quinta-feira, 29 de janeiro de 2026
PARNAMIRIM - Prefeitura realiza mais um. mutirão de atualização do Cadastro Único neste sábado, 31.
A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), informa que neste sábado (31) das 07 às 12h, a Central de Atendimento Social (CAS) realizará o mutirão do Cadastro Único para famílias que estão com cadastro desatualizado há mais de 24 meses ou que desejem fazer novo cadastro.
O mutirão tem o objetivo de manter os dados atualizados para garantir que o usuário continue tendo acesso a benefícios sociais como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.
Serviço - MUTIRÃO CADASTRO ÚNICO
Central de Atendimento Social - CAS
Rua Pedro Bezerra Filho, nº 55 - Santos Reis (próximo ao Colégio Ph3).
Documentação necessária:
- Certidão de nascimento;
- Certidão de casamento;
- CPF;
- Carteira de identidade (RG);
- Carteira de trabalho;
- Título de eleitor.
*Documentos de todos os componentes da família. Em alguns casos, também podem ser solicitados comprovante de endereço ou declaração escolar.
O mutirão tem o objetivo de manter os dados atualizados para garantir que o usuário continue tendo acesso a benefícios sociais como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.
Serviço - MUTIRÃO CADASTRO ÚNICO
Central de Atendimento Social - CAS
Rua Pedro Bezerra Filho, nº 55 - Santos Reis (próximo ao Colégio Ph3).
Documentação necessária:
- Certidão de nascimento;
- Certidão de casamento;
- CPF;
- Carteira de identidade (RG);
- Carteira de trabalho;
- Título de eleitor.
*Documentos de todos os componentes da família. Em alguns casos, também podem ser solicitados comprovante de endereço ou declaração escolar.
PARNAMIRIM - Coordenadoria do Trabalho abre inscrições para curso de Assistente Administrativo.
A Coordenadoria do Trabalho vai abrir inscrições para o Curso de Assistente Administrativo, voltado à qualificação profissional de jovens e adultos que buscam ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho.
As inscrições acontecem nos dias 29 e 30 de janeiro, por meio de link disponibilizado pela Coordenadoria. O curso terá início em 02 de fevereiro e será ofertado em duas turmas, nos turnos manhã e tarde, com aulas das 8h às 12h e das 13h às 17h, respectivamente.
As atividades serão realizadas na sede da Coordenadoria do Trabalho, localizada na Rua Luzia Bezerra de Lima, nº 382, bairro Rosa dos Ventos.
Para participar, é necessário atender aos seguintes pré-requisitos: estar inscrito no Cadastro Único, possuir renda familiar de até dois salários mínimos, ter ensino fundamental completo e idade mínima de 16 anos.
A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a promoção da qualificação profissional, a inclusão social e o fortalecimento da autonomia da população.
CURSO DE ASSISTENTE ADMINISTRATIVO
Inscrições: 29 e 30 de janeiro
Link de inscrição para turma da manhã:
Link de inscrição para turma da tarde:
PUREZA - Vereadores do PL vencem julgamento no processo sobre cota de gênero nas eleições de 2024.
Na última terça-feira, 27, vereadores do Partido Liberal (PL) do município de Pureza, venceram um novo julgamento no processo que questionava o cumprimento da cota de gênero nas eleições. O caso foi analisado em segunda instância, e o resultado foi favorável aos parlamentares por unanimidade.
Em setembro, uma ação movida pela candidata Islane Michelle Silva de Souza acusou o PL de Pureza de ter lançado candidaturas fictícias para cumprir a cota de gênero nas eleições de 2024.
A decisão reafirma a legalidade da chapa apresentada pelo partido e fortalece a legitimidade dos mandatos conquistados nas urnas.
Com esse novo desfecho, fica consolidado o entendimento do Judiciário de que não houve irregularidades no processo eleitoral envolvendo o PL em Pureza, encerrando mais uma etapa da disputa jurídica.
Carnaubais: Arquivada peça que apurou constituição e implementação do FIA no município
.jpg)
Imagem: Ilustração
A 2ª Promotoria de Justiça da comarca com sede na cidade do Assú confirma a promoção do arquivamento do Procedimento Administrativo nº 32.23.2042.0000127/2025-62, instaurado com a finalidade de acompanhar a constituição e implementação do Fundo da Infância e Adolescência (FIA), e sua correta regularização junto à Receita Federal do Brasil (RFB), no âmbito do município de Carnaubais
A decisão é comunicada em aviso que é publicado inteiramente na edição do Diário Oficial do Estado do RN desta quarta-feira (28).
Prorrogação: TSE amplia prazo para inscrições de manifestações orais nas audiências públicas

Imagem: Assessoria/TSE
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sediado em Brasília, prorrogou até as 23h59 da próxima sexta-feira (30) o prazo para inscrições de interessados em se manifestar oralmente, na modalidade presencial, nas audiências públicas destinadas a discutir as minutas de resoluções que irão orientar as eleições gerais de outubro.
O prazo inicial para o envio dos pedidos de manifestações orais havia se esgotado nessa terça-feira (27), e o edital de prorrogação foi publicado no Diário da Justiça eletrônico (DJe) do TSE nesta quarta-feira (28), destaca informação postada pela página virtual do Tribunal.
quarta-feira, 28 de janeiro de 2026
POLITICA - TRE-RN mantém cassação do prefeito e do vice de Itaú por irregularidades eleitorais.
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) confirmou, nesta terça-feira (27), a cassação dos mandatos do prefeito de Itaú, André Júnior, e do vice-prefeito, Paulinho de Enoque. Por unanimidade, a Corte rejeitou os embargos de declaração apresentados pela defesa e manteve a decisão que reconheceu irregularidades graves durante a eleição.
O relator do processo, juiz Daniel Maia, apontou a ocorrência de abuso de poder e de condutas vedadas pela legislação eleitoral ao longo do pleito. Com o resultado do julgamento, a decisão torna-se definitiva no âmbito estadual e deve ser cumprida nos próximos dias.
Com a manutenção da cassação, André Júnior e Paulinho de Enoque deverão se afastar imediatamente dos cargos. O TRE-RN comunicará oficialmente a Câmara Municipal de Itaú, que assumirá a administração do município de forma provisória, assegurando a continuidade dos serviços públicos essenciais.
