O Rio Grande do Norte, líder nacional em produção de energia renovável, receberá investimentos de R$ 805 milhões para a construção de novas subestações e linhas de transmissão. O Leilão de Transmissão 4/2025, previsto para esta sexta-feira, 31, em São Paulo, contemplará os municípios de João Câmara e Assú, com o objetivo de melhorar a infraestrutura energética nas duas regiões. A medida visa corrigir a saturação na capacidade de distribuição de energia, impulsionando a segurança do sistema e permitindo a expansão do setor.
Desde 2023, o Governo do Estado tem trabalhado com o Ministério de Minas e Energia para garantir os recursos necessários, com a governadora Fátima Bezerra estabelecendo um canal direto com o governo federal. O secretário do Desenvolvimento Econômico, Alan Silveira, destaca que os novos investimentos podem gerar cerca de 2,3 mil empregos diretos e indiretos, beneficiando os setores de construção civil, engenharia e serviços locais. O fortalecimento da rede de transmissão também atrairá mais investimentos para os parques eólicos e solares do estado.
O presidente da Comissão Temática de Energias Renováveis da FIERN, Sérgio Azevedo, ressalta a importância desse leilão para corrigir um desequilíbrio histórico no estado. Embora o RN seja o maior produtor de energia eólica do país, a infraestrutura de transmissão ainda é limitada, o que impede a distribuição eficiente da produção. A melhoria da rede de transmissão trará mais segurança para os investidores e impulsionará o crescimento econômico local.
Com uma matriz energética majoritariamente renovável, o estado gerou, em setembro de 2025, 98,5% de sua potência instalada a partir de fontes limpas, com destaque para a energia eólica, que lidera a produção nacional. A energia solar também tem mostrado forte crescimento, com um aumento de 26% nas conexões no primeiro semestre de 2025, posicionando o RN como um polo de energia renovável no Brasil.
Com informações e fotos: defato.com
%20-%202025-10-30T013638.321.png)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
obrigado pela sua participação