sábado, 4 de outubro de 2025

UEGENTE - Após mal súbito, morre prefeito do interior do RN.

O prefeito de Jaçanã, Uady Farias, faleceu na noite deste sábado (04), após sofrer um mal súbito.

Uady estava em um evento esportivo no campo de futebol da cidade, quando passou mal.

Ele foi socorrido pra a unidade de saúde do município e a equipe médica realizou inúmeras manobras de ressuscitação, mas ele não resistiu.

Uady Farias é a maior liderança política de Jaçanã e estava em seu quarto mandato como prefeito do município.

Uma liderança política respeitada em toda região Trairi, deixando órfãos inúmeros de familiares, eleitores e correligionários.

Edipo natan

ALTO DO RODRIGUES - Jailson Motoqueiro, assume a presidência do Partido Verde, no município.

O ativista cultural e produtor de eventos Jailson Pereira de Melo, mais conhecido como Jailson Motoqueiro, oficializou, presidente municipal do Partido Verde (PV) no município de Alto do Rodrigues – RN.

A oficialização contou com a presença do presidente estadual do PV, Rivaldo, e da secretária do partido, Sara, que manifestaram total apoio à nova liderança municipal. O encontro marcou o início de uma nova fase do Partido Verde na região, com o objetivo de fortalecer as pautas ligadas ao meio ambiente, cultura, esporte e cidadania.

Em suas palavras, Jailson destacou o compromisso de promover ações voltadas à juventude e ao desenvolvimento sustentável:

O presidente estadual do PV, Rivaldo, elogiou o trabalho e o engajamento de Jailson com as causas sociais e ambientais:

Jailson Motoqueiro é conhecido por sua atuação em eventos culturais e esportivos 
na região do Vale do Açu, incluindo projetos que incentivam o ciclismo, a prática do “grau de bicicleta” e outras iniciativas voltadas à juventude. Ele também tem buscado parcerias com lideranças políticas e instituições para expandir essas ações no município e em todo o Rio Grande do Norte.

sexta-feira, 3 de outubro de 2025

PARNAMIRIM - Gestão municipal impulsiona resultados positivos no setor de emprego.

Os dados mais recentes sobre empregabilidade no Brasil foram divulgados no final do mês de setembro. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, nos oito primeiros meses de 2025, Parnamirim teve um saldo positivo de 1644 postos de trabalho, posicionando-se na vice-liderança do estado nesse quesito, bem à frente de grandes centros populacionais, como Mossoró. As ações da Prefeitura foram cruciais para o alcance do resultado, que reafirma a aptidão empreendedora da cidade para receber novas empresas e fomentar o desenvolvimento do mercado de trabalho.

De janeiro a agosto deste ano, a cidade admitiu formalmente 17.482 trabalhadores, 4,5% a mais do que no mesmo período do ano anterior. O resultado dos postos de trabalho retidos no município, que considera o número de admitidos menos os demitidos, também apresentou um desempenho superior aos anos de 2022 e 2023, com uma alta de 3,5% e 4,2%, respectivamente.    

As ações e políticas públicas executadas pela Prefeitura de Parnamirim e empresas parceiras tiveram um papel fundamental para a conquista do resultado, como as tratativas para a abertura de novas lojas de varejo e atacado na cidade; o encaminhamento, por meio da Coordenadoria do Trabalho, de diversos candidatos a processos seletivos; a concessão de incentivos fiscais para empresas com o objetivo de assegurar a manutenção de postos de trabalho, que no setor de aviamentos, por exemplo, contemplou de forma direta mais de 500 famílias parnamirinenses; e a realização de um grande feirão de oportunidades junto a uma multinacional do setor de relacionamento com o consumidor, que recebeu mais de 300 candidatos.  

Para a prefeita Nilda Cruz, os números divulgados pelo Ministério do Trabalho só confirmam que a condução das políticas públicas e parcerias está no rumo certo. “Estamos muito felizes com esse resultado! Vamos continuar trabalhando para fazer de Parnamirim uma cidade cada vez mais próspera e berço de oportunidades para empresas e trabalhadores de diversos setores”, disse. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (Searh), algumas empresas já procuraram a Prefeitura com o objetivo de realizar outros feirões de emprego muito em breve, visto que essa iniciativa foi amplamente aprovada pelos candidatos que conseguiram ingressar no mercado de trabalho. “Estamos articulando junto a algumas empresas da cidade e existe sim a possibilidade de realizarmos mais um feirão até o final do ano. O maior beneficiado com essa parceria é a população de Parnamirim”, finalizou Nilda.

quinta-feira, 2 de outubro de 2025

SAÚDE - Metanol: casa de shows onde Hungria se apresentou em SP é interditada.


A casa de shows Boteco da Villa, em São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo, foi interditada cautelarmente pela Vigilância Sanitária, informou o estabelecimento nas redes sociais nesta quinta-feira (2/10). O cantor de rap Hungria, internado sob suspeita de intoxicação por metanol, apresentou-se no local no último domingo (28/9). Em nota publicada nas redes sociais, o Boteco da Villa afirmou que o estabelecimento está passando por uma interdição cautelar pela Vigilância Sanitária em ação preventiva. “Todas as nossas bebidas são adquiridas com procedência garantida, sempre acompanhadas de nota fiscal”, diz o texto.


Hungria é internado sob suspeita de intoxicação por metanol
A internação de Hungria foi anunciada nesta quinta-feira pela assessoria de imprensa do cantor, que confirmou a suspeita de intoxicação por metanol. Ele está internado em um hospital particular em Brasília (DF). Segundo boletim médico, o músico apresentou sintomas como cefaleia (dor de cabeça), náuseas, vômitos, turvação visual e acidose metabólica, sinais característicos da intoxicação por metanol. De acordo com as publicações nas redes sociais do artista, a última apresentação de Hungria foi em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo.

metropoles

ALTO DO RODRIGUES - Vereador Zé de Zeca e Jailson Motoqueiro, caminharão juntos com a deputada Eudiane Macedo.