Governo interino
O presidente da Câmara Municipal ficará responsável pela condução do Executivo local até a realização de uma eleição suplementar. O novo pleito será convocado pela Justiça Eleitoral para a escolha dos novos representantes do município.
Defesa pode recorrer ao TSE
A defesa do prefeito e do vice informou que deve recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, com pedido de liminar para suspender os efeitos da decisão. A intenção é possibilitar o retorno temporário aos cargos enquanto o recurso é analisado, embora esse tipo de medida seja pouco comum em casos semelhantes.
O TRE-RN reiterou que a cassação tem efeito imediato no estado e deve ser integralmente cumprida até eventual decisão do TSE. O caso reforça a atuação da Justiça Eleitoral no acompanhamento do processo eleitoral e na responsabilização por práticas que comprometem a regularidade do pleito.
PARNAMIRIM - Prefeitura realiza ação odontológica com acolhidos do Centro POP do município.
Buscando garantir acesso digno e de qualidade aos procedimentos odontológicos, a Prefeitura de Parnamirim, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social e de Saúde, vem realizando atendimentos voltados à população em situação de rua acolhida no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP).
A iniciativa já contabiliza três ações voltadas à promoção da saúde bucal, com serviços de limpeza e confecção de próteses dentárias, realizadas no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do município. As ações têm como objetivo não apenas cuidar da saúde, mas também contribuir para a autoestima, o bem-estar e a reinserção social dos usuários atendidos.
A parceria entre as secretarias reforça o compromisso da gestão municipal com políticas públicas integradas, que garantem cuidado, dignidade e acesso aos serviços essenciais para quem mais precisa. A Prefeitura segue ampliando e fortalecendo ações que promovem inclusão social e qualidade de vida à população em situação de vulnerabilidade.
BRASIL - Anvisa dá passo histórico e amplia uso medicinal da cannabis no Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quarta-feira (28), uma resolução que marca um novo capítulo na saúde brasileira ao ampliar o uso de terapias à base de cannabis. A norma autoriza a venda de canabidiol em farmácias de manipulação e permite o cultivo da planta no país por pessoas jurídicas, exclusivamente para fins medicinais e científicos, desde que a produção seja controlada, fiscalizada e compatível com a demanda informada ao órgão.
A decisão atende a uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) e estabelece regras claras para importação, fabricação e comercialização dos medicamentos, com limite de até 0,3% de THC. A medida foi recebida com otimismo por entidades e especialistas, que destacam a redução da insegurança jurídica e a ampliação do acesso para pacientes com doenças crônicas e debilitantes. Hoje, quase 900 mil brasileiros já utilizam medicamentos à base de cannabis, um mercado que cresce ano após ano e ganha cada vez mais respaldo científico e institucional.
agencia brasil
PARNAMIRIM - Prefeitura assina termo de parceria com a PRF para o projeto Educar PRF.

A Prefeitura de Parnamirim por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) assinou, nesta quarta-feira (28), o termo de compromisso e adesão do projeto Educar PRF, com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma iniciativa que leva educação para o trânsito às escolas da rede municipal. A assinatura do termo de cooperação aconteceu na sede da PRF/RN.
Desenvolvido anualmente em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o projeto tem como objetivo conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância de um trânsito mais seguro. Por meio de palestras educativas e atividades lúdicas, os policiais rodoviários federais abordam temas como cidadania, respeito às leis de trânsito e prevenção de acidentes, contribuindo para a formação de futuros condutores e pedestres mais responsáveis.
Estiveram presentes no momento da assinatura a prefeita Nilda Cruz, a secretária municipal de Educação, Elisa Toscano, a secretária adjunta Heloísa Camargos, além de autoridades da Polícia Rodoviária Federal no RN.
A renovação do termo reforça o compromisso da gestão municipal com a educação e com a promoção de ações preventivas que impactam diretamente na segurança e na qualidade de vida da população.
Desenvolvido anualmente em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o projeto tem como objetivo conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância de um trânsito mais seguro. Por meio de palestras educativas e atividades lúdicas, os policiais rodoviários federais abordam temas como cidadania, respeito às leis de trânsito e prevenção de acidentes, contribuindo para a formação de futuros condutores e pedestres mais responsáveis.
Estiveram presentes no momento da assinatura a prefeita Nilda Cruz, a secretária municipal de Educação, Elisa Toscano, a secretária adjunta Heloísa Camargos, além de autoridades da Polícia Rodoviária Federal no RN.
A renovação do termo reforça o compromisso da gestão municipal com a educação e com a promoção de ações preventivas que impactam diretamente na segurança e na qualidade de vida da população.
CLIMA - RN sob dois alertas meteorológicos: veja as cidades com previsão de chuva forte.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou dois novos alertas de chuvas intensas para o Rio Grande do Norte, com validade a partir das 10h da quarta-feira (28). Os avisos são de perigo potencial (amarelo) e perigo (laranja) e indicam desde pancadas moderadas até 100 mm por dia, acompanhados de ventos fortes, em diferentes regiões do estado.
O alerta amarelo, que segue até as 23h59 da quinta-feira (29), prevê chuva entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, além de ventos entre 40 e 60 km/h. O aviso abrange municípios como Água Nova, Doutor Severiano, Encanto, São Miguel, Venha-Ver e Luís Gomes. Segundo o Inmet, há baixo risco de ocorrências como alagamentos pontuais, quedas de galhos e interrupções no fornecimento de energia.
Para essas áreas, o órgão orienta que a população evite se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento, não estacione veículos próximos a placas de propaganda ou torres de transmissão e reduza o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Em caso de necessidade, as recomendações são acionar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).
Já o alerta laranja, de maior severidade, tem validade até as 10h da quinta-feira (29) e atinge um número maior de municípios potiguares, incluindo Natal, Mossoró, Parnamirim, Ceará-Mirim, Caicó, Açu, Macau, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Currais Novos e João Câmara, entre outras cidades espalhadas pelo RN.
Nesse caso, a previsão é de chuvas entre 30 e 60 mm por hora ou acumulados que podem chegar a 100 mm por dia, com ventos de 60 a 100 km/h. O Inmet aponta risco de alagamentos, quedas de árvores, descargas elétricas e interrupções no fornecimento de energia elétrica.
