Memorial às vítimas de Covid

segunda-feira, 11 de agosto de 2025

REGIONAL - Hospital Metropolitano de Parnamirim recebe nome de Lavoisier Maia.


O Hospital Metropolitano, em Parnamirim, agora se chama Hospital Lavoisier Maia, em homenagem ao médico e ex-governador do RN. A mudança foi oficializada pela Lei nº 12.389/2025, como forma de reconhecer a contribuição de Lavoisier Maia à saúde e à política potiguar.

RECONHECIMENTO - Festa dos Santos Mártires de Cunhaú é Patrimônio Cultural Imaterial.


A Festa dos Santos Mártires de Cunhaú, celebrada em Canguaretama no dia 16 de julho, agora é Patrimônio Cultural Imaterial do RN. A data relembra um marco histórico e religioso importante para o estado, atraindo fiéis e turistas para momentos de devoção e cultura.

PARNAMIRIM - Prefeitura lança novo sistema “Alvará tá na mão”.


A Prefeitura de Parnamirim lançou, nesta segunda-feira (11), no auditório do Centro Administrativo, o sistema eletrônico “Alvará Tá na Mão”, uma ferramenta inovadora que vai transformar a emissão de alvarás de construção na cidade.

A iniciativa busca desburocratizar o processo, reduzir prazos e oferecer mais comodidade aos cidadãos, permitindo que documentos que antes demoravam de 40 a 50 dias sejam liberados em questão de minutos. Com a nova plataforma, será possível emitir instantaneamente o alvará de construção para unidades unifamiliares, multifamiliares com até quatro unidades ou edificações não residenciais de até 250 m².

“Queremos desburocratizar o processo, agilizando o serviço e contribuindo com a geração de emprego e renda. Parnamirim será a melhor cidade para se viver porque terá emprego, renda e porque valorizamos o povo desta cidade por meio de uma gestão acolhedora, humanizada e justa”, afirmou a prefeita Nilda Cruz durante a solenidade.

O evento contou ainda com a presença da vice-prefeita Katia Pires, do presidente da Câmara Municipal, César Maia, do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Raimundo Filho, além de outras autoridades municipais.

A criação do sistema foi fruto de um trabalho conjunto entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semur) e o Grupo de Ciência e Tecnologia da Informação e Inovação (GCTI). A partir desta terça-feira (12), a ferramenta estará disponível no Parnamirim Digital https://portalparnamirimdigital.parnamirim.rn.gov.br/ .

Para solicitar o alvará, basta acessar o site, preencher os dados exigidos e, caso as informações estejam corretas, o próprio sistema fará a validação e liberará o documento imediatamente.

DIREITO -.RN institui Estatuto da Pessoa com Síndrome de Down.


O Rio Grande do Norte agora conta com o Estatuto da Pessoa com Síndrome de Down, criado pela Lei nº 12.387/2025. O documento garante direitos como acesso à educação, saúde, mercado de trabalho, cultura, esporte, lazer e participação política, além de atendimento prioritário.

O estatuto também prevê campanhas de conscientização, programas de capacitação e incentivo à inclusão em todos os espaços da sociedade. A medida é um marco na luta contra o capacitismo e pela promoção da dignidade e autonomia dessas pessoas.

SAÚDE - RN define diretrizes contra bullying e cyberbullying.


Com a Lei nº 12.386/2025, o Rio Grande do Norte instituiu diretrizes para prevenção e combate ao bullying e cyberbullying em escolas, clubes e agremiações recreativas. A legislação prevê campanhas educativas, capacitação de profissionais, criação de ambientes inclusivos e apoio às vítimas. O objetivo é combater a violência física e psicológica, promovendo o respeito e a empatia, inclusive no ambiente digital. As ações poderão ser realizadas em parceria com instituições públicas e privadas, fortalecendo a proteção das crianças e jovens.

GUAMARÉ - Festa da Padroeira do município reconhecida como Patrimônio Imaterial.


A Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição, em Guamaré, recebeu o título de Patrimônio Imaterial, Cultural, Histórico e Religioso do RN. O evento é um marco para a comunidade, reunindo fiéis, visitantes e expressões culturais que fortalecem a identidade local.

CIDADE - Parnamirim prepara cadastramento de imprensa para a Festa do Sabugo.


O credenciamento para os veículos de imprensa e profissionais de comunicação que farão a cobertura dos dias de programação da Festa do Sabugo 2025 inicia nesta segunda-feira (11). Os interessados devem entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Parnamirim através do telefone: (61) 99665-0093 (via mensagem whatsapp). O cadastramento será feito até a próxima sexta-feira (15).

Cada veículo poderá cadastrar dois profissionais. A Ascom informa que o contato só será feito via mensagem de whatsapp com as seguintes informações: Nome do veículo; nomes dos profissionais; funções de cada um, além do número da DRT, RG e CPF.

A edição 2025 será realizada de 29 a 31 de agosto, no Parque Aristófanes Fernandes. A expectativa é que essa seja a maior Festa do Sabugo da história da cidade.

Contato para o cadastramento:

Andrezza Barros
(61) 99665 0093

ESTADO - RN garante apoio escolar a alunos com TEA e hipersensibilidade auditiva.

 

Estudantes da rede pública estadual diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e hipersensibilidade auditiva terão direito a recursos de apoio educacional, como dispositivos de proteção auditiva. A Lei nº 12.384/2025 busca garantir um ambiente escolar acessível, seguro e adequado às necessidades sensoriais, fortalecendo as políticas de inclusão.

ESTADO - Corrida do Turismo entra no calendário oficial do RN.


Foi sancionada a Lei nº 12.382/2025, que cria a Corrida do Turismo no calendário oficial de eventos do Rio Grande do Norte. A competição será realizada todos os anos no terceiro domingo de setembro, durante a Semana Mundial do Turismo. O evento visa promover a prática esportiva, incentivar o turismo regional, fortalecer a economia local e conscientizar sobre preservação ambiental. A expectativa é que a corrida movimente atletas, turistas e comunidades, unindo saúde, cultura e lazer.

CIDADE - Parnamirim dá continuidade na Pré-Campanha de vacinação antirrábica no próximo sábado, 16.


A Prefeitura de Parnamirim deu continuidade no último sábado (8), a pré-campanha de vacinação antirrábica de cães e gatos, com 1.658 pets vacinados nos bairros Bela Parnamirim, Passagem de Areia e Rosa dos Ventos. A ação é realizada pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) da Secretaria Municipal de Saúde (SESAD), com o objetivo de facilitar o acesso da população na aplicação da vacina.

Já foram um total de 2.956 vacinas aplicadas, entre cães e gatos, e no próximo dia 16 de agosto, a Prefeitura irá disponibilizar polos de vacinação nos bairros da Cohabinal e Santos Reis. Durante todo o mês de agosto e setembro, sempre aos sábados das 8h às 12h30, serão distribuídos pontos nos demais bairros da cidade para que toda a população possa levar seu pet para a vacinação.

A população também pode levar seu pet para ser vacinado na sede da UVZ, que fica localizada na Rua Parque da Tijuca, no bairro de Cajupiranga. Para mais informações, a população pode entrar em contato através do telefone: (84) 3644-8185.

Confira abaixo os próximos locais e demais informações:

Sábado, 16/08:
Horário: Das 8h às 12h30
Locais:

✔️COHABINAL
- Cohabinal Rações: Avenida João XXIII, nº 519 B.

✔️SANTOS REIS
- Expresso Pet: Rua Edgar Dantas, nº 357;
- Real Rações: Rua Sadi Mendes, nº 912 A.

Sábado, 26/08:
Bairros: ✔️VIDA NOVA; ✔️JOCKEY CLUBE; ✔️PARQUE DE EXPOSIÇÕES.

Sábado, 30/08:
Bairros: ✔️BOA ESPERANÇA; ✔️JARDIM PLANALTO; ✔️LIBERDADE.