O vereador Zé de Zeca e o produtor de eventos Jailson Motoqueiro anunciaram parceria em torno da reeleição do mandato da parlamentar, reconhecida por sua atuação firme em defesa da juventude, da cultura e do esporte no Rio Grande do Norte.

Zé de Zeca, vereador de quatro mandatos, sempre apoiando projetos importantes que promovem melhorias sociais e estruturais para a população. Seu compromisso em buscar soluções práticas para os desafios de Alto do Rodrigues é uma marca de sua trajetória, além de sempre defender o homem do campo.

Já Jailson Motoqueiro se destaca como liderança jovem na produção cultural e no entretenimento, promovendo eventos que movimentam a economia local e oferecem espaços de lazer e inclusão para a juventude. Sua participação nesse movimento fortalece ainda mais a pauta da valorização cultural e social no município.

Com o apoio declarado à deputada Eudiane Macedo, Zé de Zeca e Jailson Motoqueiro somam forças a um mandato que tem olhado para as demandas reais do povo potiguar. Essa união amplia perspectivas de desenvolvimento e reforça a importância de Alto do Rodrigues no cenário político estadual.

quarta-feira, 1 de outubro de 2025

CIDADES - Prefeitura do RN é condenada a indenizar idosa que perdeu globo ocular em mutirão de cirurgias oftalmológicas.


O Município de Parelhas foi condenado a indenizar uma idosa, que perdeu o globo ocular após participar da realização de um mutirão de procedimentos cirúrgicos de oftalmologia, promovido pela Prefeitura, em meados do ano passado. Assim, de acordo com a sentença da Vara Única da Comarca de Parelhas, a autora será indenizada com a quantia de R$ 200 mil, a título de danos morais, bem como com o valor de R$ 200 mil, a título de danos estéticos, ambos acrescidos com juros de mora e correção monetária.

Na ação de Indenização por Danos Morais e Estéticos ajuizada contra o Município de Parelhas, a autora, que é aposentada e residente na zona rural do município, contou que participou, em conjunto com outras pessoas, de mutirão de cirurgias oftalmológicas ofertadas pelo ente municipal no final de setembro de 2024.

Afirmou que os procedimentos foram realizados na Maternidade Dr. Graciliano Lordão e que a Empresa Oculare Oftalmologia Avançada LTDA foi contratada para realizar os procedimentos cirúrgicos, conforme termo de ratificação de inexigibilidade de licitação 63/2024, publicação Diário Oficial dos municípios.

Argumentou que, após a cirurgia, sentiu diversos sintomas e, ao retornar à maternidade no dia 28 de setembro de 2024, nenhum exame complementar foi realizado. Assinalou que foi diagnosticada com “Endoftalmite”, sendo encaminhada, após consulta particular com outro médico, para tratamento de urgência na cidade de Natal.

Afirmou, ainda, que em 9 de outubro de 2024 foi necessário, em caráter de urgência, realizar procedimento de retirada do globo ocular no Hospital Universitário Onofre Lopes. Segundo a autora, até o momento do ajuizamento da ação, pelo menos 15 pessoas também foram diagnosticadas com endoftalmite após o mutirão realizado em Parelhas.

Ao se defender, o Município de Parelhas impugnou à gratuidade judiciária deferida em favor da autora, bem como denunciou a necessidade de se chamar a empresa responsável por prestar o serviço e a Maternidade Dr. Graciliano Lordão para participar da ação, além de impugnar o valor da causa. No mérito, pediu a improcedência da ação, sustentando inexistir qualquer ilegalidade por parte dele.

Ao analisar a demanda, o juiz Wilson Neves de Medeiros Júnior considerou fato incontroverso que, no fim de setembro de 2024, a parte autora foi submetida a procedimento cirúrgico disponibilizado pela parte ré, ainda que esta tenha contratado pessoa jurídica privada para prestar o serviço.

Além disso, entendeu como incontroverso que a autora da ação judicial, logo após a cirurgia, passou a sentir vários sintomas graves, como fortes dores, irritação e secreção, ao passo que sequer foi submetida a exame complementar no âmbito da rede pública. “Diante disso, conforme documentação médica que acompanha a inicial, foi necessária a realização de consultas e realização de cirurgia em caráter de urgência na parte autora, a qual precisou proceder com a retirada de globo ocular”, comentou.

O magistrado levou em consideração a declaração da filha da autora que contou em juízo que, a respeito da vida cotidiana da mãe e os danos estéticos e psicológicos causados após o ocorrido, antes do problema, sua mãe “era muito vaidosa e atualmente está muito triste, mal conseguindo se olhar no espelho, bem como realiza agora as atividades da vida diária com o auxílio de outra filha, irmã da declarante”.

“Diante dos elementos reunidos, vislumbro que o dano sofrido pela vítima possui nexo de causalidade com a conduta negligente do réu, que não fiscalizou adequadamente o fornecimento do serviço médico prestado no âmbito de suas atribuições, não havendo qualquer elemento que rompa o nexo de causalidade. A culpa é grave, considerando que não se trata de um fato isolado, mas sim que afetou várias outras pessoas”, concluiu o juiz Wilson Neves.

blogdobarreto

PARNAMIRIM - Final do Campeonato Municipal de Futsal será neste sábado no Ginásio de Emaús


A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), realiza neste sábado (4), no Ginásio de Emaús, a grande final do Campeonato Municipal Trampolim da Vitória de Futsal. A disputa acontece a partir das 18h entre as equipes do Central e do Futsal Parnamirim.

O torneio foi iniciado no mês passado, envolvendo 27 equipes e mais de 150 atletas da cidade. A Prefeitura segue com o compromisso de apoiar o esporte amador em diversas categorias e vai destinar R$7 mil de premiação para o campeão, vice e terceiro colocado. O evento terá acesso gratuito à população.