Para as áreas sob alerta laranja, a orientação é que, se possível, a população desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, evite deslocamentos em áreas alagadas e redobre a atenção em regiões mais vulneráveis a enxurradas e transbordamentos.
Confira todas as cidades do RN no alerta amarelo:
Água Nova, Coronel João Pessoa, Doutor Severiano, Encanto, José da Penha, Luís Gomes, Major Sales, Paraná, Riacho de Santana, São Miguel, Venha-Ver.
Confira todas as cidades do RN no alerta laranja:
O alerta amarelo, que segue até as 23h59 da quinta-feira (29), prevê chuva entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, além de ventos entre 40 e 60 km/h. O aviso abrange municípios como Água Nova, Doutor Severiano, Encanto, São Miguel, Venha-Ver e Luís Gomes. Segundo o Inmet, há baixo risco de ocorrências como alagamentos pontuais, quedas de galhos e interrupções no fornecimento de energia.
Para essas áreas, o órgão orienta que a população evite se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento, não estacione veículos próximos a placas de propaganda ou torres de transmissão e reduza o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Em caso de necessidade, as recomendações são acionar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).
Já o alerta laranja, de maior severidade, tem validade até as 10h da quinta-feira (29) e atinge um número maior de municípios potiguares, incluindo Natal, Mossoró, Parnamirim, Ceará-Mirim, Caicó, Açu, Macau, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Currais Novos e João Câmara, entre outras cidades espalhadas pelo RN.
Nesse caso, a previsão é de chuvas entre 30 e 60 mm por hora ou acumulados que podem chegar a 100 mm por dia, com ventos de 60 a 100 km/h. O Inmet aponta risco de alagamentos, quedas de árvores, descargas elétricas e interrupções no fornecimento de energia elétrica.
Para as áreas sob alerta laranja, a orientação é que, se possível, a população desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, evite deslocamentos em áreas alagadas e redobre a atenção em regiões mais vulneráveis a enxurradas e transbordamentos.
Confira todas as cidades do RN no alerta amarelo:
Água Nova, Coronel João Pessoa, Doutor Severiano, Encanto, José da Penha, Luís Gomes, Major Sales, Paraná, Riacho de Santana, São Miguel, Venha-Ver.
Confira todas as cidades do RN no alerta laranja:
Acari, Açu, Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Angicos, Apodi, Areia Branca, Arês, Augusto Severo, Baraúna, Barcelona, Bento Fernandes, Bodó, Bom Jesus, Brejinho, Caiçara do Norte, Caiçara do Rio do Vento, Caicó, Campo Redondo, Caraúbas, Carnaubais, Ceará-Mirim, Cerro Corá, Coronel Ezequiel, Cruzeta, Currais Novos, Espírito Santo, Extremoz, Felipe Guerra, Fernando Pedroza, Florânia, Galinhos, Goianinha, Governador Dix-Sept Rosado, Grossos, Guamaré, Ielmo Marinho, Ipanguaçu, Itajá, Jaçanã, Jandaíra, Janduís, Januário Cicco, Japi, Jardim de Angicos, Jardim de Piranhas, João Câmara, Jucurutu, Jundiá, Lagoa d’Anta, Lagoa de Pedras, Lagoa de Velhos, Lagoa Nova, Lagoa Salgada, Lajes, Lajes Pintadas, Macaíba, Macau, Maxaranguape, Monte Alegre, Monte das Gameleiras, Mossoró, Natal, Nísia Floresta, Paraú, Parazinho, Parnamirim, Passagem, Pedra Grande, Pedra Preta, Pedro Avelino, Pendências, Poço Branco, Porto do Mangue, Pureza, Riachuelo, Rio do Fogo, Ruy Barbosa, Santa Cruz, Santa Maria, Santana do Matos, Santo Antônio, São Bento do Norte, São Bento do Trairí, São Fernando, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, São José do Campestre, São José do Seridó, São Miguel do Gostoso, São Paulo do Potengi, São Pedro, São Rafael, São Tomé, São Vicente, Senador Elói de Souza, Serra Caiada, Serra de São Bento, Serra do Mel, Serrinha, Sítio Novo, Taipu, Tangará, Tenente Laurentino Cruz, Tibau, Touros, Triunfo Potiguar, Upanema, Várzea, Vera Cruz.
PARNAMIRIM - Artesãs cadastradas em Parnamirim participam da 31ª Fiart, em Natal.
As artesãs cadastradas no município, por meio da Coordenadoria do Trabalho da Secretaria Municipal de Assistência Social, estão participando da 31ª edição da Feira Internacional de Artesanato (Fiart), que acontece em Natal, no Centro de Convenções.
O evento, considerado um dos maiores do segmento no Nordeste, reúne artesãos de diversas regiões e segue até o dia 1º de fevereiro, com visitação no período de 23 de janeiro a 1º de fevereiro, sempre das 16h às 22h.
A participação das artesãs locais representa uma importante oportunidade de valorização do trabalho manual, geração de renda e fortalecimento da economia criativa. No espaço, o público pode conhecer peças produzidas com identidade cultural, criatividade e técnicas que refletem a tradição e o talento das artesãs do município.
A presença na Fiart também reforça o apoio da gestão municipal às políticas de incentivo ao trabalho e ao empreendedorismo, promovendo visibilidade e novas oportunidades de comercialização para quem vive do artesanato.
A feira acontece no Centro de Convenções de Natal e segue aberta ao público durante todo o período do evento.
ESTADO - MP manda parar autopromoção em Caiçara do Rio do Vento e cobra respeito à Constituição
O Ministério Público do Rio Grande do Norte emitiu três recomendações à Prefeitura de Caiçara do Rio do Vento para interromper práticas de promoção pessoal de gestoras em eventos, obras e redes sociais oficiais. A medida foi tomada após registros de discursos políticos e uso de servidores com camisetas personalizadas durante o acendimento das luzes natalinas, em dezembro de 2025, ferindo o princípio da impessoalidade que deve nortear a administração pública.