Sábado, 06/09:
Bairros: ✔️CAJUPIRANGA; ✔️PARQUE DO JIQUI; ✔️PARQUE DAS NAÇÕES; ✔️PARQUE DAS ÁRVORES.

Sábado, 13/09:
Bairros: ✔️PIRANGI; ✔️PIUM.

Sábado, 20/09:
Bairros: ✔️EMAÚS; ✔️NOVA PARNAMIRIM; ✔️ENCANTO VERDE.

Sábado, 27/09:
“Dia D” da vacinação - com ações por todos os bairros da cidade.

SAÚDE - RN cria programa para apoiar pessoas com Transtorno de Personalidade Borderline.


O Rio Grande do Norte instituiu o Programa Estadual de Conscientização e Apoio às Pessoas com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB). A Lei nº 12.381/2025 também estabelece maio como o Mês de Conscientização sobre o TPB.

O programa prevê campanhas de informação, prevenção de comportamentos de risco, suporte psicossocial, capacitação de profissionais e fortalecimento da rede de saúde mental. Com uma abordagem humanizada e integrada, a iniciativa busca reduzir estigmas, ampliar o acolhimento e promover qualidade de vida para pacientes e familiares. O Estado também estimulará pesquisas e parcerias com universidades para aprimorar políticas públicas na área.

PORTALEGRE - Cachoeira do Talhado vira Patrimônio do RN.


A Cachoeira do Talhado, localizada em Portalegre, agora é Patrimônio Natural, Paisagístico, Ambiental e Turístico do Rio Grande do Norte. A Lei nº 12.380/2025 reconhece a importância do local como símbolo da beleza e riqueza natural do estado.

A medida busca proteger e valorizar a área, incentivando o turismo ecológico e a preservação ambiental.
A cachoeira é um destino procurado por visitantes que buscam contato com a natureza e momentos de lazer em meio a paisagens deslumbrantes.

PARNAMIRIM - Seleção do município estreia com vitória em competição de futsal realizada no interior do estado.


A Seleção de Parnamirim superou a forte equipe de Santa Maria/RN por 4 a 1 na sua estreia na Copa da Liga de Futsal, realizada na cidade de São Paulo do Potengi. A Prefeitura está apoiando firmemente os atletas que defendem as cores da cidade com toda a estrutura necessária em mais uma competição esportiva. Como os jogos são realizados no interior, o município fornece o transporte para a equipe, alimentação e outros custos envolvidos.

A Copa da Liga de Futsal envolve 15 equipes de diversas cidades em busca da premiação de R$5.000,00. A particularidade do torneio é que são permitidos apenas os atletas “prata da casa”, ou seja, oriundos da própria cidade. Os gols de Parnamirim foram marcados pelos atletas Marquinhos, que foi eleito o destaque da partida, Garcia, Rafael Augusto e Pablo. O próximo compromisso da equipe parnamirinense será contra a Seleção de Bento Fernandes, com a data do confronto ainda a ser definida.

SAÚDE - Câncer é a segunda principal causa de morte Ano RN.


As mortes por câncer foram a segunda maior causa de mortalidade no Rio Grande do Norte em 2024, com 3.827 registros. Os dados são do Ministério da Saúde e foram analisados pelo NOVO. As neoplasias representaram 17% dos óbitos no estado, ficando atrás apenas das doenças cardiovasculares, responsáveis por 5.888 mortes no mesmo período — o equivalente a 27% do total.

Em terceiro lugar no ranking das causas de morte estão as doenças respiratórias (2.682), seguidas pelas causas externas, como acidentes de trânsito, que somaram 1.955 ocorrências. Em Natal, a proporção de mortes por câncer é ainda maior: 19% do total.

Entre os tipos de câncer, os tumores dos órgãos do sistema digestivo foram os mais letais, com 1.180 casos — cerca de 30% do total de neoplasias registradas no estado. Esse tipo de câncer pode se desenvolver ao longo de todo o trato gastrointestinal, incluindo estômago, fígado, pâncreas, intestinos, reto e ânus.

