Memorial às vítimas de Covid

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

ESPORTE - Futebol brasileiro arrecadou R$ 767 milhões com patrocínios em 2012


O Corinthians foi o time brasileiro que mais arrecadou recursos com patrocínio em 2012, aponta o levantamento feito pelo consultor esportivo Amir Somoggi. O clube paulista arrecadou R$ 64,6 milhões com patrocínios, seguido pelo Santos que levantou R$ 70,3 milhões.

No geral, os clubes nacionais arrecadaram R$ 767 milhões. Segundo Somoggi, crescimento em patamar bastante inferior ao registrado em anos anteriores.

As receitas com patrocínio da CBF apresentaram evolução de 7% de 2011 para 2012, metade da média de crescimento na última década. Os clubes apresentaram um crescimento ainda mais baixo em 2012, com aumento de apenas 2% em suas receitas.

Os maiores contratos de patrocínio do futebol brasileiro estão com a CBF, que sozinha representa quase um terço do mercado. Em 2003, essa fonte de receita gerava R$ 80 milhões e em 2012 atingiu R$ 236 milhões, evolução de 194%, ou 119% acima da inflação do período. 

Entre as marcas que mais investiram em patrocínios estão a Nike com investimentos de R$ 61,7 milhões, seguida pelo Itaú com R$ 30,1 milhões e a Vivo com R$ 29 milhões. Também estão na lista Seara, TAM, Volks e Extra. 

Corinthians - R$ 64,6 milhões
Santos - R$ 50,3 milhões
Palmeiras - R$ 44,2 milhões 
Flamengo - R$ 34,4 milhões
Internacional - R$ 32,3 milhões
Vasco - R$ 26,9 milhões
São Caetano - R$ 26,5 milhões
Grêmio - R$ 25 milhões
Atlético - R$ 21,9 milhões
Cruzeiro - R$ 17, 8 milhões
Botafogo - R$ 15,1 milhões
Fluminense - R$ 11,5 milhões
São Paulo - R$ 11,1 milhões

istoédinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pela sua participação