As recomendações proíbem manifestações político-partidárias em atos institucionais, vetam vestimentas e materiais que associem políticas públicas à imagem de autoridades e exigem a retirada, em até 48 horas, de publicações que personalizem obras — incluindo a recuperação da RN-093, que recebeu recursos municipais apesar de ser via estadual. O MP também determinou a apresentação de processos administrativos, despesas de eventos e publicidade, além de documentos sobre a compra de veículos e ambulâncias. O recado é claro: bens e ações financiados com dinheiro público não podem virar propaganda; o descumprimento pode resultar em ações por improbidade administrativa.
PARNAMIRIM - Prefeitura reforça prazo para desconto de 20% no IPTU 2026 e amplia atendimento ao contribuinte.
Para facilitar a vida de quem deseja garantir o benefício, a gestão da prefeita Nilda ampliou o horário e os pontos de atendimento da Secretaria Municipal de Tributação (Semut), reforçando o compromisso com o cidadão. Além de funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, a Semut também passou a atender no bairro de Cidade Verde, além dos polos em Nova Parnamirim e Pirangi do Norte, descentralizando ainda mais os serviços, e aproximando a Prefeitura da população. Em todos os locais, os contribuintes podem receber orientações, negociar débitos, emitir carnês e acessar diversos serviços relacionados à tributação municipal. Para o desconto é necessário pagar até sexta-feira (30).
Para ter direito ao desconto máximo, é necessário estar regular com a Fazenda Municipal, manter o cadastro do imóvel atualizado e realizar a emissão do Documento de Arrecadação Municipal (DAM) por meio do site oficial da Prefeitura. O DAM é composto pelo IPTU, com 20% de desconto, pela Taxa de Coleta e Remoção de Lixo (TCRL) e pela Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (CIP).
A prefeita Nilda destacou a importância de aproveitar o momento e manter as obrigações em dia.
“Estamos oferecendo todas as condições para que o contribuinte regularize sua situação e aproveite esse desconto tão importante. É uma forma de reconhecer quem é bom pagador e contribui para o desenvolvimento da nossa cidade”, afirmou.
A gestora também reforçou que os recursos arrecadados retornam diretamente para a população.
“O IPTU é fundamental para manter e ampliar os investimentos em saúde, educação, limpeza urbana, praças, iluminação pública e para garantir o pagamento dos servidores. Cada contribuinte que mantém seus impostos em dia ajuda a construir uma Parnamirim melhor para todos”, ressaltou Nilda.
A Prefeitura lembra que o prazo para garantir o desconto está chegando ao fim e reforça o chamado para que os contribuintes não deixem para a última hora.
“Essa é uma oportunidade que premia quem é responsável com a cidade. Organizamos nossa estrutura para atender bem e facilitar o acesso. Aproveitem, regularizem sua situação e garantam o desconto”, concluiu a prefeita.
CIDADES - Assú terá parada programada de abastecimento na terça-feira (03/02).
A Caern vai paralisar o envio de água para Assú, das 4h às 17h, na terça-feira (03/02). A suspensão é necessária para que a equipe realize manutenção mecânica em equipamento da Estação de Tratamento de Água. Após religar o sistema, no final da tarde de terça-feira, serão necessárias até 72 horas para a completa normalização do abastecimento, em toda a cidade. A Companhia informa com antecedência as paradas programadas para que a população possa se preparar. A orientação é que durante a parada e normalização, os clientes façam uso de água de forma consciente e armazenem de forma segura em reservatórios domiciliares.
GALINHOS - MP abre inquérito para investigar seletivo da Prefeitura de Galinhos e possível afronta à lei federal.
O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte instaurou Inquérito Civil para apurar possíveis irregularidades no Processo Seletivo Simplificado nº 001/2025 da Prefeitura Municipal de Galinhos, destinado à contratação de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. A investigação busca esclarecer se a escolha do modelo simplificado respeitou a legislação federal ou se houve violação às regras que exigem seleção por provas ou provas e títulos.
A apuração teve início a partir de uma Notícia de Fato, convertida em Procedimento Preparatório, diante da suspeita de descumprimento do artigo 9º da Lei nº 11.350/2006. Segundo o MP, a Prefeitura foi oficialmente requisitada a apresentar justificativas documentais que comprovassem urgência para adoção do procedimento simplificado, mas permaneceu em silêncio, mesmo após prorrogação de prazo e ciência formal.
Com a ausência de resposta do ente municipal, o Ministério Público decidiu aprofundar a investigação, ampliando a instrução do caso por meio do Inquérito Civil. O órgão destaca que a falta de manifestação inviabilizou uma conclusão segura na fase preparatória e reforça que compete ao MP zelar pela legalidade dos atos administrativos e pelos princípios da administração pública.
A Promotoria determinou a publicação da portaria no Diário Oficial e concedeu novo prazo improrrogável de 10 dias úteis para que a Prefeitura apresente, de forma clara e objetiva, a justificativa da urgência alegada. O caso segue sob investigação e poderá resultar em medidas judiciais, caso sejam confirmadas irregularidades.
PENDÊNCIAS - MP recomenda freio nos gastos do Carnaval 2026 no município e alerta para risco de improbidade.
O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte emitiu uma recomendação firme ao Município de Pendências para que a Prefeitura evite despesas consideradas excessivas com o Carnaval 2026. A medida foi adotada após denúncia apontar empenho de recursos vultosos e desproporcionais para a festa, levantando preocupação quanto ao equilíbrio fiscal e à priorização de serviços essenciais.
No documento, o MP destaca que o gestor público deve observar os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, sobretudo em cenários de possível precariedade na saúde, educação e segurança. O órgão alerta que gastos elevados com eventos festivos, quando há risco de atraso no pagamento de servidores, fornecedores ou falta de insumos básicos, podem configurar ato de improbidade administrativa e violação à Lei de Responsabilidade Fiscal.
A recomendação orienta que o município suspenda imediatamente contratações que não estejam alinhadas à média de mercado e à realidade financeira local. Também determina que, em até cinco dias úteis, a Prefeitura comprove sua regularidade fiscal, demonstrando que eventuais despesas com o Carnaval não comprometerão serviços essenciais como fornecimento de medicamentos, transporte escolar e pagamento do funcionalismo.