O número de mortes por câncer teve alta de 5,7% em cinco anos, passando de 3.620 em 2020 para 3.827 em 2024. A região Nordeste também apresentou um crescimento no número de mortes por neoplasias entre 2020 e 2024, passando de 51.705 para 55.110 — o que representa um aumento de 11,7%.

A tendência de crescimento das mortes por câncer acompanha o cenário global. Um estudo da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (Iarc) aponta que, em 2019, os tumores já eram responsáveis pela maioria dos óbitos prematuros (entre 30 e 70 anos) em 57 países.

O estudo aponta que a expectativa é de que esse padrão se consolide em grande parte das nações ao longo deste século. O cirurgião oncológico Selso Melo, cooperado da Unimed Natal, destaca a importância das consultas regulares para evitar o surgimento de tumores ou detectá-los precocemente.

“Através de boas consultas, realizadas regularmente (a depender de cada caso), podemos prever maior ou menor risco de os pacientes desenvolverem determinados tipos de câncer e atuar sobre isso — a chamada prevenção primária — evitando que um tumor apareça ou, caso ele surja, que seja detectado precocemente, o que nos remete à chamada prevenção secundária. Isso leva a um tratamento menos agressivo, com menos sequelas e retorno mais precoce à vida normal. Isso se traduz em maior tempo de vida livre da doença e com saúde”, explica o médico.

Selso Melo também destaca a importância de exames como a colonoscopia. “A mulher precisa ir ao ginecologista anualmente, realizar a mamografia; o homem deve consultar o urologista. Já a colonoscopia — exame que permite visualizar o intestino grosso (cólon) e a parte final do intestino delgado — deve ser um hábito anual a partir dos 45 anos para todos”, pontua.

Para o especialista, os hábitos de vida saudáveis são a principal ferramenta para prevenção. Entre as práticas recomendadas estão a alimentação balanceada, não fumar e reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e alimentos ultraprocessados. O oncologista também chama atenção para outros fatores que podem influenciar na maior incidência de câncer. O sedentarismo, adverte ele, é um deles. “O ideal é praticar exercícios físicos regularmente (sob orientação profissional) e manter uma dieta equilibrada”, reforça.

ESTADO - Quatro cidades do RN estão impedidas de receber emendas pix.


As cidades potiguares de Serrinha dos Pintos, Serra de São Bento, Extremoz e João Câmara estão impedidas de receber recursos federais provenientes de emendas individuais de transferência especial, as famosas emendas pix.

Os quatro municípios não apresentaram o plano de trabalho nem prestaram contas dos repasses anteriores a 29 de julho.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos bloqueou o envio de recursos atendendo a decisão do ministro Flávio Dino do Supremo Tribunal Federal (STF) que exige mais transparência na aplicação dos recursos.  As cidades precisarão se adequar a Lei Complementar nº 210/2024 para receber os recursos. Até lá ficarão em situação irregular no sistema Transferegov.br.

blogdobarreto

PARNAMIRIM - Prefeitura convocou mais de 100 professores apenas em 2025.


Para atender os estudantes parnamirinenses com cada vez mais qualidade e compromisso, a administração municipal tem realizado convocações constantes de professores de diversas especialidades. A mais recente, ocorrida neste fim de semana, dá as boas-vindas a mais 12 professores que chegam com a missão de atuar na linha de frente nas escolas municipais. Foram contempladas as áreas de Anos Iniciais (4 profissionais), Educação Infantil (2), Geografia (1), História (1), Ciências (2), Língua Portuguesa (1) e Arte (1). Com essa chamada, a Prefeitura chegou à marca de 109 docentes convocados desde o início do ano, um marco para a educação municipal.

Para a prefeita Nilda Cruz, os estudantes representam uma das prioridades da gestão: “As crianças são o futuro. Por esse motivo, estamos investindo na melhoria das condições do ambiente escolar, o que inclui tanto reformas estruturais e uma merenda de qualidade, quanto o fortalecimento do corpo docente”. No Dia do Estudante (11 de agosto), a gestora, que também é professora, disse estar convicta de que a melhoria da educação pública passa pelos investimentos que a Prefeitura tem feito com muita responsabilidade. “Com ações como essa, estamos buscando atender os anseios de cada família que confia seus filhos aos cuidados das escolas municipais”, finalizou.