CAMPEONATO MUNICIPAL TRAMPOLIM DA VITÓRIA DE FUTSAL - FINAL

Central x Futsal Parnamirim
Sábado (4), a partir das 18h
Ginásio de Emaús

ALTO DO RODRIGUES - "Adeus, cabaço". Jovem de 29 anos comemora feito e vai tatuar na pele.


Um acontecimento digno de novela mexicana (ou de stand-up de boteco) agitou Alto do Rodrigues. Aos 29 anos, um jovem finalmente se despediu do “cabaço” e garantiu que a estreia não só foi épica, como também será registrada para sempre… na pele.

Segundo relatos, o rapaz já anunciou que vai tatuar a data da sua “primeira vez” como quem eterniza título de Copa do Mundo. “Foi histórico, merece ficar gravado”, teria dito o estreante mais famoso do município.

A cena da conquista foi uma casa de apoio local, onde o clima era de expectativa digna de final de reality show. A parceira, emocionada, não perdeu tempo e mandou áudio para a mãe: “Missão cumprida, cabaço quebrado com sucesso!”.

Ouça áudio: AQUI

terça-feira, 30 de setembro de 2025

PARNAMIRIM - Outubro Rosa no município.


A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria de Saúde, está mobilizando ações especiais neste mês dedicado a prevenção e aos cuidados com a saúde da mulher. Nos dias 1 e 2 de outubro, o Carro da Mamografia estará disponível na UBS Monte Castelo. Se você ainda não realizou sua mamografia, essa é a sua oportunidade! Leve seus documentos e garanta o seu atendimento. Cuide-se, previna-se e faça parte dessa corrente pela vida!

#OutubroRosa #SaúdeDaMulher #PrefeituraDeParnamirim #CuidadoQueTransforma

ALTO DO RODRIGUES - Pedido de Vista, mantém vereadora Kívia Karoline, no cargo.


O julgamento que analisava o pedido de cassação do mandato da vereadora Kívia Karoline (PSDB), em Alto do Rodrigues, foi interrompido nesta terça-feira (30) após pedido de vista do juiz Marcelo Milla, no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN). A acusação sustentava a existência de uma relação sócio-afetiva entre a parlamentar e o ex-prefeito Nixon Baracho (PSDB).

Com a decisão, o processo seguirá em análise e só será concluído após apreciação do pleno da Corte Eleitoral. Até lá, a vereadora permanece no exercício do mandato, aguardando o desfecho do julgamento.

AFONSO BEZERRA - Hino Municipal será cantado em todos os eventos oficiais.


A nova Lei Municipal nº 838/2025 institui a obrigatoriedade da execução cantada do Hino de Afonso Bezerra em solenidades, eventos oficiais e comemorações cívicas. A medida valoriza a identidade cultural e reforça o sentimento de pertencimento entre os moradores, estimulando estudantes, servidores e a população a participarem ativamente dos momentos cívicos.

ECONOMIA - Pix terá botão de contestação contra golpes a partir de amanhã; veja como vai funcionar.


O Banco Central (BC) anunciou que os usuários do Pix terão à sua disposição, a partir desta quarta-feira, 1º, um novo botão de contestação que poderá ser acionado em casos de fraude, golpe e coerção.

Formalmente chamado de Mecanismo Especial de Devolução (MED), o serviço poderá ser acionado diretamente dentro dos aplicativos das instituições financeiras. O objetivo da nova função, segundo o BC, é facilitar a contestação de transações Pix, sem a necessidade de interação humana. A expectativa é que isso aumente a velocidade de bloqueio de recursos na conta do golpista, o que eleva as chances de devolução dos valores.

Como funciona o botão de contestação

"Ao contestar a transação, a informação é instantaneamente repassada para o banco do golpista, que deverá bloquear os recursos em sua conta, caso existam. Valores parciais podem ser bloqueados também", afirma Breno Lobo, chefe adjunto do departamento de competição e de estrutura do mercado financeiro do BC.

Depois que o valor for bloqueado, os bancos envolvidos na transação têm o prazo de sete dias para analisar o pedido do usuário. Caso concluam que se trata realmente de um golpe, a devolução do dinheiro é feita diretamente para a conta da vítima, até 11 dias depois da contestação.

O serviço não poderá ser utilizado para desacordos comerciais, arrependimento de compras ou erros no envio do Pix (como a digitação de chave errada). O recurso, segundo o Banco Central, é específico para fraude, golpe e coerção.

exame

MÚSICA - Fagner celebra 50 anos de carreira com dois shows em Natal.


O cantor e compositor Raimundo Fagner retorna a Natal nos dias 19 e 20 de dezembro para celebrar seus 50 anos de carreira com duas apresentações no Teatro Riachuelo. Os shows fazem parte das festividades natalinas da cidade e também integram as comemorações dos 40 anos da Agenda Propaganda.

No palco, o artista será acompanhado por Cainã Cavalcante (violão), Stenio (guitarra), Netinho de Sá (baixo), Robson (bateria), Eudiner (acordeon) e Thiago Almeida (teclado). O repertório revisita canções que marcam sua trajetória, incluindo clássicos da década de 1970, parcerias recentes e releituras especiais. Entre as músicas esperadas estão “Noturno”, “Jura Secreta”, “Mucuripe”, “Fanatismo” e “Canteiros”.

Quase um potiguar por adoção, Fagner mantém uma relação próxima com a cultura do Rio Grande do Norte. Já musicou poema de Câmara Cascudo (“Maria Luíza”), fez parcerias com artistas locais como Mirabô (“Colando a boca no teu rosto”) e sempre encontra em Natal uma plateia receptiva. “A recíproca é verdadeira”, afirma o artista, que não esconde o carinho pelo público norte-rio-grandense.

Com uma carreira consolidada desde os festivais da década de 1970, Fagner reúne discos de ouro e platina, além de colaborações com nomes como Luiz Gonzaga, Mercedes Sosa, Joan Manuel Serrat e Chico Buarque. Muitas de suas canções marcaram trilhas sonoras da televisão brasileira, entre elas “Pedras que Cantam” e “Noturno”.