Por fim, o Ministério Público defende uma postura de austeridade, priorizando artistas locais e estruturas compatíveis com a arrecadação municipal. O órgão adverte que o descumprimento da recomendação poderá resultar em medidas judiciais, incluindo Ação Civil Pública por improbidade administrativa, suspensão dos eventos e até bloqueio de bens dos responsáveis.
terça-feira, 27 de janeiro de 2026
PARNAMIRIM - Prefeitura abre inscrições para a Escola Municipal de Esportes (EMEP).
A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), está com inscrições abertas para a Escola Municipal de Esportes de Parnamirim (EMEP). Os interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 26 de fevereiro nas modalidades futsal, vôlei de quadra e futebol de campo.
Para se matricular é preciso apresentar os seguintes documentos: RG ou certidão de nascimento do aluno; RG ou CNH do responsável; comprovante de residência atualizado (dos últimos três meses); declaração escolar 2026; e uma foto 3x4 atualizada do aluno.
As inscrições podem ser feitas de forma online, por meio do Portal de Editais, ou presencialmente. Caso todas as vagas sejam preenchidas, o aluno será incluído no cadastro de reserva. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (84) 97601-4278.
Inscrições
Online: https://edital.sel.parnamirim.rn.gov.br/#/portal/inicio
Presencial: Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) – Rua Edgar Dantas, nº 732, bairro Santos Reis
Polos e modalidades
Ginásio de Nova Parnamirim
Manhã e tarde
Futsal e vôlei
Arena Parnamirim
Manhã e tarde
Futebol
Ginásio de Emaús
Manhã e tarde
Futsal e vôlei
Ginásio de Liberdade
Manhã e tarde
Futsal e vôlei
Ginásio de Pium
Manhã e tarde
Futsal e vôlei
Ginásio de Passagem de Areia
Manhã e tarde
Futsal e vôlei
CLIMA - Inmet alerta para chuvas intensas em todo o Rio Grande do Norte.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para todo o Rio Grande do Norte. O aviso é da cor laranja, que representa perigo potencial - o segundo numa escala de severidade de três níveis do órgão.
O alerta vale a partir desta segunda-feira (26) até o fim da terça-feira (27). No alerta laranja, as chuvas podem ser de 30 a 60 milímetros por hora ou atingir de 50 e 100 mm por dia. Além disso, há a previsão de ventos intensos, entre 60 e 100 km/h.
Segundo o Inmet, nesse tipo de alerta há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. As instruções do órgão, em caso de rajadas de vento, são:
não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
⚠️ Caso seja necessário, a recomendação é buscar mais informações ou ajuda junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
G1RN
PARNAMIRIM - Município participa de celebração de 83 anos do grupo Amigos da Rampa nesta quarta, 28.
O Grupo Amigos da Rampa promove, na próxima quarta-feira (28), a celebração dos 83 anos da Conferência do Potengi, encontro histórico realizado em 1943 entre os presidentes Getúlio Dornelles Vargas, do Brasil, e Franklin Delano Roosevelt, dos Estados Unidos. A programação contará com a participação do Município de Parnamirim, território diretamente ligado ao episódio por meio do antigo Trampolim da Vitória.
A celebração será marcada por uma encenação histórica, que relembra um dos momentos mais emblemáticos da presença brasileira no contexto da Segunda Guerra Mundial e reforça a importância do Rio Grande do Norte no cenário internacional da época.
A programação tem início às 9h30, com concentração no Centro Cultural Rampa, no bairro Santos Reis, em Natal. Às 10h, acontece a partida do comboio de veículos antigos, reunindo modelos que remetem ao período histórico da conferência.
O encerramento está previsto para às 10h45, no Centro Cultural Trampolim da Vitória (CCTV), localizado no antigo Aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim, espaço que simboliza a atuação estratégica da cidade como base aérea das forças aliadas durante a Segunda Guerra Mundial.
A iniciativa busca preservar a memória histórica da Conferência do Potengi, fortalecendo o reconhecimento de Natal e Parnamirim como cenários fundamentais desse acontecimento, além de aproximar a população de um capítulo decisivo da história do Brasil.
O evento é aberto ao público e convida moradores e visitantes a vivenciarem, de forma educativa e cultural, um importante marco da história potiguar e nacional.
BRASIL - INSS DESMENTE BOATO: aposentadorias não serão cortadas por falta da nova identidade.
As redes sociais espalharam, nesta segunda-feira (26), uma informação falsa de que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deixaria de pagar aposentadorias a quem não tivesse a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O órgão esclareceu que nenhum benefício em manutenção será suspenso e que aposentados e pensionistas não precisam tomar nenhuma providência agora.
O que está em curso é um processo gradual de implantação da biometria digital, iniciado em novembro, válido apenas para novos pedidos de benefícios. Nessa etapa, o INSS aceita dados biométricos da CIN, da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou do Título de Eleitor, sem qualquer impacto para quem já recebe aposentadoria, pensão ou auxílio.
A partir de 1º de maio, a biometria passa a ser exigida também para novos pedidos de salário-maternidade, benefício por incapacidade temporária e pensão por morte. Já a CIN se tornará o único documento aceito apenas em 1º de janeiro de 2028, inclusive para manutenção de benefícios, com comunicação prévia e sem bloqueios automáticos.
O INSS reforça que haverá exceções, como idosos acima de 80 anos, pessoas com dificuldade de locomoção, moradores de áreas remotas, migrantes e brasileiros no exterior. A recomendação é que a população emita a nova identidade com antecedência, para evitar filas no futuro e aumentar a segurança contra fraudes.
📌 Fonte: Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) / Governo Federal
O que está em curso é um processo gradual de implantação da biometria digital, iniciado em novembro, válido apenas para novos pedidos de benefícios. Nessa etapa, o INSS aceita dados biométricos da CIN, da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou do Título de Eleitor, sem qualquer impacto para quem já recebe aposentadoria, pensão ou auxílio.
A partir de 1º de maio, a biometria passa a ser exigida também para novos pedidos de salário-maternidade, benefício por incapacidade temporária e pensão por morte. Já a CIN se tornará o único documento aceito apenas em 1º de janeiro de 2028, inclusive para manutenção de benefícios, com comunicação prévia e sem bloqueios automáticos.
O INSS reforça que haverá exceções, como idosos acima de 80 anos, pessoas com dificuldade de locomoção, moradores de áreas remotas, migrantes e brasileiros no exterior. A recomendação é que a população emita a nova identidade com antecedência, para evitar filas no futuro e aumentar a segurança contra fraudes.