Os convocados precisam se apresentar à Secretaria de Educação nesta terça-feira (12), até 14h, para a entrega da documentação e encaminhamento às unidades de ensino.

Secretaria Municipal de Educação (SME)
Av. João XXIII, 704, Cohabinal, térreo
Atendimento das 8h às 14h

ESTADO - RN agora tem o Dia do Cooperativismo Potiguar.


O Rio Grande do Norte passa a celebrar, oficialmente, o Dia do Cooperativismo Potiguar no dia 25 de fevereiro de cada ano. A data foi instituída pela Lei nº 12.379/2025, sancionada pela governadora Fátima Bezerra, e tem como objetivo valorizar o papel das cooperativas no desenvolvimento econômico, social e sustentável do estado.

O cooperativismo, que une pessoas em prol de objetivos comuns, é reconhecido como uma ferramenta poderosa de geração de renda, inclusão e fortalecimento comunitário. A partir de agora, eventos e ações poderão marcar a data, aproximando a sociedade das iniciativas cooperativas.

BRASIL - Câmara vai pautar projeto contra ‘adultização’ de crianças nas redes.


O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), informou nesta segunda-feira (11) que vai pautar projetos que combatam ou restrinjam o alcance de perfis e conteúdos nas redes sociais que promovam a ‘adultização’ de crianças e adolescentes.

O tema ganhou enorme repercussão após denúncias do influenciador Felca Bress contra perfis que usam crianças e adolescentes com pouca roupa, dançando músicas sensuais ou falando de sexo em programas divulgados nas plataformas digitais.

“O vídeo do Felca sobre a 'adultização' das crianças chocou e mobilizou milhões de brasileiros. Esse é um tema urgente, que toca no coração da nossa sociedade. Na Câmara, há uma série de projetos importantes sobre o assunto. Nesta semana, vamos pautar e enfrentar essa discussão. Obrigado, Felca. Conte com a Câmara para avançar na defesa das crianças”, afirmou Motta em uma rede social.

O influenciador Felca tem exposto perfis com milhões de seguidores na internet que usam crianças e adolescentes em situações consideradas de adultos para aumentar as visualizações e arrecadar mais recursos, a chamada “monetização” dos conteúdos.

“Devemos cobrar em massa uma mudança nas redes sociais para que conteúdos como esses não sejam espalhados, permitidos nem monetizados. Tira o dinheiro dessa galera que tudo que eles fazem perde o sentido”, defendeu Felca nesse fim de semana.

O governo federal elogiou a iniciativa de Motta. A ministra das relações institucionais, Gleisi Hoffmann, que é a responsável pela relação com o Legislativo, defendeu que é preciso responsabilizar as plataformas.

“[As plataformas] são capazes de identificar praticamente tudo o que fazem seus usuários. Não podem fingir que não é com elas, como normalmente acontece. E a internet não pode continuar sendo uma terra sem lei; uma arma poderosa nas mãos de pedófilos, incitadores de mutilações e suicídios, golpistas e criminosos”, afirmou.

O tema também foi comentado pelo advogado-geral da Uniao (AGU), Jorge Messias, que alertou para a promoção de conteúdos criminosos pelos algoritmos das redes sociais. “Regulamentar adequadamente o uso de plataformas digitais é uma necessidade civilizatória dos nossos tempos: algoritmos têm propagado conteúdo criminoso com crianças. Quem confunde combate à pornografia infantil com ‘censura’ age de má-fé”, destacou.

Adultização infantil

A 'adultização' infantil se refere à exposição precoce de crianças a comportamentos, responsabilidades e expectativas que deveriam ser reservadas aos adultos. A prática pode provocar a erotização e apresentam efeitos que prejudicam o desenvolvimento emocional e psicológico das crianças, segundo a Instituto Alana, organização que trabalha na proteção da criança e do adolescente.