A literatura também é uma das marcas de sua obra. Entre os destaques do repertório estão “Canteiros” (com poema de Cecília Meireles), “Fanatismo” (inspirada em Florbela Espanca), “Mucuripe” (com Belchior) e parcerias com Ferreira Gullar, como “Me Leve”, “Traduzir-se” e “Contigo”. Também estarão presentes composições como “Dezembros”, feita em parceria com Zeca Baleiro e Fausto Nilo.

Serviço
Raimundo Fagner – 50 anos de carreira
Datas: 19 e 20 de dezembro
Local: Teatro Riachuelo, Natal
Ingressos: uhuu.com ou na bilheteria do teatro

opoti

BRASIL - Metanol: Abrasel recomenda que bares suspendam venda de bebidas diante de qualquer suspeita.


A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) recomendou, nesta segunda-feira (29), que bares e restaurantes no estado de São Paulo suspendam a venda de bebidas suspeitas. Nos últimos 26 dias, ao menos seis casos de intoxicação por metanol foram registrados em São Paulo, todos ligados à ingestão de bebida alcoólica adulterada. Três mortes foram confirmadas.

Em nota, a Abrasel destacou que preços baixos, lacres tortos, erros de impressão e odor semelhante a solventes devem ser tratados como suspeita de adulteração.

"A falsificação e adulteração de bebidas são crimes graves contra o consumidor, que colocam em risco a saúde da população e geram prejuízos diretos aos estabelecimentos sérios e comprometidos com a legalidade. Trata-se de um problema de saúde pública, que exige ação coordenada entre autoridades, setor produtivo e sociedade. A orientação da Abrasel é que os estabelecimentos sempre procurem comprar os produtos de distribuidores reconhecidos e confiáveis”, declarou.

A Abrasel reforçou, ainda, a recomendação urgente do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), de que “bares e restaurantes, diante de qualquer suspeita, suspendam a venda de bebida e comuniquem as autoridades”.

De acordo com o MJSP, é preciso que atuem, de forma conjunta, governo, setor privado e sociedade para que as práticas de falsificação sejam combatidas, e a compra segura, com conferência e rastreabilidade dos produtos, deve ser prioridade.

Com informações da CNN.

SAÚDE - Perigo RN já registrou 4 mil internações hospitalares por intoxicação ou envenenamento em 2025.


O Rio Grande do Norte registra em 2025 alta de 80% no número de internações hospitalares por intoxicação e envenenamento. Entre janeiro e julho de 2025, o estado já somou 4.094 casos, contra os 2.275 do mesmo período de 2024. O NOVO coletou dados a partir da plataforma Datasus, do Ministério da Saúde, que registra informações estatísticas sobre internações e atendimentos ambulatoriais do Sistema Único de Saúde (SUS).

A evolução anual mostra um crescimento acentuado ao longo dos últimos três anos: foram 1.497 casos em 2022, 2.423 em 2023 e 2.275 em 2024. A situação ocorre em um momento em que o país acompanha com atenção os casos de intoxicação por metanol. O Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, confirmou nesta terça-feira (30) a ocorrência de 10 casos de intoxicação pela substância, com três óbitos.

No RN, há uma forte concentração em polos regionais. Juntos, Natal, Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros somam 7.476 internações no período, o que corresponde a 72,6% do total do estado. Os dados dados do Ministério da Saúde apontam apenas os registros de internação. O levantamento não traz, por exemplo, as causas ou o tipo de material causador da intoxicação.

O ano de 2025 é marcado por uma explosão de casos em municípios que antes tinham poucos ou nenhum registro. Os dados apontam que Currais Novos saltou de 142 casos em 2024 para 1.081 apenas nos primeiros sete meses de 2025, tornando-se o município com o maior número de internações no estado neste ano. Macaíba segue um padrão semelhante, com 331 casos em 2025.

Envenenamento por metanol

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, confirmou em coletiva de imprensa nesta terça-feira (30) que já há 10 casos registrados de intoxicação por consumo de bebida adulterada com metanol. Desse total, três óbitos foram confirmados pelo Laboratório de Toxicologia Analítica do CIATox-Campinas, com base em um novo padrão de contaminação identificado a partir de 1º de setembro.

A causa apontada para as intoxicações foi a adulteração de bebidas como whisky, gin e vodka, que eram consumidas pelo público habitual desses estabelecimentos. Diante da detecção do novo padrão, o Ministério da Justiça acionou seu Sistema de Alerta Rápido, uma ferramenta criada em fevereiro de 2025 para detectar novas drogas e substâncias perigosas em circulação no país.

A partir da ativação do sistema, uma série de medidas foi deflagrada em um curto espaço de tempo. Na sexta-feira, o Sistema de Alerta Rápido emitiu um comunicado para todo o país. No sábado, a Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON) publicou uma nota técnica destinada a todos os estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas, com orientações sobre os cuidados necessários para evitar novas intoxicações.

Na segunda-feira, foi determinada a abertura de um inquérito policial pela Polícia Federal para investigar o caso. Paralelamente à investigação criminal, o ministro determinou ao secretário nacional do Consumidor, Paulo Pereira, que abrisse um inquérito administrativo. O objetivo é apurar as violações ao Código de Defesa do Consumidor relacionadas à venda das bebidas adulteradas.

NOVONOTICIAS

ALTO DO RODRIGUES - Ministério Público arquiva denúncia sobre invasão de terras públicas, no DIBA.


O Ministério Público do Rio Grande do Norte, por meio da Promotoria de Justiça da Comarca de Pendências, anunciou o arquivamento da Notícia de Fato nº 02.23.2019.0000130/2025-60. O procedimento investigava uma denúncia sobre suposta invasão de terras públicas no Distrito de Irrigação do Baixo Açu, além de possível prática de crime ambiental na região.