📌 Fonte: Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) / Governo Federal
PARNAMIRIM - Prefeitura abre credenciamento da imprensa para o Carnaval do Povo 2026.
A Prefeitura de Parnamirim informa que está aberto o credenciamento para os profissionais de comunicação interessados em realizar a cobertura do Carnaval do Povo 2026 em Pirangi. O formulário é destinado a jornalistas, fotógrafos, cinegrafistas e demais profissionais de imprensa que atuarão durante o evento.
A aprovação do cadastro implica na aceitação das normas de segurança e conduta estabelecidas pela organização, que visam garantir a segurança dos profissionais, do público e a organização dos desfiles na avenida. Entre as orientações, estão a proibição de acesso aos trios elétricos e pranchões, o uso pessoal e intransferível do crachá de identificação e a obrigatoriedade de mantê-lo visível durante todo o evento.
Caso algum veículo de comunicação necessite de imagens ou filmagens específicas realizadas a partir dos trios ou pranchões, o material deverá ser solicitado diretamente à ASCOM de Prefeitura, responsável pelo fornecimento das imagens oficiais.
No período de 30/01 a 05/02 os interessado poderão realizar o credenciamento e visualizar demais informações sobre as normas de segurança e conduta, acessando o link: https://forms.gle/Zmuhnce9AZAS2guQA
PARNAMIRIM - Prefeitura promove 1ª Reunião de alinhamento com gestores escolares.
A Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria de Educação (SME) promoveu, nesta segunda-feira (26), no auditório da Escola Augusto Severo, a 1ª Reunião de Alinhamento Educacional com Gestores Escolares. O encontro reuniu gestores pedagógicos e administrativos de 67 escolas da rede municipal e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).
A iniciativa teve como objetivo apresentar e alinhar as Diretrizes Educacionais Prioritárias da Secretaria para o ano de 2026, fortalecendo a integração entre as coordenadorias da Secretaria e as unidades de ensino.
Durante a reunião, a prefeita de Parnamirim, Nilda Cruz, ressaltou os desafios já superados pela gestão, enfatizando a importância da transparência e do planejamento. Entre os avanços citados estão o pagamento do piso salarial dos professores, a liberação da 1ª e 2ª parcelas do ROM (recurso destinado a pequenos reparos e melhorias nas escolas e CMEIS) e as reformas realizadas em diversas unidades da rede municipal. A gestora também apresentou metas educacionais para 2026, reforçando o compromisso com a melhoria contínua da educação no município.
Na ocasião, a secretária de Educação, Eliza Toscano, destacou temas centrais para o próximo ano letivo, como aprendizagem e sucesso escolar, qualidade e inclusão, além de inovação e gestão democrática. Também foram apresentados os projetos, programas permanentes e a programação prevista para 2026.
segunda-feira, 26 de janeiro de 2026
CLIMA - Baixa umidade acende alerta em 72 cidades do Rio Grande do Norte.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de baixa umidade do ar para 72 municípios do Rio Grande do Norte, com maior impacto nas regiões Central e Oeste do estado. O aviso é de perigo potencial (nível amarelo) e segue válido até as 21h desta segunda-feira (26), chamando atenção para os cuidados com a saúde da população.
Segundo o Inmet, a umidade relativa do ar pode oscilar entre 20% e 30%, índice considerado abaixo do ideal. Apesar disso, o risco de incêndios florestais e de agravamento de problemas de saúde é classificado como baixo, o que mantém o alerta no nível mais brando da escala, sem previsão de elevação para estágios mais graves.
Diante do cenário, o órgão recomenda medidas simples, mas essenciais: beber bastante líquido ao longo do dia, evitar exercícios físicos nos horários mais quentes e secos, reduzir a exposição direta ao sol e, sempre que possível, manter os ambientes umidificados. A orientação é redobrar a atenção, especialmente com crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios.
Acari, Açu, Água Nova, Alexandria, Almino Afonso, Antônio Martins, Apodi, Augusto Severo, Caicó, Caraúbas, Carnaúba dos Dantas, Coronel João Pessoa, Cruzeta, Currais Novos, Doutor Severiano, Encanto, Equador, Felipe Guerra, Florânia, Francisco Dantas, Frutuoso Gomes, Governador Dix-Sept Rosado, Ipueira, Itaú, Janduís, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, João Dias, José da Penha, Jucurutu, Lagoa Nova, Lucrécia, Luís Gomes, Major Sales, Marcelino Vieira, Martins, Messias Targino, Olho d’Água do Borges, Ouro Branco, Paraná, Paraú, Parelhas, Patu, Pau dos Ferros, Pilões, Portalegre, Rafael Fernandes, Rafael Godeiro, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Rodolfo Fernandes, Santana do Matos, Santana do Seridó, São Fernando, São Francisco do Oeste, São João do Sabugi, São José do Seridó, São Miguel, São Rafael, São Vicente, Serra Negra do Norte, Serrinha dos Pintos, Severiano Melo, Taboleiro Grande, Tenente Ananias, Tenente Laurentino Cruz, Timbaúba dos Batistas, Triunfo Potiguar, Umarizal, Upanema, Venha-Ver e Viçosa.
PARNAMIRIM - Prefeitura abre inscrições para Rei e Rainha do Carnaval do Povo 2026.
A Prefeitura de Parnamirim está com inscrições abertas até o dia 29 para o concurso de Rei e Rainha do Carnaval do Povo 2026. A iniciativa é realizada pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETUDE) e tem como objetivo valorizar e fortalecer uma das mais tradicionais manifestações culturais da cidade.
As inscrições devem ser realizadas até a próxima quinta-feira (29), por meio do site oficial do município, www.parnamirim.rn.gov.br, acessando o Portal dos Editais e, em seguida, a aba da SETUDE. Para participar, é necessário ter idade mínima de 18 anos e possuir habilidades em samba e frevo. Não há exigência de critérios relacionados a peso ou altura. Os candidatos devem apresentar RG, CPF, comprovante de residência e currículo artístico.
Após o período de inscrições, os candidatos passarão por uma pré-seleção realizada pela SETUDE. Os aprovados participarão de uma reunião no dia 2 de fevereiro, quando receberão as orientações sobre as etapas seguintes do concurso.
