segunda-feira, 11 de maio de 2026

CLIMA - Inmet alerta para chuva intensa, ventos de até 100 km/h e risco de alagamentos no RN.

A semana começou com alerta de chuva forte para boa parte do Rio Grande do Norte. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou Natal e outras 33 cidades potiguares em alerta de perigo para acumulados que podem chegar a 100 milímetros de chuva por dia, além de ventos intensos de até 100 km/h.

O aviso mais intenso começa às 18h desta segunda-feira (11) e segue válido até as 23h59 da terça-feira (12). Segundo o Inmet, há risco de alagamentos, queda de árvores, cortes de energia elétrica e descargas elétricas em cidades da Grande Natal, litoral e agreste potiguar.

Além do alerta laranja, considerado de perigo, o instituto também emitiu um alerta amarelo de perigo potencial para todos os municípios do RN. Nesse caso, a previsão é de chuva mais moderada, mas ainda com possibilidade de transtornos.

Com a previsão de ventos fortes, o Inmet orienta que a população evite se abrigar debaixo de árvores e também não estacione veículos próximos a placas de propaganda ou torres de transmissão.

Nas áreas sob alerta mais grave, a recomendação é desligar aparelhos elétricos e até o quadro geral de energia, se possível, durante os momentos de maior instabilidade.

As cidades em alerta laranja incluem municípios da região metropolitana e do litoral potiguar, como Natal, Parnamirim, Extremoz, Ceará-Mirim, São Gonçalo do Amarante, Nísia Floresta, Tibau do Sul e Touros.

Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pela sua participação