De acordo com o promotor de Justiça responsável pelo caso, Edgard Jurema de Medeiros, a decisão foi tomada nos termos do art. 44, §2º da Resolução nº 012/2018 do Colégio de Procuradores de Justiça, após análise dos elementos reunidos durante a apuração. O despacho foi tornado público nesta semana, garantindo transparência e respeito ao devido processo legal.

Os interessados que discordarem da decisão terão o prazo de 10 dias úteis, contados a partir da publicação do aviso, para apresentar recurso junto à secretaria da Promotoria. O procedimento reforça a importância da participação da sociedade no acompanhamento das ações do Ministério Público e no zelo pela proteção ambiental e do patrimônio público.

POLÍTICA - Fux decide que número de deputados por estado permanece o mesmo em 2026.


O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), aceitou um pedido do Congresso e determinou nesta segunda-feira 29 que o número de deputados federais por estado será mantido nas eleições de 2026. Uma eventual mudança ocorrerá somente a partir de 2030.

A determinação de Fux será submetida aos demais ministros do STF, em uma sessão extraordinária do plenário virtual. Com a decisão, o Rio Grande do Norte seguirá com 8 deputados federais e 24 deputados estaduais para a próxima legislatura.

Em 2023, o STF determinou que o Congresso deveria redefinir, de acordo com a população atual, o número de deputados a que cada estado tem direito. O prazo para os parlamentares realizarem a alteração era de dois anos, até junho de 2025.

Entretanto, ao invés de recalcular a divisão, a Câmara dos Deputados optou por aumentar o número de deputados, de 513 para 531. O objetivo foi de que nenhum estado perdesse parlamentares. A medida foi aprovada em seguida pelo Senado. Entretanto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou o aumento. Como o prazo dado ao Congresso venceu, caberia agora ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definir a redistribuição.

Ao STF, no entanto, o presidente do Congresso e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), alegou que o veto de Lula ainda não foi analisado, e que, portanto, “o processo legislativo permanece em curso”. Por isso, defendeu que a eventual derrubada do veto de Lula ou uma redefinição feita pelo TSE fossem aplicados somente para as eleições de 2030.

Fux, que é o relator da ação, concordou com os argumentos. “O processo legislativo sobre a matéria ainda não se encerrou, tendo em vista que o veto integral aposto pelo Presidente da República ainda não foi objeto de deliberação pelo Poder Legislativo”, escreveu o ministro.

O relator ainda considerou que, “à luz da segurança jurídica, impõe-se que haja, desde logo, clareza quanto ao número de assentos legislativos da Câmara dos Deputados destinados a cada Estado e ao Distrito Federal nas eleições de 2026”.

A Câmara dos Deputados é composta de forma proporcional pelos representantes de cada estado e do Distrito Federal. Cada unidade da federação tem no mínimo oito e no máximo 70 deputados, a depender da sua população. Entretanto, alguns estados reclamam que o número não foi atualizado de acordo com as variações recentes no número de habitantes.

A representação atual de cada unidade foi definida em 1993, e passou a valer na eleição do ano seguinte. Desde então, no entanto, a evolução populacional observadas nos censos seguintes (de 2000, 2010 e 2022) foi ignorada.

Eventual aumento no número de deputados federais impacta também as assembleias legislativas, que normalmente têm o triplo de representantes da bancada federal do respectivo estado.
]
politica em foco

SAÚDE - Bebida batizada com metanol: como saber os sintomas ao ingerir produto.


O Centro de Vigilância Sanitária (CVS) da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo reforçou o alerta sobre os riscos de intoxicação por bebidas alcoólicas adulteradas com metanol.Até o momento, o estado investiga casos recentes em que a substância foi identificada em destilados consumidos principalmente por jovens adultos.

“Uma bebida alcoólica não teria que ter metanol. Então, com certeza, tem algo errado. A questão é entender a origem disso para poder esclarecer a situação”, disse Eliane Gandolfi, coordenadora do núcleo de toxicovigilância em entrevista à CNN. Até o momento, o estado investiga casos recentes em que a substância foi identificada em destilados consumidos principalmente por jovens adultos.

“Uma bebida alcoólica não teria que ter metanol. Então, com certeza, tem algo errado. A questão é entender a origem disso para poder esclarecer a situação”, disse Eliane Gandolfi, coordenadora do núcleo de toxicovigilância em entrevista à CNN. A coordenadora também reforçou que a população e os bares devem verificar sempre a procedência das bebidas. “O importante é o bar tomar cuidado de onde está adquirindo. A mesma forma a população, quando vai comprar. Procurar verificar se tem lacre e se é original", afirmou. Os sintomas da intoxicação por metanol podem variar conforme a quantidade ingerida, mas os primeiros sinais costumam surgir algumas horas após o consumo.

Entre os mais comuns estão torpor, sensação de fraqueza, confusão mental, náuseas, vômitos, dor abdominal e visão turva. Conforme a intoxicação progride, podem surgir sintomas mais graves. "Melhor seria que não bebessem, mas se vai beber, que procure comprar em lugares idôneos e observar se está lacrado mesmo, para que ela não corra risco de saúde e nem de vida", finalizou a coordenadora Eliane Gandolfi.

cnn

TURISMO - RN lança voo direto Natal–Buenos Aires na FIT 2025.


O Rio Grande do Norte está reforçando sua presença no mercado sul-americano e criando novas oportunidades para atrair visitantes. Durante a Feira Internacional de Turismo (FIT), realizada em Buenos Aires de 27 a 30 de setembro, o estado lançou oficialmente um voo direto entre Natal e a capital argentina, ampliando a conectividade aérea e fortalecendo o fluxo de turistas.

A iniciativa é coordenada pelo Governo do Estado, por meio da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) e da Secretaria de Turismo (Setur/RN), e conta com a participação de uma robusta comitiva de empresários, representantes de entidades do setor e gestores municipais de turismo. Ao longo da feira, o RN realiza reuniões estratégicas com operadoras, treinamentos para agentes de viagem e ativações culturais e gastronômicas para aproximar o destino do público argentino.