Além da premiação, os eleitos receberão os adereços oficiais do reinado, como coroa, cetro, faixa e fantasia. Ao longo do mandato, o Rei e a Rainha representarão o município nos principais blocos e eventos carnavalescos, conforme calendário estabelecido pela SETUDE.
O mandato do Rei e da Rainha do Carnaval do Povo de Parnamirim 2026 terá início na abertura oficial do Carnaval do Povo e seguirá até a Quarta-feira de Cinzas, em horário a ser definido pela SETUDE.
Serviço:
Inscrições para Rei e Rainha do Carnaval 2026
- Data: 26 à 29 de janeiro
- Diário: https://diariooficial.parnamirim.rn.gov.br/#/?dom=DOM4837
- Inscrições: https://edital.setude.parnamirim.rn.gov.br/#/portal/inicio
As inscrições devem ser realizadas até a próxima quinta-feira (29), por meio do site oficial do município, www.parnamirim.rn.gov.br, acessando o Portal dos Editais e, em seguida, a aba da SETUDE. Para participar, é necessário ter idade mínima de 18 anos e possuir habilidades em samba e frevo. Não há exigência de critérios relacionados a peso ou altura. Os candidatos devem apresentar RG, CPF, comprovante de residência e currículo artístico.
Após o período de inscrições, os candidatos passarão por uma pré-seleção realizada pela SETUDE. Os aprovados participarão de uma reunião no dia 2 de fevereiro, quando receberão as orientações sobre as etapas seguintes do concurso.
Além da premiação, os eleitos receberão os adereços oficiais do reinado, como coroa, cetro, faixa e fantasia. Ao longo do mandato, o Rei e a Rainha representarão o município nos principais blocos e eventos carnavalescos, conforme calendário estabelecido pela SETUDE.
O mandato do Rei e da Rainha do Carnaval do Povo de Parnamirim 2026 terá início na abertura oficial do Carnaval do Povo e seguirá até a Quarta-feira de Cinzas, em horário a ser definido pela SETUDE.
Serviço:
Inscrições para Rei e Rainha do Carnaval 2026
- Data: 26 à 29 de janeiro
- Diário: https://diariooficial.parnamirim.rn.gov.br/#/?dom=DOM4837
- Inscrições: https://edital.setude.parnamirim.rn.gov.br/#/portal/inicio
IELMO MARINHO - MP aprofunda investigação sobre possíveis irregularidades em UBS no município.
O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte instaurou Inquérito Civil para apurar supostas irregularidades na UBS São Sebastião II, em Ielmo Marinho. A investigação mira, principalmente, o cumprimento da jornada de trabalho médica e possíveis falhas na gestão de pessoal da unidade de saúde, após indícios levantados em fase preliminar.
A portaria determina que a Secretaria Municipal de Saúde preste esclarecimentos em até 10 dias úteis, incluindo documentos sobre o vínculo do médico investigado, registros de ponto, fichas financeiras e eventual acúmulo de cargos. Também são solicitadas informações sobre o remanejamento de uma servidora e providências adotadas diante de denúncias de abuso de poder e perseguição administrativa.
O caso coloca em evidência a responsabilidade do poder público com a transparência e a correta aplicação de recursos na saúde. O não atendimento à requisição ministerial pode resultar em medidas legais. Para o MP, garantir o funcionamento regular das unidades básicas é essencial para proteger o direito da população a um atendimento digno e eficiente.
A portaria determina que a Secretaria Municipal de Saúde preste esclarecimentos em até 10 dias úteis, incluindo documentos sobre o vínculo do médico investigado, registros de ponto, fichas financeiras e eventual acúmulo de cargos. Também são solicitadas informações sobre o remanejamento de uma servidora e providências adotadas diante de denúncias de abuso de poder e perseguição administrativa.
O caso coloca em evidência a responsabilidade do poder público com a transparência e a correta aplicação de recursos na saúde. O não atendimento à requisição ministerial pode resultar em medidas legais. Para o MP, garantir o funcionamento regular das unidades básicas é essencial para proteger o direito da população a um atendimento digno e eficiente.
CIDADES - MP cobra regras claras e segurança reforçada para o Carnaval 2026 em cidades da região salineira.
O Ministério Público do Rio Grande do Norte recomendou que as Prefeituras de Macau, Guamaré e Galinhos adotem medidas rigorosas de organização e segurança para o Carnaval 2026. A orientação foi expedida após reunião com forças de segurança e gestores municipais, diante da preocupação com possíveis transtornos, acidentes e ocorrências criminais durante os festejos.
Entre os pontos centrais da recomendação, o MP pede que os municípios publiquem, com antecedência, decreto ou ato administrativo definindo horários de início e encerramento das festas, com tolerância máxima de 30 minutos para dispersão do público. A medida busca compatibilizar os eventos com a capacidade operacional da Polícia Militar e demais órgãos de segurança pública.
Outro ponto destacado é a responsabilidade das prefeituras em garantir logística adequada às forças de segurança, como hospedagem, alimentação e transporte, especialmente para policiais militares deslocados da capital. Além disso, o MP reforça que festas privadas e blocos em vias públicas devem respeitar os mesmos horários dos eventos oficiais, já que a segurança pública não pode atuar como segurança privada.
A recomendação também se estende aos organizadores de blocos e eventos particulares, que devem encerrar suas atividades junto com o término das programações públicas. As prefeituras têm prazo de 10 dias úteis para informar se irão acatar as medidas. O descumprimento ou a falta de resposta pode resultar na adoção de providências legais pelo Ministério Público.
Entre os pontos centrais da recomendação, o MP pede que os municípios publiquem, com antecedência, decreto ou ato administrativo definindo horários de início e encerramento das festas, com tolerância máxima de 30 minutos para dispersão do público. A medida busca compatibilizar os eventos com a capacidade operacional da Polícia Militar e demais órgãos de segurança pública.
Outro ponto destacado é a responsabilidade das prefeituras em garantir logística adequada às forças de segurança, como hospedagem, alimentação e transporte, especialmente para policiais militares deslocados da capital. Além disso, o MP reforça que festas privadas e blocos em vias públicas devem respeitar os mesmos horários dos eventos oficiais, já que a segurança pública não pode atuar como segurança privada.
