Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 15 de julho de 2025

COMUNICAÇÃO - Diretoria do Midiacom-RN é empossada com presença de ministro.


Com a presença de representantes do governo Federal, Estadual e Municipal além de integrantes do Legislativo, Judiciário e setor produtivo e da comunicação, a primeira diretoria do Sindicato das Empresas de Rádio, Televisão, Jornais, Portais e Revistas do Rio Grande do Norte (Midiacom-RN) foi empossada em solenidade realizada nesta segunda-feira (14), no Hotel Escola Barreira Roxa, em Natal.

A diretoria tem à frente na presidência Thiago Lajus, da InterTV; vice-presidência de Rádio: Felinto Rodrigues Filho (Grupo Dial); vice-presidência de Televisão: Micarla de Sousa (TV Ponta Negra); vice-presidência de Jornais, Portais e Revistas: Fernando Fernandes (Sistema Tribuna de Comunicação); vice-presidência de Relações Sindicais e Trabalhistas: João Soares (Band RN); tesoureiro: Raniere de Andrade (Rede Tropical de Comunicação); Conselho Fiscal: Jean Valério (Novo Notícias), Alex Viana (Agora RN).

O presidente da entidade, Thiago Lajus, afirmou que o Midiacom-RN chega em um momento de discussões e temas que atingem diretamente a comunicação no Brasil, como inteligência artificial, da tecnologia 5G, e de discussões legislativas. “Queremos dialogar com os poderes, federações, e com a sociedade. Além de defender os interesses do próprio mercado, temos mas acima de tudo o compromisso de contribuir com a essência da comunicação, que é a vai além dos interesses, é a comunicação que checa os fatos, que investiga as pautas, que abre espaço ao contraditório”, afirmou.

O presidente ainda reforçou que, embora sejam concorrentes em mercado, as empresas defendem juntas um segmento que abarca milhares de profissionais, o que justifica a criação da entidade.

“Em tempos de mercantilização da notícia e de velocidade da informação que nós vivemos hoje, um movimento desse é importantíssimo para que a gente reafirme o papel da comunicação no cenário local, regional e nacional. Um outro pilar do Mediacom é justamente essa representatividade dos interesses locais junto a um cenário nacional”, pontuou.

O ministro Frederico de Siqueira frisou a “oportunidade de conferir uma identidade que se consolida” e se integrar ainda mais na defesa da democracia. O titular das Comunicações também alertou a respeito do uso da inteligência artificial no desenvolvimento de conteúdos audiovisuais. “Exige debates urgentes sobre ética, regulação e responsabilidade. Tudo isso somado ao combate à desinformação, um dos grandes problemas da comunicação no Brasil”, afirmou.

Para o prefeito de Natal, Paulinho Freire, o Midiacom-RN “fortalece ainda mais o setor de comunicação no Rio Grande do Norte”. Ele também ressaltou o papel do jornalismo na contribuição com a informação divulgada de forma correta e com compromisso. Freire citou também que a nova entidade pode vir a contribuir com o desenvolvimento de Natal e do estado.

Já a governadora Fátima Bezerra afirmou que “o Midiacom vai além da valorização do mercado”. Segundo ela, a instituição fortalece a comunicação como um todo. “É o compromisso com o jornalismo responsável”, disse.

Presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Flávio Lara Resende, a chegada do Midiacom ao RN reforça a comunicação que, segundo ele, é um dos pilares fundamentais da democracia. “Garantimos uma defesa ainda mais forte do setor, sobretudo no combate à desinformação”, declarou.

Ainda em sua fala, disse que o Midiacom vai ser espaço de governança transparente e reforçou o compromisso da Associação junto ao sistema Fecomércio-RN em apoiar e incentivar o Midiacom em ações de qualificação profissional e fortalecimento do mercado de comunicação no RN.

Representando o setor produtivo, o presidente da Fecomercio-RN, Marcelo Queiroz, elogiou a iniciativa do Midiacom e reforçou o papel que a imprensa desempenha em toda a sociedade. Além disso, ressaltou que com o Sindicato os veículos ganham mais uma voz e também atuação dentro de importantes discussões em todo o RN.

Presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Carlos Thompson, parabenizou o Midiacom-RN e declarou ser “um movimento bastante legítimo e importante para viabilizar uma maior organização de ideias e projetos”.

O procurador-geral de Justiça, promotor Gláucio Garcia, vê a chegada do Midiacom ao RN como “de fundamental importância a união dessas entidades” e reforçou o combate a “propagação de fakenews”. Por sua vez, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), desembargador Eduardo Rocha, enalteceu a criação do Midiacom para “fortalecer o movimento associativo no Rio Grande do Norte”.

À frente da presidência da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Rio Grande do Norte (OAB-RN), Carlos Kelsen disse que, com o Midiacom, as entidades de comunicação se organizam e “fortalecem não só a comunicação assertiva como o relacionamento entre as instituições”.

Homenagem

Durante a solenidade desta segunda-feira, aconteceu a entrega da medalha Medalha Café Filho de Comunicação, que foi concedida a personalidades com atuação inovadora e transformadora contribuíram para o fortalecimento do setor de rádio, televisão, imprensa e mídia digital no RN.

Foram homenageados: Miriam de Sousa; Silvino Sinedino (in memoriam e foi representado por seu sobrinho Ênio Sinedino), Cassiano Arruda Câmara, Felinto Rodrigues, Vingt Rosado, Milton Marques, Aluísio Alves, Frederico de Siqueira Filho e Tarcísio Maia (In memoriam e foi representado por seu filho José Agripino Maia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pela sua participação