“Este novo voo direto é mais um passo para fortalecer a presença do Rio Grande do Norte no cenário internacional. Cada nova conexão aérea representa desenvolvimento, mais oportunidades para o nosso povo e geração de emprego e renda. Estamos comprometidos em seguir investindo na promoção do nosso estado, para que o RN siga crescendo como um dos destinos mais desejados da América do Sul”, destacou a governadora Fátima Bezerra.

Os números confirmam o bom momento do turismo potiguar. Apenas no primeiro semestre de 2025, o RN recebeu 51,6 mil visitantes internacionais, sendo 29,3 mil argentinos — um crescimento de 144% em relação ao mesmo período de 2024. Para manter o ritmo de expansão, o Governo do Estado vai investir R$ 7 milhões na promoção do destino no mercado sul-americano ao longo de 2026.

“A Argentina é hoje o nosso principal mercado emissor internacional e estar presente na FIT é fundamental para mantermos e ampliarmos esse fluxo. Mais do que uma nova rota aérea, este voo significa mais visitantes, mais negócios e mais empregos para os potiguares. Queremos que o turista argentino sinta-se cada vez mais próximo do Rio Grande do Norte”, afirma a secretária de Turismo do RN, Marina Marinho.

Reconhecida como uma das maiores vitrines do turismo mundial, a FIT reúne operadores, agentes de viagens, destinos e empresas aéreas, oferecendo um ambiente estratégico para consolidar parcerias, promover destinos e acompanhar as tendências globais do setor.

blog do barreto

ALTO DO RODRIGUES - TRE-RN julga hoje pedido de cassação da vereadora Kívia Karoline; sessão será transmitida no YouTube.


O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) julga logo mais o recurso do Ministério Público Eleitoral (MPE) que pede a cassação do diploma da vereadora Kívia Karoline Gomes Tavares, eleita em Alto do Rodrigues. A sessão será transmitida ao vivo pelo canal oficial do TRE-RN no YouTube.

O parecer do MPE sustenta que a vereadora estaria inelegível por suposto vínculo socioafetivo com o ex-prefeito do município, Nixon Baracho. Segundo o órgão, essa ligação configuraria parentesco para fins eleitorais, o que violaria o artigo 14, § 7º, da Constituição Federal. Como provas, foram apresentados vídeos e prints de redes sociais, validados pelo sistema CustodiaTech, que sugerem proximidade entre a parlamentar e o ex-gestor.

A defesa de Kívia Karoline nega a existência de qualquer relação de filiação afetiva com Nixon Baracho. Em nota, rebateu a validade das provas, alegando que os prints não têm certificação digital nem metadados, e que os vídeos teriam sido produzidos em fevereiro de 2025, após a abertura da ação. Também argumenta que a convivência da vereadora com a família de Nixon ocorreu apenas em razão de trabalho, quando atuava como babá, e não por vínculo familiar.

O julgamento é considerado decisivo para o futuro político de Kívia Karoline e está sendo acompanhado de perto pela comunidade de Alto do Rodrigues. A sessão será pública e poderá ser acompanhada em tempo real pelo canal do TRE-RN no YouTube.

SORTE - Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões.


As seis dezenas do concurso 2.921 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo. O prêmio da faixa principal está estimado em R$ 3,5 milhões. O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 6.

segunda-feira, 29 de setembro de 2025

TURISMO - Corais do Rio do Fogo estão entre mais afetados por onda de calor em 2024, diz estudo.


A onda de calor sem precedentes que atingiu os oceanos entre 2023 e 2024 deixou um rastro de destruição nos recifes de coral do Rio Grande do Norte. Um estudo pioneiro, que mapeou pela primeira vez os impactos de um evento global de branqueamento na costa brasileira, revelou uma dicotomia no estado: enquanto Rio do Fogo sofreu uma mortalidade de 38% de sua cobertura de corais, o Atol das Rocas, primeira reserva biológica marinha do Brasil, não registrou nenhuma morte, apesar do mesmo estresse térmico.

Os dados, publicados na revista científica Coral Reefs, são parte de um esforço que monitorou 18 ecossistemas recifais em todo o país. A pesquisa confirmou que o Nordeste foi a região mais castigada pelo aquecimento das águas. Rio do Fogo figurou entre os quatro pontos mais críticos de todo o levantamento, um indicador da gravidade do fenômeno no litoral potiguar.

O fenômeno, conhecido como branqueamento, ocorre quando o calor excessivo faz com que os corais expulsem as microalgas que vivem em seus tecidos e lhes fornecem nutrientes e cor. Sem elas, os corais tornam-se brancos e, se o estresse térmico persistir, morrem de inanição. Em média, os recifes brasileiros foram expostos a 88 dias de temperaturas acima do normal.

Em contraste com a mortalidade registrada no litoral, os dados das águas oceânicas do estado mostraram um cenário distinto. O Atol das Rocas, assim como o Arquipélago de Fernando de Noronha, foi um dos 11 locais monitorados no Brasil onde, apesar do potencial de branqueamento e mortalidade, não houve perda de cobertura coralínea. Os corais dessas áreas sobreviveram ao pico de calor, ocorrido entre abril e junho de 2024, e recuperaram suas zooxantelas quando a temperatura da água baixou.

Segundo os cientistas envolvidos, essa heterogeneidade de impactos, mesmo em locais geograficamente próximos, reflete a enorme variedade dos recifes brasileiros. Fatores como a diversidade de espécies, profundidade e a presença de ameaças locais podem influenciar a capacidade de um coral resistir ao aquecimento.

O estudo serve como um alerta severo. “É assustador, porque fica a sensação de que a gente está correndo contra o tempo”, afirmou a bióloga Giovanna Destri, do Instituto Oceanográfico da USP e uma das autoras principais do artigo. Para os pesquisadores, o que aconteceu no Nordeste é um prenúncio do que pode se tornar comum com o avanço das mudanças climáticas.
Nordeste foi epicentro da mortalidade de corais

Além dos impactos no Rio Grande do Norte, o estudo confirmou que o Nordeste como um todo foi o epicentro da devastação. Quatro pontos da costa nordestina registraram mortalidade em massa, com números expressivos para a comunidade científica.