A recomendação também se estende aos organizadores de blocos e eventos particulares, que devem encerrar suas atividades junto com o término das programações públicas. As prefeituras têm prazo de 10 dias úteis para informar se irão acatar as medidas. O descumprimento ou a falta de resposta pode resultar na adoção de providências legais pelo Ministério Público.
PARNAMIRIM - Município lança plano pioneiro voltado à saúde mental de crianças e adolescentes.
A saúde mental de crianças e adolescentes passou a ocupar um novo patamar de prioridade em Parnamirim. A gestão da prefeita Nilda lançou o Plano Municipal de Saúde Mental Infantojuvenil, uma iniciativa inédita que consolida uma política pública estruturada de cuidado, acolhimento e prevenção voltada à infância e à juventude. Pioneiro, o plano representa um avanço importante na forma como o município passa a enxergar e tratar a saúde emocional de estudantes da rede pública. Idealizado pelo setor de Práticas Restaurativas da Secretaria Municipal de Educação, o projeto nasce com uma abordagem integrada, envolvendo educação, saúde e proteção social, e será desenvolvido em parceria com o Ministério Público, fortalecendo sua base técnica e institucional.
Para a prefeita Nilda, o lançamento do plano reforça o compromisso da gestão com uma política pública sensível, humana e responsável. “Cuidar da saúde mental das nossas crianças e adolescentes é cuidar do presente e do futuro da cidade. Esse plano é um marco porque reconhece o sofrimento emocional, organiza ações e garante acolhimento. É uma iniciativa que nasce do cuidado, do diálogo e do compromisso com uma educação mais humana”, destacou.
Um dos principais eixos do plano é a criação de um Observatório de Saúde Mental Infantojuvenil, que permitirá a construção de um diagnóstico estatístico preciso sobre a realidade local. A proposta é mapear quantas crianças e adolescentes da rede municipal enfrentam quadros como depressão, ansiedade e outros sofrimentos psíquicos, além de acompanhar a atuação e a necessidade de formação continuada dos profissionais da educação e da saúde.
O plano também propõe ações preventivas, acompanhamento contínuo e articulação entre escolas, unidades de saúde e serviços especializados, criando uma rede de proteção que atua antes que os problemas se agravem. A iniciativa posiciona o município como referência em políticas públicas voltadas à saúde mental infantojuvenil.
CARNAUBAIS - Gestão Dr. Gleudinho garante atendimento com ortopedista.
A Prefeitura de Carnaubais, por meio da gestão do prefeito Dr. Gleudinho, segue avançando na ampliação do acesso à saúde e no fortalecimento da atenção especializada no município. Nesta sexta-feira, dia 23, a população contou com atendimento em ortopedia na UBS do Pacheco, levando mais comodidade, cuidado e qualidade aos pacientes.
Para o prefeito Dr. Gleudinho, investir em saúde é uma prioridade permanente. A gestão tem trabalhado para aproximar os serviços especializados da população, fortalecendo a rede municipal e garantindo mais dignidade e acolhimento aos usuários do SUS.
EDUCAÇÃO - Prouni abre inscrições para 2026 e reacende o sonho do ensino superior gratuito.
Começam nesta segunda-feira (26) as inscrições para o processo seletivo do **Programa Universidade para Todos (Prouni)** referente ao primeiro semestre de 2026. O cadastro é totalmente gratuito e deve ser feito exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, até a próxima quinta-feira (29). A iniciativa do Ministério da Educação segue como uma das principais portas de entrada para estudantes de baixa renda no ensino superior privado.
Para participar, o candidato precisa ter concluído o ensino médio, ter feito o **Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)** em 2024 e/ou 2025, alcançar média mínima de 450 pontos nas provas e não ter zerado a redação. Não podem concorrer estudantes que fizeram o Enem como treineiros. Para a classificação, será considerada automaticamente a edição do exame em que o candidato obteve a melhor média.
O Prouni contempla estudantes da rede pública, bolsistas de escolas privadas, pessoas com deficiência e professores da rede pública (no caso de licenciaturas e pedagogia). No ato da inscrição, o candidato escolhe entre ampla concorrência ou ações afirmativas. Para bolsas integrais, a renda familiar por pessoa deve ser de até 1,5 salário mínimo; já para bolsas parciais, o limite é de até 3 salários mínimos. Uma chance concreta de transformar esforço em oportunidade e dar o próximo passo rumo à universidade.
Com informações e foto agencia brasil
CLIMA - Inmet alerta para chuvas intensas em todo o Rio Grande do Norte.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para todo o Rio Grande do Norte. O aviso é da cor laranja, que representa perigo potencial - o segundo numa escala de severidade de três níveis do órgão.
O alerta vale a partir desta segunda-feira (26) até o fim da terça-feira (27). No alerta laranja, as chuvas podem ser de 30 a 60 milímetros por hora ou atingir de 50 e 100 mm por dia. Além disso, há a previsão de ventos intensos, entre 60 e 100 km/h.
Segundo o Inmet, nesse tipo de alerta há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. As instruções do órgão, em caso de rajadas de vento, são:
não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
⚠️ Caso seja necessário, a recomendação é buscar mais informações ou ajuda junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
O alerta vale a partir desta segunda-feira (26) até o fim da terça-feira (27). No alerta laranja, as chuvas podem ser de 30 a 60 milímetros por hora ou atingir de 50 e 100 mm por dia. Além disso, há a previsão de ventos intensos, entre 60 e 100 km/h.
Segundo o Inmet, nesse tipo de alerta há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. As instruções do órgão, em caso de rajadas de vento, são:
não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
⚠️ Caso seja necessário, a recomendação é buscar mais informações ou ajuda junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
G1RN


.jpeg)
%20-%202026-01-28T121001.600.png)


%20-%202026-01-28T024258.203.png)
%20-%202026-01-28T023512.659.png)

%20-%202026-01-26T235318.436.png)

%20-%202026-01-27T000306.921.png)

%20-%202026-01-27T102247.212.png)

%20-%202026-01-26T234638.150.png)
%20-%202026-01-26T233328.423.png)
%20-%202026-01-26T142937.062.png)
%20-%202026-01-26T135620.608.png)
%20-%202026-01-26T115306.926.png)