 2º alerta de ventos costeiros

Arez
Baía Formosa
Canguaretama
Ceará-Mirim
Extremoz
Maxaranguape
Natal
Nísia Floresta
Parnamirim
São Gonçalo do Amarante
Senador Georgino Avelino
Tibau do Sul
Vila Flor

folhadoalto

segunda-feira, 11 de setembro de 2023

OPORTUNIDADE - Mossoró oferta 117 vagas de emprego nesta segunda; veja


O Painel de Empregos, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (SEDINT), oferta, nesta segunda-feira (11), cerca de 117 vagas de trabalho. As oportunidades são para pessoas que residem em Mossoró, região Oeste do estado. Para concorrer às vagas, os candidatos precisam se cadastrar no Painel de Empregos do município.

As vagas para pessoas com deficiência são uma parceria da Subsecretaria do Trabalho da SETHAS com a Coordenadoria de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Semjidh.

Caso o candidato queira tirar alguma dúvida ou agendar atendimento para Seguro Desemprego, é necessário ligar para os números (84) 3190-0783 e 3190-0788. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 14h.

Confira as vagas:

AUXILIAR DE PROFESSOR(A)

DESIGN GRÁFICO

SECRETÁRIA DO LAR

AUXILIAR TÉCNICO

AJUDANTE DE CARGA E DESCARGA

EMPACOTADOR INDUSTRIAL

AUXILIAR DE IMPRESSÃO

AUXILIAR DE SALÃO CONCESSIONÁRIA CARRO

CANTINEIRO

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS

TRABALHADOR RURAL

AUXILIAR DE LABORATÓRIO

BALCONISTA

ALMOXARIFE

ESTOQUISTA

SOLDADOR

MOTORISTA

VENDEDOR INTERNO

MECÂNICO AUTOMOTIVO

ESTETICISTA DE ANIMAIS DOMÉSTICOS

VENDEDOR EXTERNO

PCD – VAGAS EXCLUSIVAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

OFICIAL DE MANUTENÇÃO

ELETRICISTA AUTOMOTIVO

AUXILIAR ADMINISTRATIVO FINANCEIRO

ATENDENTE

AUXILIAR DE COZINHA

AUXILIAR DE FATURAMENTO

AÇOUGUEIRO

AUXILIAR DE DEPÓSITO

BALCONISTA DE AÇOUGUE

BALCONISTA DE FRIOS

FORNEIRO

MOTORISTA

OPERADOR DE CAIXA

OPERADOR DE LOJA

PREVENÇÃO DE PERDAS

REPOSITOR DE FRIOS

REPOSITOR DE HORTI

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

SUPERVISOR DE FRIOS

tribunadonorte

CIDADANIA - Programa do Governo do Estado, CNH popular, vai beneficiar mil pessoas.


A governadora Fátima Bezerra anunciou, na manhã desta segunda-feira (11), a edição 2023 do programa CNH Popular, que vai beneficiar 1.000 pessoas em situação de vulnerabilidade social, isentando totalmente os custos necessários no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As inscrições para programa começam já nesta terça-feira (12), no site do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN).

De acordo com a governadora, a lei que regulamenta o projeto estava arquivada desde 2011, e ela credita ao deputado Francisco do PT, a luta para destravar o processo e tirar do papel o projeto.

“Graças a uma luta travada pelo nosso governo e pelo deputado @franciscodopt, o edital será publicado no Diário Oficial e as inscrições estarão disponíveis amanhã (12/09) no site do Detran”, disse a governadora Fátima Bezerra em uma publicação nas redes sociais.

Na edição anterior, realizada há mais de dez anos, foram 353 novas CNHs. O número de carteiras disponibilizadas neste ano representa um aumento de mais de 180% na oferta.