O caso mais extremo ocorreu em Maragogi, no norte de Alagoas, onde o excesso de calor dizimou quase 90% (88%) da cobertura de corais, um colapso ecológico para a região. Em Pernambuco, os danos também foram severos: São José da Coroa Grande perdeu 53% de seus corais, enquanto a famosa Porto de Galinhas viu sua cobertura coralínea ser reduzida em 28%. Junto a Rio do Fogo (38%), essas localidades representam as cicatrizes mais profundas deixadas pela onda de calor de 2024.

O levantamento, liderado pelo Projeto Coral Vivo, foi o primeiro a avaliar de forma sistemática e padronizada os danos de um evento global de branqueamento em toda a costa nacional. A pesquisa revelou que o branqueamento afetou cerca de um terço (36%) de todas as áreas avaliadas no país.

Paradoxalmente, alguns dos locais com maior taxa de mortalidade, como Maragogi e São José da Coroa Grande, estão dentro da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais, o que demonstra que mesmo as unidades de conservação são vulneráveis aos efeitos do aquecimento global.

Os cientistas alertam que o episódio é um aviso do que pode acontecer em outros lugares do Brasil e do mundo nos próximos anos, à medida que os eventos climáticos extremos se tornam mais intensos e frequentes.

O trabalho teve participação de dezenas de pesquisadores, vinculados a 20 instituições – 15 universidades públicas brasileiras, entre elas a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, três ONGs brasileiras, uma agência federal brasileira e uma universidade francesa.

*Com informações do Jornal da USP

BRASIL - Nova lei integra dados para desenvolvimento integral da 1ª infância.


Um sistema nacional para integrar informações sobre creches e outras instituições de atendimento à primeira infância está previsto pela nova lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A legislação foi publicada, nesta segunda (29), no Diário Oficial da União.

A primeira infância, que compreende o período de até 6 anos de idade, é considerada essencial para o desenvolvimento pleno das crianças.

O governo divulgou que a lei busca integrar bancos de dados das áreas de saúde, educação, assistência social e proteção. Assim, será possível fazer diagnósticos de eventuais problemas pelo País.

Na prática, foi alterado o Marco Legal da Primeira Infância (Lei nº 13.257, de 8 de março de 2016) para incluir, no Artigo 11, mais dois parágrafos, o 3º e o 4º: Parágrafo 3º Para atender ao disposto neste artigo, será implementado, em articulação com os entes federados, sistema nacional de informação sobre o desenvolvimento integral da primeira infância, com integração dos bancos de dados das áreas de saúde, educação, assistência social e proteção.

Parágrafo 4º O sistema de que trata o Parágrafo 3º contará também com informações detalhadas sobre creches e demais instituições de atendimento à primeira infância, de forma a assegurar a qualidade da oferta de educação infantil, nos termos do disposto no art. 16 desta Lei e na legislação educacional.

Monitoramento

Com essa legislação, está previsto, por exemplo, que políticas públicas deverão conter, necessariamente, ações de monitoramento e coleta de dados, avaliação periódica da oferta dos serviços à criança e divulgação dos seus resultados.

A Lei Nº 15.220 determina ainda que o novo sistema contará com informações detalhadas sobre creches e demais instituições de atendimento à primeira infância, de forma a assegurar a qualidade da oferta de educação infantil.

ALTO DO RODRIGUES - Defesa da vereadora Kívia Karoline refuta vínculo afetivo com ex-prefeito Nixon Baracho.


A defesa da vereadora Kívia Karoline Gomes Tavares, eleita em Alto do Rodrigues, emitiu uma nota de esclarecimento para refutar alegações de vínculo de filiação afetiva com o ex-prefeito Nixon Baracho.

Em sua manifestação, a defesa contesta as provas apresentadas pelo Ministério Público Eleitoral, destacando a fragilidade dos documentos utilizados, como “prints” sem certificação digital, e a manipulação de vídeos com data posterior à ação judicial.

A defesa reafirma que a ausência de provas robustas e confiáveis impede a cassação do mandato da parlamentar e reafirma o respeito à Justiça Eleitoral.

NOTA DE ESCLARECIMENTO PÚBLICO

A defesa da vereadora Kívia Karoline Gomes Tavares, eleita em Alto do Rodrigues nas eleições de 2024, com 747 (setecentos e quarenta e sete votos), reitera de forma categórica que não existe qualquer vínculo de filiação afetiva entre a parlamentar e o ex-prefeito Nixon Baracho.

As alegações formuladas pelo Ministério Público Eleitoral carecem de lastro probatório idôneo. Os poucos “prints” juntados aos autos não contam com certificação digital, metadados ou ata notarial, requisitos mínimos para atestar que sejam objeto de fabricação, bem como a autenticidade e integridade de conteúdos eletrônicos, tornando-os suscetíveis a manipulação, montagem ou edição.

Após a impugnação apresentada pela defesa, o próprio órgão acusador tentou, intempestivamente, sanar tal falha, mas a documentação apresentada, em verdade revela que as imagens não podem ser certificadas e que os 02 (dois) vídeos tiveram registro de criação ou modificação apenas em fevereiro de 2025, portanto posteriormente ao ajuizamento da ação.

A jurisprudência eleitoral exige prova robusta e segura para a configuração de inelegibilidade por parentesco (art. 14, §7º, CF). No caso, inexiste comprovação da alegada filiação socioafetiva, tampouco se pode admitir que material eletrônico de origem absolutamente duvidosa sustente a cassação de um diploma legitimamente conferido pelo voto popular, em especial quando a prova produzida nos autos nega o parentesco por afetividade.

A defesa reafirma seu respeito à Justiça Eleitoral e confia que a decisão levará em conta a prova produzida nos autos, com o crivo do contraditório, bem como reafirma a ausência de qualquer relação de filiação afetiva e a fragilidade das provas apresentadas, que não autorizam a procedência do pedido de cassação.

BG via Justiça Potiguar

EDUCAÇÃO - MPF recomenda correção em seleção do IFRN para garantir cumprimento da Lei de Cotas.


O Ministério Público Federal (MPF) expediu recomendação ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus São Paulo do Potengi, para corrigir a forma de classificação de candidatos no processo seletivo simplificado para professor substituto de desenho técnico.

A medida foi tomada após o MPF identificar inconsistências na aplicação das cotas raciais. Segundo a apuração, o candidato negro aprovado em terceiro lugar na ampla concorrência foi mantido também como o único classificado na cota para negros, contrariando o edital e a Lei nº 12.990/2014, que estabelece que candidatos negros aprovados na ampla concorrência não devem ocupar vagas reservadas. O entendimento já foi confirmado pelo Supremo Tribunal Federal e pelo Plenário do Conselho Nacional de Justiça.

O procurador da República Camões Boaventura destacou que a interpretação adotada pelo IFRN reduz o número de candidatos negros convocados, esvaziando a finalidade da política afirmativa. “A vaga do cotista que ingressa pela lista geral deve ser obrigatoriamente liberada para o próximo candidato negro na ordem de classificação”, ressaltou.

No documento enviado ao IFRN, o MPF recomenda que o instituto retifique a lista de convocação, garantindo que o candidato aprovado pela ampla concorrência seja chamado nessa condição, enquanto a vaga destinada a cotistas seja preenchida pelo próximo classificado na lista de cotas.

O IFRN tem dez dias para informar se acolherá a recomendação e quais providências adotará.

mpf

BRASIL - Operação Mata Atlântica em Pé 2025 fiscaliza 12 mil hectares de desmatamento em 17 estados, com R$ 116 mi em multas.


A Operação Mata Atlântica em Pé apresentou nesta sexta-feira (26) os resultados preliminares de sua oitava edição nacional. Até o momento, foram constatados 12.327 hectares de desmatamento ilegal em 17 estados do bioma, a partir da fiscalização de 1.324 alertas emitidos pelo sistema de monitoramento do MapBiomas. As ações já resultaram na aplicação de mais de R$ 116 milhões em multas, enquanto alguns estados ainda aguardam a consolidação dos dados. Minas Gerais (4.206 ha), Piauí (1.689 ha) e Ceará (1.506 ha) foram os estados com maior extensão de áreas fiscalizadas.

No Rio Grande do Norte, a ação fiscalizou quatro alertas, com 110,83 hectares em área vistoriada. Foram emitidas seis notificações e um boletim de ocorrência. Ao todo, 51,41 hectares foram embargados. As áreas vistoriadas estão localizadas nos Municípios de Touros, Ceará-Mirim, Extremoz e São José de Mipibu.

O resultado da operação, realizada entre 15 e 26 de setembro, demonstra que as ações coordenadas de fiscalização praticamente cobriram – em apenas 10 dias –, todo o desmatamento registrado ao longo do ano de 2024, segundo o Relatório Anual do Desmatamento (RAD), do MapBiomas, que apontou 13.472 hectares desmatados ilegalmente no bioma, dos quais 2.800 hectares decorreram de eventos climáticos extremos, como os ocorridos no Rio Grande do Sul.

A coordenação nacional da Operação Mata Atlântica em Pé é realizada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e pela Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa), em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica. Participaram da operação os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

CLIMA - Lista com as 70 cidades do RN que estão em alerta para baixa umidade e quais os riscos.


Segundo o instituto, a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%, com baixo risco de incêndios florestais e à saúde. A orientação é para que a população beba bastante líquido, evite desgaste físico nas horas mais secas e evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

O período seco aumenta o risco de incêndios, que podem provocar danos ao meio ambiente e à saúde. Apenas na semana passada, entre terça-feira (23) e sexta-feira (26), o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte registrou nove casos de incêndios em incêndios no interior do estado.

Uma das situações que mais chamou a atenção ocorreu na Zona Urbana de Almino Afonso/RN, em um loteamento do município. Segundo relatos, as chamas atingiam o vegetação e materiais combustíveis presentes no ambiente, colocando em risco terrenos vizinhos.

As garantias realizaram a extinção completa do fogo com as técnicas completas de combate a incêndios florestais. Após o controle, a população local recebeu orientações preventivas sobre como agir caso o incêndio voltasse a surgir.

O Corpo de Bombeiros reforça a importância da conscientização da sociedade para a prevenção de queimadas, que além de degradarem o meio ambiente, colocam em risco a saúde, a segurança e o patrimônio da população.

Confira os municípios em alerta:
Acari
Assú
Água Nova
Alexandria
Almino Afonso
Antônio Martins
Apodi
Campo Grande
Baraúna
Caicó
Caraúbas
Coronel João Pessoa
Cruzeta
Currais Novos
Doutor Severiano
Encanto
Felipe Guerra
Florânia
Francisco Dantas
Frutuoso Gomes
Governador Dix-Sept Rosado
Ipueira
Itaú
Janduís
Jardim de Piranhas
Jardim do Seridó
João Dias
José da Penha
Jucurutu
Lucrécia
Luís Gomes
Grandes vendas
Marcelino Vieira
Martins
Messias Targino
Mossoró
Olho d’Água do Borges
Ouro Branco
Paraná
Paraú
Patu
Pau dos Ferros
Pilões
Portalegre
Rafael Fernandes
Rafael Godeiro
Riacho da Cruz
Riacho de Santana
Rodolfo Fernandes
Santana do Matos
Santana do Seridó
São Fernando
São Francisco do Oeste
São João do Sabugi
São José do Seridó
São Miguel
São Rafael
São Vicente
Serra Negra do Norte
Serrinha dos Pintos
Severiano Melo
Taboleiro Grande
Tenente Ananias
Tenente Laurentino Cruz
Timbaúba dos Batistas
Triunfo Potiguar
Umarizal
Upanema
Venha-Ver
Viçosa