“Estou muito feliz e grato à senhora, por toda sua sensibilidade social e o compromisso com as pessoas mais vulneráveis do nosso Estado. É uma nova etapa da CNH popular, triplicando a quantidade de oportunidades. Serão 1.000 carteiras de habilitação que serão disponibilizadas através de edital do Detran”, disse o deputado, celebrando o programa.
link para fazer inscrição:  aqui

NOVONOTICIAS

TECNOLOGIA - Metrópole Digital abre inscrições para o cursos de Inclusão Digital para Idosos, em Natal


O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) está abrindo inscrições para novas turmas do Projeto de Extensão Inclusão Digital para Idosos (ProEIDI) neste mês de setembro. O projeto tem como objetivo oferecer oportunidades de aprendizado em tecnologia para pessoas com 60 anos ou mais, tanto do público interno quanto externo à UFRN.

Serão disponibilizadas um total de 70 vagas, e as inscrições ocorrerão presencialmente no dia 16 de setembro, a partir das 8h, na sede do IMD. A seleção será feita por ordem de chegada, e os interessados devem apresentar um documento oficial com foto para comprovação da idade. As aulas terão início no dia 23 de setembro, ocorrendo aos sábados, nas instalações do próprio Instituto.

O ProEIDI oferecerá dois cursos:1. Curso de Computação: Este curso contará com duas turmas, cada uma com 14 alunos. Os participantes aprenderão passo a passo o uso do computador, da internet e do Google Drive, entre outras ferramentas virtuais essenciais para o dia a dia.
2. Curso de Smartphone: Neste curso, haverá três turmas, também com 14 alunos em cada uma. As aulas terão foco no uso de aplicativos como WhatsApp, Instagram e no domínio da central de controle do celular. Ambos os cursos, Computação e Smartphone, terão a duração de nove encontros.

Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, os interessados podem acessar o Instagram do projeto ou enviar suas perguntas para o endereço de e-mail inclusaodigital@imd.ufrn.br. É uma oportunidade valiosa para os idosos adquirirem habilidades digitais essenciais em um ambiente de aprendizado acolhedor e acessível.

domingo, 10 de setembro de 2023

COMUNICAÇÃO - Precisamos documentar, a vida e a obra da saudosa dona Jovelina e os 40 anos da banda marcial Rosa do Vale

Homenagem da prefeitura aos integrantes da banda marcial Rosa do Vale, dentro da programação do desfile cívico, em setembro deste ano.


Apaixonado por documentários, o diretor do AltoNoticias, Jefte Silva, defende a produção de um documentário sobre a vida e obra de dona Jovelina, importante benzendeira do município e deixou seu legado. Neste ano, a banda marcial Rosa do Vale, completa 40 anos de existência, "importante banda marcial do nosso município e prnão ter uma homenagem em forma de documentário é um falta grave, por tudo que esses integrantes representam para a cultura do nosso município.

Para Jefte, "registrar a vida e obra de Dona Jovelina e da Banda Marcial Rosa do Vale por meio de um documentário é uma iniciativa de grande relevância cultural e histórica. Dona Jovelina, como parte integrante da comunidade de Alto do Rodrigues, é um exemplo da memória local, carregando consigo não apenas experiências pessoais, mas também testemunhando transformações significativas na cidade ao longo das décadas. Seu registro audiovisual proporcionaria um valioso documento para as futuras gerações, preservando a riqueza de sua trajetória e contribuições para a cultura do município", acredita.

Não diferente, a Banda Marcial Rosa do Vale, como elemento fundamental na identidade cultural de Alto do Rodrigues, merece ser documentada. Ao longo dos anos, a banda tem desempenhado um papel essencial na celebração de eventos cívicos e culturais, deixando uma marca indelével na comunidade. Um documentário sobre a banda não apenas eternizaria suas apresentações marcantes, mas também destacaria seu impacto na formação artística e cultural dos membros, consolidando sua importância como patrimônio histórico-cultural da região. Este registro audiovisual serviria como um testemunho valioso, não apenas para os residentes atuais, mas para todos que buscam compreender e apreciar a rica tapeçaria cultural de Alto do Rodrigues.